Bolinhos de batata com carne moída

sexta-feira, 09 de dezembro de 2011

Na verdade esta receita foi um pedido especial de um leitor que me segue no Twitter e que me convenceu dizendo que a avó dele fazia estes bolinhos quando era viva e que ele morre de saudades dos tais bolinhos de batata com carne moída. E um pedido assim tão emotivo não poderia ser ignorado, concordam? Ainda mais quando a cozinheira também adooora um bolinho! Bom, o leitor @assismarcio não me passou nenhuma receita e tampouco pistas para que eu fizesse os bolinhos, na verdade acho que ele estava mesmo querendo judiar de mim e me deixar aflita com a dúvida se estaria certo ou não. Longe de mim querer fazer os bolinhos idênticos aos da avó dele, afinal de contas comida de vó é comida de vó e não aceita concorrentes. O que eu fiz foi tentar ajudar o “faminto leitor” a resgatar lembranças de um passado que não volta mais, e na minha tentativa acho que consegui ao menos fazer bolinhos deliciosos, ainda que não sejam os mesmos que a avó dele fazia. Os bolinhos saíram no final de semana, e foram degustados acompanhados de cerveja beeeem gelada, mas em razão da vida corrida que este mundo moderno nos impõe só consegui publicá-los hoje. Espero que o @assismarcio não tenha morrido de fome :D, hahahah, e também que ele goste da receita. Se você também adora um bolinho pra beliscar enquanto toma uma “breja” não perca esta receita que é bem fácil, simples e que fica com uma textura incrível, crocante por fora e desmanchando por dentro, e o melhor de tudo é que eu fiz no forno, o que reduz e muito as calorias da iguaria.

Bolinhos de Batata com Carne Moída (rende 12 unidades)

Ingredientes:

2 batatas grandes 
1 gema de ovo
4 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta moída a gosto
2 colheres de sopa de salsa fresca picadinha
150 gramas de carne moída magra
4 colheres de sopa de farinha de rosca

Modo de Preparo: Cozinhe as batatas até que estejam bem macias. Descasque, pique a passe por um amassador de batatas ou processador de alimentos. Numa tigela misture as batatas amassadas com a gema de ovo, o azeite e os temperos. Misture bem e reserve. Numa frigideira pequena aqueça 1 fio de óleo vegetal e refogue a carne moída apenas com pimenta e sal. Desligue assim que estiver pronta, espere esfriar por alguns minutos e junte na mistura de batatas. Passe azeite nas mãos e faça bolinhas com a massa de batatas e carne, em seguida passe pela farinha de rosca e depois acomode em assadeira antiaderente e leve para assar em forno pré-aquecido em 200º por 20 minutos, ou até que estejam ligeiramente dourados. Sirva os bolinhos bem quentinhos com uma porção de pimenta biquinho.

Bom Apetite!

6 Comentários para “Bolinhos de batata com carne moída

  1. Fabiana,
    Existem varias possibilidades para a mistura de carne moída, batata amassada, salsa, tem os bolinhos e os croquetes…
    Enquanto não descobrem vão-se descobrindo, novas formas deliciosas para saborear os ingredientes.
    Beijo
    Vânia

  2. Hummmm vou tentar fazer!! Parece uma torta de batata com carne moída que minha mãe faz e é uma delícia!! Adorei a idéia dos bolinhos!!

  3. Adorei a ideia! Vou testar, mas estou com vontade de usar queijo gorgonzola no lugar da carne moída… será que ficaria bom? Quando eu terminar volto pra contar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *