Batatinhas duchesse

sábado, 03 de dezembro de 2011

Gente, essas batatinhas não são uma fofura? Eu já havia provado diversas vezes dela, e tinha muita vontade de fazer em casa mas nunca lembrava, até que um dia desses cozinhei batatas demais para fazer um purê e logo pensei em dar um up grade no purê de todo dia transformando-o em batatas duchesse. A receita desta batatinha é muito antiga, diz a lenda que elas foram criadas em homenagem à Maria Antonieta, que era duquesa, e o formato das batatinhas seria uma referência ao seu penteado alto e cacheado ( meio que uma Margie Simpson retrô), e já eram feitas em 1.890 por Auguste Escoffier, cozinheiro famoso que popularizou a cozinha francesa. Essas batatinhas já fizeram muito sucesso na década de 60 quando eram as vedetes de muitos jantares de casamento e aniversários chiquérrimos. Hoje as pobrezinhas andam meio decadentes, e não sei porquê, já que continuam sendo lindinhas e deliciosas. Então, com toda licença poética que essas belezinhas merecem, eu no meu momento super “cafona” – e com orgulho! – trago pra vocês a receita facílima das batatinhas duchesse:

Batatas Duchesse 

Ingredientes:

3 batatas grandes 
1 gema de ovo
1 colher de sobremesa de manteiga
1 pitada de noz moscada
sal a gosto

Modo de Preparo: Cozinhe as batatas com a casca em água abundante. Quando estiverem macias retire-as da água, descasque e amasse muito bem até deixar o purê bem fino, sem pedaços. Se necessário passe por uma peneira ou processador. Junte a gema, a manteiga e tempere com sal e noz moscada. Misture muito bem a massa e passe às colheradas para uma manga de confeitar com bico pitanga, ou outro de sua preferência. Unte uma assadeira com manteiga, ligue o forno em 180º. Já na assadeira vá fazendo pequenos “suspirinhos” com o purê de batatas temperado, deixando um pequeno espaço entre eles. Depois de encher a assadeira leve as batatas duchesse para assar em 180º por 20 minutos, ou até estarem levemente douradas por fora. O resultado deve ser uma batatinha sutilmente crocante por fora e cremosa por dentro. Sirva com carnes e arroz.

Bom Apetite!

7 Comentários para “Batatinhas duchesse

  1. Ameeei a idéia…
    no mesmo dia que li aki no blog eu fiz, mas como não tava achando elas aki de novo não havia comentado antes…sãao otimas… ficam uma delicia..
    crocante por fora e macias por dentro..uhuuuuum.. rs
    parabéns pelo blog…
    amo ficar “passeando” por aki…
    beijos !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *