Salada de Lentilha

segunda-feira, 07 de novembro de 2011

Quando o verão se aproxima ficamos mais preocupadas com a alimentação e um dos motivos é conseguir ir à praia sem ter que se sentir mal com o próprio corpo. Nem estou falando de formas perfeitas e de padrões de beleza pré-definidos, mas estou falando da satisfação pessoal de cada pessoa, eu sei qual é a minha, você sabe qual é a sua e desde que estejamos felizes com o que temos o resto é só alegria. Não dá pra esquecer também da questão saúde, se preocupar com a qualidade do alimento que consumimos vai muito além das calorias, afinal de contas não adianta chegar na forma desejada com colesterol alto, glicose sobrando, ferro faltando, enfim, saúde é coisa séria, e independentemente da idade temos que cuidar dela sempre! O verão também pede pratos mais leves para facilitar a digestão e evitar qualquer tipo de mal estar, e é nesses momentos que eu recorro às saladinhas, e a salada de lentilha é uma das minhas preferidas por ser saborosa, completa e fácil de preparar. Um kibe assado e um molho de iogurte podem ser bons acompanhamentos.

Salada de Lentilha – para 4 pessoas

Ingredientes:

1 xícara de chá bem cheia de lentilhas secas
2 e 1/2 xícara de caldo de legumes (ou 1/2 cubinho de caldo dissolvido em água)
1 cebola média descascada e cortada em tiras finas
2 tomates sem sementes cortados em cubos
3 colheres de sopa de salsa fresca picada
2 colheres de sopa de azeite
sumo de 1 limão tahiti
pimenta moída a gosto
sal a gosto
 

Modo de Preparo: Numa panela pequena coloque o caldo e quando ferver adicione a lentilha seca. Cozinhe em fogo alto até  lentilha ficar macia – mas não deixe desmanchar. Escorra  lentilha, deixe esfriar e enquanto isso prepare o molho como se fosse um vinagrete. Misture o tomate picado com a cebola em tirinhas, a salsa fresca e regue com o suco de limão e com o azeite. Junte as lentilhas e misture tudo delicadamente. Ajuste o sal e a pimenta a gosto. Sirva em tempertura ambiente ou se tiver tempo leve para gelar por 20 minutos e sirva geladinha.

Dica: Caso queira levar a salada para gelar cubra com um filme plástico ou coloque num pote com tampa, isto impedirá que a salsa queime com a baixa temperatura e conservará o viço dos tomates e cebolas.

Bom Apetite!

4 Comentários para “Salada de Lentilha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *