Paella de cogumelos

terça-feira, 01 de novembro de 2011

A Paella é uma receita tradicional espanhola, e sua versão mais conhecida é com frutos do mar mas também há as versões com frango, linguiça, carnes de caça e vegetariana. Como aqui em casa só eu gosto de frutos do mar resolvi fazer uma paella de cogumelos para agradar o maridinho e também para aproveitar o açafrão iraniano que minha sogra me trouxe de viagem. E convenhamos que não há melhor receita para usar um bom açafrão do que numa paella. Se na Espanha existe paella de cogumelos eu não sei, mas sei que segui o ritual da paella mais conhecida e o resultado foi maravilhoso, ficou mesmo uma delícia, então se paella de cogumelos não existe em outras partes do mundo aqui na minha casa ela existe e fez o maior sucesso! Se você não curte frutos do mar, ou é alérgico, ou vegetariano também vai adorar esta versão da paella, tenho certeza! Olha só como é fácil:

Paella de Cogumelos (para 4 pessoas)

Ingredientes:
1 e 1/2  xícara de chá de arroz
1 cenoura descascada e cortada em cubos
1 pimentão vermelho
1 pimentão verde
1 pimentão amarelo
100 gramas de cogumelo shitake cortado em tiras
100 gramas de cogumelo paris fresco cortado em quartos
50 gramas de ervilhas frescas ou congeladas
1 cebola pequena picada
1/2 lata de tomates pelados com o molho
1 pitada de açafrão (se não tiver em pistilos use cúrcuma em pó)
4 colheres de sopa de azeite extra virgem
1 pitada de páprica picante
salsa fresca picada
sal a gosto
3 xícaras de chá de caldo de legumes

Modo de Preparo: Mantenha o caldo de legumes aquecido em uma panela a parte. Numa frigideira funda e larga (ou numa wok) coloque o azeite e refogue a cebola. Junte a cenoura e os pimentões e salteie rapidamente (reserve algumas fatias dos pimentões para a decoração final). Afaste-os para as bordas da frigideira deixando um buraco no centro. Coloque ali o açafrão com o arroz, a páprica e frite brevemente. Cubra o arroz com o caldo e junte o tomate pelado com o molho. Quando ferver abaixe o fogo, ajuste o sal e tampe. Depois de 5 minutos acrescente as ervilhas e os cogumelos, deixando alguns cogumelos para a decoração final. Misture delicadamente. Tampe novamente e cozinhe até o caldo quase secar. Decore com as fatias de pimentão e os cogumelos reservados. Tampe novamente para os legumes murcharem levemente, apenas por 3 minutos. Desligue, regue com azeite a gosto, polvilhe bastante salsa fresca picada e sirva imediatamente.

P.S. O ideal é usar a frigideira larga ou a paelleira, mas se você não tiver pode usar uma panela wok ou até mesmo uma caçarola. O sabor não muda em nada, apenas a consistência do arroz e a apresentação do prato, que geralmente é feita com a própria frigideira ou paelleira levada diretamente à mesa.

Bom Apetite!

12 Comentários para “Paella de cogumelos

  1. Minhas receitas nunca ficam tão bonitas quanto às suas, mas definitivamente essa ficou deliciosa!! Obrigada por compartilhá-la conosco, Fabi!

  2. Acabei de fazer aqui e ficou uma delícia! Da próxima vou fazer com mais cogumelos, adoooro <3
    (pelo visto a paella fez sucesso com a minha xará ali também rs)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *