Molho de Gorgonzola para massas

quinta-feira, 03 de novembro de 2011

Sabe quando você compra aquelas massas frescas recheadas para os momentos de pressa ou de preguiça? Então, o molho da massa não precisa ser sem graça só para economizar tempo, você pode cprichar num molho bem delicioso, caseiro e ficar muito satisfeita com o resultado. Este molho de queijo gorgonzola eu faço há anos e nunca deu “zebra”, a base é o tradicional molho branco ou molho bechamel, basta seguir as quantidades indicadas, o modo de preparo e pronto, um molho cremoso delicinha pra acompanhar aquela massa recheada que você adora! E este molho é bem versátil, não é exclusivo para massas não, na verdade esta é sua principal utilidade, mas também fica delicioso sobre um filet mignon ou filet de peito de frango grelhadinho acompanhado de arroz e batatas rústicas. 

Molho Cremoso de Gorgonzola para Massas

Ingredientes:
1 colher de sopa de manteiga com sal
1 fio de azeite extra virgem
1/2 cebola pequena picadinha
3 colheres de sopa bem cheias de farinha de trigo
3 xícaras de chá de leite
50 gramas de queijo gorgonzola esfarelado
1 pitada de noz moscada
noz moscada a gosto
sal a gosto
 
Modo de Preparo: Numa frigideira aqueça a manteiga com o azeite (o azeite evita que a manteiga queime e fique com sabor amargo) e refogue a cebola até murchar. Agora vem o TRUQUE: num pote de vidro com tampa coloque a farinha de trigo e o leite, tampe e agite muito bem até que toda a farinha esteja dissolvida no leite – este processo facilita a vida de quem está começando na cozinha porque o correto para os puristas seria colocar a farinha de trigo direto na frigideira com a manteiga e a cebola, contudo este processo forma grumos e o molho pode empelotar, portanto se você está iniciando agora use este atalho de bater a farinha com o leite antes de juntá-los na frigideira para evitar os grumos. Depois de misturar o leite com  farinha de trigo coloque-os na frigideira e mexa sempre, sem parar e em fogo baixo até atingir o ponto desejado, que é um molho cremoso grossinho e encorpado. Se precisar acrescente mais leite, pingando devagar até chegar na consistência desejada. Aí então acrescente o queijo gorgonzola e continue mexendo até dissolver. Por fim coloque uma pitada de noz moscada, ajuste o sal se necessário (cuidado porque o gorgonzola é bem salgado). Desligue, regue sua massa com o molho e sirva imediatamente polvilhada com ervas secas, frescas de sua preferência e queijo ralado.
Bom Apetite!

8 Comentários para “Molho de Gorgonzola para massas

  1. Fabi.

    Gostei da sua receita, porem fiquei em duvida se esta quantidade de molho é para que quantidade de macarrão?

    De toda forma vou tentar para 500 gr.

    Abs,

  2. Fantástico!!! adorei… minha mãe tem os costume de dissolver toda a farinha ( ou maizena, no caso de cremes brancos doces) e sempre deu certo. Adorei você ter dito a todos que isto não é errado… esse negócio de dissolver a farinha na manteiga me causava arrepios e nunca dava certo, e eu me sentia uma “pária” da arte gastronômica. Normalmente, pesquiso no mínimo uns seis sites de receitas quando quero fazer algo e adapto aos ingredientes que tenho, sempre tendo em vista a praticidade e economia. No entanto, esta sua receita está impecável, vou segui-la à risca e nem vou precisar pesquisar mais!
    Sucesso a você!

    • Que bom Denise, obrigada! Realmente para quem não tem muita intimidade com a cozinha fica mais fácil misturar antes de levar ao fogo, assim não corre-se o risco de empelotar ;)
      Errado mesmo é ser radical e criticar quem não segue à risca as regras ditas corretas, né?!
      Bjo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>