Mini sanduíches de salmão defumado com cogumelos e brie

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Eu simplesmente amo este tipo de lanchinho! Mini sanduíches são simples de fazer, rápidos e ficam um charme. Você pode servi-los numa noite de papo com os amigos, numa festinha ou até mesmo fazer uma noite temática do tipo “ONLY SANDUBAS” (ou só sandubas). Dá pra fazer de vários sabores diferentes, desta vez eu quis fazer com salmão defumado, cogumelos na manteiga, queijo brie e amêndoas picadinhas, mas você pode usar a imaginação e criar os mini sandubas da forma que mais te agradar, com peito de perú, com presunto parma, com salaminho, etc. A ideia aqui é mostrar como fica fácil agradar os amigos ou o maridão caprichando na montagem dessas delícias, e olha, vou dizer uma coisa: a apresentação faz muita diferença, eu diria que ela é responsável por 30% do apetite das pessoas. É ou não é? Aproveite as dicas e faça hoje mesmo uma noite de sandubinhas na sua casa!

Mini sanduíches de salmão defumado com cogumelos e queijo brie (para 6 porções)

Ingredientes:
2 pães de ciabatta grandes ou outro de sua preferência
100 gramas de salmão defumado cortado em tiras
1 xícara de chá de cogumelos paris salteados na manteiga e sal
6 fatias finas de queijo brie
3 colheres de sopa de amêndoas picadas
folhas de rúcula lavadas, inteiras e sem os talos
azeite a gosto
sumo e raspas de 1/2 limão taiti
sal a gosto

Modo de Preparo: Corte os pães em 3 partes. Abra cada parte ao meio e regue com azeite. Toste rapidamente num grill e reserve. Num bowl disponha o salmão defumado e regue com azeite, suco e raspas de limão. Coloque uma colher de sopa bem cheia de cogumelos salteados na manteiga em cada pão e depois distribua o salmão igualmente nos pães, sobre os cogumelos. Sobre o salmão coloque uma fatia de queijo brie e finalize com as amêndoas picadas e por fim com as folhas de rúcula. Feche o pão e espete com palitinhos no centro para o recheio não escapar. Sirva em seguida. Se preferir disponha todos os potes com os ingredientes sobre a mesa e deixe cada pessoa montar seu próprio sanduíche.

Dica: Deixe para regar o salmão com o suco de limão apenas perto da hora de servir, pois do contrário o suco de limão poderá “cozinhar” o peixe e aí o sabor a a aparência ficarão prejudicados.

Bom Apetite! 

 

5 Comentários para “Mini sanduíches de salmão defumado com cogumelos e brie

  1. Seu blog é sem dúvida um dos melhores de culinária. Casei há pouco tempo e nao sei nada de cozinha e suas receitas estao me ajudando muito, além de serem muito faceis de entender. Parabens!!!! Bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *