Macarrão transparente com atum

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Quem já provou sabe do que eu estou falando, este macarrãozinho simpático, transparente e até meio esquisito vem lá da terra dos nossos amigos orientais. É uma espécie de noodle finíssimo feito à base de arroz ou fécula de feijão ou ainda de soja e foi batizado de harusame (no pacotinho vem escrito Vermicelli). É bastante utilizado para saladas frias, cozinha bem rápido, tem um sabor bem leve e uma textura delicinha de morder, ou seja, é viciante! Eu amo harusame e fui apresentada a ele ainda criança porque meu pai sempre curtiu uma comida oriental e nos lavava a “lugares estranhos”….hahahaha.  Sempre que encontro eu compro um pacotinho, que geralmente é usado para fazer salada com cenoura raladinha, pepino em fios, kani desfiado e temperado com um molho bem oriental, saladinha bem manjada pra quem curte restaurante japonês. Mas desta vez eu queria fazer um teste e provar outra combinação, dar uma “italianizada” no harusame, mas nem tanto. Fiz um molho vermelho EXPRESS bem encorpado – mas com tomates pelados para ser mais express ainda – e no prato mesmo finalizei com atum sólido ao natural em pedaços e folhas de manjericão colhidas minutos antes na minha mini horta de varanda. Servi morno, nem quente nem frio, porque o harusame deve ser consumido frio mesmo, ao menos na minha opinião, porque quente ele perde a graça, a textura muda. O resultado foi uma salada morna de harusame com atum muito leve, com cara de verão mesmo, muito saborosa e com um molho que deu o toque especial na receita. Experimenta e depois me conta ;) 

DICA: Se você ficou curioso para fazer o harusame em casa e adora uma novidade, preste atenção no modo de cozimento da massa. Eu gosto dele al dente, então coloco água para ferver e depois o harusame, que vem em “ninhos” na embalagem. Costumo cozinhar 4 ninhos para duas pessoas e até sobra um pouco. Depois de colocá-lo na água desmancho os ninhos com um garfo, conto apenas 1 minuto e meio e desligo. Escorro imediatamente e dou um choque térmico com água fria para cessar o cozimento e preservar a textura da massinha. Depois é que eu coloco no bowl e tempero – se for a salada de cenoura, pepino e kani, ou então distribuo nos pratos e monto ali mesmo, como fiz nesta receitinha com atum.

Saiba reconhecer o harusame. Geralmente ele vem numa embalagem plástica envolvida numa redinha pink – AMO – e pode ser facilmente encontrado em lojas de produtos orientais, pra quem tem fácil acesso à Liberdade então é como encontrar pipoca no cinema. Olha que fofos os ninhos!

Beijos,

Fabi

11 Comentários para “Macarrão transparente com atum

  1. Fabiana, eu estou adorando cada dia mais comida asiática.

    Conheci alguns asiáticos onde moro. Na verdade, esse macarrão transparente não é feito de arroz. Ele pode ser feito com esses outros ingredientes que você citou. Por isso ele fica transparente. O noddles de arroz bem fininho fica branco.

    Nunca comi esse noodles com molho de tomate. Vou testar. Normalmente, eu faco apenas as duas seguintes receitas: Noddles com sonomono (pepino japones agridoce)e kani (servido frio) ou noddles com frango defumado desfiado, vários vegetais (milho em conserva, cenoura em cubos, pimentäo) sal, azeite e pimenta (servido morno).

    Quanto ao noddles de arroz: coloco na sopa, no yakisoba ou utilizo como parte do recheio de rolinho primavera vietnamita! Adoro!

    Agora vou testar a sua receita! Estava travada nas mesmas receitas!

    bjoca

  2. Pingback: Molho oriental para saladas | Figos & Funghis

  3. Harusame engorda?? Eu comprei harusame por engano, qdo buscava um aliado ao meu regime. E gostaria de saber se ele é calórico, ja que é composto de carboidrato e sódio.

    • Oi Fernanda, harusame não engorda, nadinha nadinha! Segundo a minha nutricionista é um carboidrato do bem pois é à base de fécula de feijão! Eu faço muito em casa e adoro! Tem algumas receitas com ele aqui no blog, dá uma pesquisada que você encontra.
      Beijos

  4. Eu também fiquei encantada com o harussame e como amo saladas, fiz com rúcula, tomate, cebola, limão, sal, orégano e para quem gosta de coisas mais light, eu comi um prato, recheado. beijos a todas.

  5. Olá, também estou de dieta e noteii na embalagem que cada 50g (1/4 do pacote) tem 224 calorias, tem certeza que não engorda? Fiquei com essa dúvida pois, o macarrao tradicional tem também esse tanto de calorias! Obrigada!

    • Amanda, não é que não engorde, mas ele é menos calórico proporcionalmente falando do que as outras massas e não possui glúten, ou seja, é uma massa também ideal para intolerantes a glúten, mas engordar todas elas engordam, umas mais outras menos.
      :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>