Dica – costela que desmancha!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Se você é daqueles que assim como eu adora uma costela bovina então este post é pra você! Eu já falei deste truque aqui no blog há um tempão atrás no post da Vaca Atolada, mas não custa relembrar o que dá certo, concordam? Bom, quem me ensinou a fazer a costela desta forma foi um amigo meu que entende muito de carnes, e sempre que eu quero fazer alguma carne diferente que nunca tenha feito antes eu ligo pra ele. Então, este truque da costela consiste em cozinhar a costela na panela de pressão apenas com sal fino antes de utilizá-la na sua receita.

Para cada 2 kg de costela bovina com osso você adiciona 1 colher de sopa de sal fino, coloca os pedaços de costela direto na panela de pressão e fecha. Depois que a panela pegar pressão você marca 30 minutos no relógio e desliga. Espere sair a pressão da panela e abra, você vai perceber que a costela está praticamente desmanchando e todo o excesso de gordura estará no fundo da panela. Este excesso de gordura não faz bem à saúde, então ele pode e deve ser desprezado. Desta forma além de ficar mais rápido e mais prático preparar a costela ela ainda fica bem mais magrinha porque o excesso de gordura foi retirado na panela de pressão. Depois de retirar os pedaços de costela da panela você pode usar a costela para infinitas receitas como a vaca atolada (minha receita preferida com costela), um cozido, um ragu para uma massa e até no churrasco – o que evita que a carne precise ficar horas a fio na grelha da churrasqueira com esta etapa anterior da panela. Só fique atento na quantidade de costela para o tempo de panela, são 2kg de costela bovina com osso por 30 minutos de pressão, se você aumentar a quantidade de carne aumente o tempo de pressão ou se achar mais seguro divida a carne em duas partes de 2kg e cozinhe em duas etapas, é tão rápido mesmo…

Espero que tenham gostado da dica, e se fizerem me contem depois o que acharam, combinado? Agora vai comprar costela porque aquela preguiça agora é coisa do passado :)

Bom Apetite!

59 Comentários para “Dica – costela que desmancha!

    • Thati, isso mesmo amore, sem nada de água. O que acontece é o seguinte: com o calor da panela de pressão a costela cozinha e a gordura derrete, indo para o fundo da panela e sem deixar a carne queimar. Da primeira vez que eu fiz também fiquei morrendo de medo, mas depois que abri a panela e vi que deu certo agora só uso esta técnica toda vez que vou cozinhar costela bovina. Tenta e depois me conta! Beijos

    • Oi Ana, não vai água não, e não queima porque a costela solta muita gordura que fica fervendo no fundo da panela e não deixa a carne queimar :) Testa pra você ver! Bjo

  1. Bom Dia Fabi!!
    Adoro seu blog!! e te acompanho desde do dia que te vi no Tv Culinaria…
    Voce sempre me inspira!!
    Mas fiquei com uma duvida…esta foto que voce tirou com essa linda cor da costela foi só na panela de pressão ou ela foi assada??
    Beijinhus,
    Jessica

    • Jessica, na verdade ela sai quase dessa cor da panela de pressão, mas neste dia a churrasqueira estava acesa e eu coloquei os pedaços por alguns minutinhos na grelha da churrasqueira só para pegarem aquele saborzinho defumado de churrasco, sabe? Beijos!

    • Oi Jéssica, com costelinha de porco eu nunca fiz, mas imagino que como são menores você tenha que deixar menos tempo na panela de pressão, e elas devem ter gordura para funcionar porque é a gordura que não deixa a carne queimar. Beijos

  2. Como prometido,voltei p/ contar o resultado da costela que fiz hj. Colega que coisa de louco, tbm fiz uma vaca atolada c/ ela e amei o resultado, ficou mega gostosa, nunca mais vou fazer costela de panela de outro jeito, essa sua dica foi mara. Obrigada por compartilhar conosco, adoro seu blog. Parabens.

    Bjuuss!!!

    • Oi Pricila! Obrigada por ter voltado aqui para nos contar o resultado! É um truque MARA mesmo né?! Fico feliz que tenha gostado, e vaca atolada também é tudo de bom! Beijos

  3. Oi… não me lembro como cheguei aqui, vivo “fuçando” blogs de culinária e achei o seu, que por sinal tb é uma delícia…
    Vi esta dica de costela e experimentei com costela suína e deu muito certo, tinha mais ou menos 700 g e deixei 15 minutos na pressão e desmanchou, ficou uma delícia.
    Obrigada por compartilhar suas experiências.
    Elaine

    • Oi Elaine, que bom saber que com a costelinha suína também deu certo! Fiquei feliz que você tenha vindo até aqui para nos contar o resultado! Obrigada! Beijão, e ó, fica por aqui hein! :)

    • Oi Magda, pode sim, mas fique atenta à textura da carne quando sair da panela, o que vai depender na verdade do seu fogão, cada fogão tem uma potência diferente. Se ela sair bem molhadinha basta você passar para um refratário ou assadeira e levar em forno alto por 15 minutos no máximo para dourar (e não ressecar). Se ela sair mais sequinha é melhor que você regue com 1 fiozinho de azeite para evitar que ela resseque demais no forno, e a etapa de forno deve ser bem rápida, afinal a carne já estará bem cozida e o forno servirá somente para dourá-la.

  4. fiz 2 vezes ,e queimou as 2 vezes ….a primeira nao coloquei cebola e queimou ,dai minha cunhada falou q queimou pq eu nao coloquei cebola,acabei de fazer coloquei cebola e queimou do mesmo jeito ,pq será?kkkkkkkkkkk mas nao vou desistir bjs si puder responder por e mail agradeço bjs

    • Vania, comigo nunca aconteceu de queimar, aliás não chegou nem perto disso acontecer porque quando eu faço e abro a panela quase toda a gordura da carne que derreteu durante o cozimento está na panela. E não é pra queimar mesmo porque se você está usando costela com osso e com gordura e deixa pelo tempo indicado ela vai cozinhar normalmente e nem precisa adicionar nada, nem água, nem cebola, nem cerveja, nada. Esta etapa é mesmo para amaciar a carne e retirar o máximo de gordura possível. Veja também se você está seguindo corretamente a indicação de tempo e temperatura.
      Depois volta pra contar se você descobriu o motivo de ter queimado ok?
      Bjos

  5. Bom dia!

    Ficou muito bom a costela, primeira vez que faço sem água ficou com um sabor de churrasco, muito obrigado pela dica.

    • De nada Breno! Esta dica quem me deu foi um amigo japonês que entende tudo de carnes, eu também nunca mais preparei a costela de outro jeito depois que fiz pela primeira vez!

  6. Fabi, se tenho 1kg de costela devo deixar 15 min então? Ou não é assim que funciona?
    Outra coisa, a minha costela já foi tirada do osso e não tem mta gordura, será que dá certo mesmo assim??
    Quero ver se faço a vaca atolada no domingo…
    Bjs!!!

    • Oi Shopia! Se a sua costela for com osso e com gordura o tempo mesmo para apenas 1 kg é de 20 a 30 minutos.
      Agora, se você vai usar uma costela desossada e com pouca gordura não precisa do pré-cozimento na pressão para tirar o excesso de gordura não. Você pode fazer a vaca atolada direto na pressão com os outros ingredientes e o líquido (para a carne não queimar já que tem pouca gordura) ou fazê-la na panela, cozinhando devagar e em fogo baixo. Se fizer na pressão será mais rápido, mas se fizer na panela e devagar vai levar pelo menos 2 horas para ficar pronta mas o resultado é compensador! Sempre que tenho tempo prefiro o cozimento devagar e na panela de ferro.
      Beijos!

  7. Fabi, minha costela tinha pouco menos de 1kg, com osso e bastante gordura.
    Deixei 25 minutos, com meio colher de sal, sem água, sem nada, e só abri depois que a pressão saiu, tudo como voce indicou. Porém, quando tirei, achei que ela ficou meio seca, e não ficou desmanchando como voce disse que fica.
    Pode me dar alguma dica sobre o que eu fiz de errado?

    • Kessy, eu nunca fiz com menos do que 2kg, por isso eu disse que quem fizer com menos (ou com mais) tem que testar o tempo. Eu creio que você poderia ter deixado apenas 15 ou 20 minutos no máximo para esta quantidade. A minha quando eu faço sempre fica bem macia mesmo. Outra coisa, eu sempre uso a costela grande com bastante carne, gordura e com osso. Será que a costela que você usou não tinha pouca carne não para ela ter ressecado?
      Enfim, se isso acontecesse comigo eu escorreria a costela da gordura e terminaria o cozimento com um caldo bem gostoso (água+cebola+cenoura+alho poró+ salsa) na própria panela de pressão até que ela ficasse desmanchando.
      Beijos

  8. A parte da gordura deve ser colocada para baixo? Coloco na panela inteira ou cortada? Vou fazer esse domingo! Com esse frio merecemos..

    • Giovana, eu costumo colocar a costela cortada, ou melhor, com os ossos separados uns dos outros, mas também já fiz com ela inteira e deu super certo. A gordura não precisa ser virada para baixo, tanto faz a posição dela dentro da panela já que com a pressão a gordura vai derreter de qualquer maneira.

  9. Show de bolaaa!!! Ficou tudo de bom essa costela q acabei de fazer. Claro q consegui essa proeza apos ter lido sua dica.rs (valeu mesmo, todo mundo daqui de casa amou a costela. Recebi altos elogios graças a sua receita fenomenal.) Parabens ao seu amigo japones q te explicou tudo direitinho e a vc q postou aqui fazendo a gentileza de compartilha-la c6 a gente. Bjs!

  10. Olá, fiz a costela ontem a noite, porém acho que coloquei pouca quantidade de carne, e deixei ficar por 1 hora (antes de ter lido sua receita :) ) Então nem preciso falar o que aconteceu neh…. Meu esposo falou : amor acho que está queimando, quando fui olhar o fundo da panela estava com bastante agua da carne, porém havia queimado, não entendi nada….. mas creio que foi pelo fato de eu ter deixando-a ficar durante muito tempo… Vou seguir suas dicas agora viu, depois eu comento o resultado, tomara que de TUDO certo heheh ! Beijos e desde já, obrigada pela dica!

  11. Ola Fabiana amei sua dica vou fazer sim com certeza… fiz diversas vezes vaca atolada ficava horrivel kkkk , mais voce fez em fogo medio ou baixo …, voce poderia ajuntar com seu Amigo, e nos ensinar a cozinhar melhor principalmente eu que sou nova de casada… Amo comer bem ainda mais se a comida for bem saborosa, e não consigo deixar minha comida assim kkk principalmente Carne kkkk, poderia fazer uns video no youtube nos ensinado a fazer pratos simples mais que fique saboroso igual a de restaurante kkk. poderia nos dar dica de tempero para cada prato com Canjiquinha, Vaca atolada, Caldo verde para que fique mais saboroso kkk.

    • Sim Marcelo, na churrasqueira fica mesmo muito saboroso, mas demora horas. Este aqui é um pequeno truque para os dias de mais pressa. E uma carninha assim desmanchando tem lá o seu valor vai?

    • Juliano, pode colocar o osso em contato com o fundo da panela sim, porque assim que começar a cozinhar a gordura vai derreter e descer. Pode usar outros temperos sim, como cebola, alho poró, sal e ervas. Só não recomendo o uso do alho porque ele provavelmente vai queimar e amargar a carne, e também não recomendo o uso de mais nenhum tipo de gordura porque a costela solta muita gordura!
      Abs!

  12. A costela na panela de pressão, é em fogo baixo, médio ou alto? em vez de sal pode-se colocar caldo de carne e temperos como o baiano, pimenta-do-reino, cominho e orégano? Meu objetivo é aspecto assada.

  13. Oi Fabi!
    Adorei umas coisinhas que andei vendo aqui no blog!
    Essa costela eu faço há tempos. Coloco um pouco (depende do tamanho da panela) de linguiça fina enrolada sobre a costela!
    Fica MARA!

  14. Oi Fabi! Passando pra dizer que fiz essa costela (cheia de medo) mas ficou ma-ra-vi-lho-sa! A intenção era fazer o ragú com risoto, mas quando vi que estava sem vinho tinto pra cozinhar, acabei fazendo uma vaca atolada que o marido amou! Muito obrigada pela dica!!

    • Oi Malu. Você pode retirar esta gordura sim (deve, aliás) e colocar arroz e algum caldo ou até mesmo água para cozinhar nesta mesma panela. A costela não vai ficar tão mole não, pois a primeira etapa é apenas um pré-cozimento para retirar a gordura mesmo.
      Bjinhos

  15. Quando compramos costela o pessoal do açougue pergunta qual queremos, se ponta de agulha, etc… como não entendemos de carnes, as vezes apenas as olhamos e pedimos… mas enfim, qual é a ideal ? Como devemos pedi-la ? Obrigada por responder e parabens pelo seu blog !

    • Oi Maria Eugênia, tudo bem?
      Para esta receita eu gosto de usar a parte da costela no centro com os ossos, mas todas as partes são muito saborosas.

  16. gostaria de saber si consegue amolecer a costela direto na churrasqueira,deixei 5 horas só no sal grosso e não ficou boa.me dê uma dica.

    • Oi Darcy. Para a costela ficar bem macia apenas na brasa da churrasqueira você precisa temperar e embrulhar naqueles sacos plásticos próprios para assar que são facilmente encontrados em supermercados, sabe? Ela precisa ficar no alto (não tão próxima do fogo) e por um período mínimo de 6 horas, mas o tempo também vai depender o tamanho da sua peça. O bacana do plástico é que a carne não resseca, ela fica muito macia e mantém a suculência. No final você pode retirar o saco e deixar mais um pouco para dar uma dourada por cima. Espero que te ajude :)

  17. Bom dia, queria tirar uma dúvida com você! Eu tenho uma costela que já foi para o forno por 2horas e que ainda está dura e mal cozida. Essa técnica funciona para uma carne assim ou só se ela estiver crua?

    • Olha Danielle, geralmente você precisa fazer esta técnica antes de assar a costela, seja em churrasqueira, seja no forno convencional, para encurtar o tempo de cozimento, retirar o excesso de gordura e deixar a carne bem macia. Por outro lado, quando for assar a costela direto, sem fazer esta etapa antes, o mais recomendado é embrulhar em papel alumínio ou naqueles plásticos de assar mesmo, para evitar que a carne resseque. Aí, tanto em um método (churrasqueira) quanto no outro (forno), o mais correto é deixar a carne em temperatura mais baixa por um longo período. Exemplo: costela de 4 kg, deixe no alto da churrasqueira, embrulhada, por 5 horas e a carne sairá desmanchando. No seu caso, como já assou por 2 horas e ela continua dura, você tem duas opções: ou deixa ela mais umas 3 horas em 180° ou coloca na panela de pressão para comer como se fosse um ensopado, pois com duas horas de forno que já se passaram o excesso de gordura já saiu…
      Espero ter ajudado ;)

    • Jéssica, esta receita é para costela bovina e não costelinha suína. A receita também não diz para fritar, é para cozinhar na pressão mesmo. Agora, se você achou este post e está pedindo uma ajuda que não tem relação com esta receita, posso tentar te ajudar. Se você já fritou a costelinha e ela ficou crua por dentro você tem duas alternativas: levar ao forno a 180° por mais uns 30 minutos coberta com papel alumínio para não ressecar a parte que já está cozida, ou cozinhar na pressão com algum molho, aí ela será uma costelinha no molho, uma versão ensopada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *