Bolo de Chocolate com Damasco e avelãs

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

 Com o Natal se aproximando eu fico tomada pela nostalgia dos tempos de criança quando os natais aconteciam na fazenda dos meus avós com muitas pessoas, crianças, papai noel chegando de charrete, a decoração sempre caprichosa da minha avó, a comida deliciosa e principalmente a energia gostosa que rolava entre os presentes. Todos nós sabemos que isso não é o principal do Natal, mas podemos reconhecer que tais elementos também fazem parte da época festiva. Então, quando chega novembro eu fico toda natalina, na decoração, nas receitas, nos desejos, daí que eu queria fazer um bolo e tinha damascos e avelãs em casa. Ah, não deu outra, foram direto pra dentro da massa do bolo que acabou ficando delicioso! Perdoem minha falta de delicadeza na apresentação do bolo, como vocês sabem não sou uma doceira de mão cheia e então não levo muito jeito para “frescurites” de enfeitar, fazer glacê, desenhos, colar frutinhas, embora eu ache lindo quem tenha paciência de fazê-lo. Por outro lado eu posso garantir que mesmo assim com essa carinha rústica o bolo fica delicioso! O meu eu dividi a massa em 2 formas pequenas, de 15cm de diâmetro, mas a massa rende para um bolo de tamanho padrão (forma redonda de buraco). Olha só que fácil! 

Bolo de Chocolate com Damasco e Avelãs

Ingredientes:

3 ovos inteiros batidos rapidamente com um garfo
1/2 xícara de chá de óleo de canola ou girassol
2 xícaras de chá de açúcar (ou 1 de açúcar mascavo e 1 de açúcar refinado)
3 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa rasa de essência de baunilha
½ xícara de chá de leite 
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
1 colher de sopa rasa de bicarbonato de sódio
1 xícara de chá de avelãs picadas 
1 xícara de chá de chocolate ao leite picado (use um de boa qualidade)
2 xícaras de chá de damasco seco picado
1 colher de sopa de mel
Modo de Preparo: Bata os ovos manualmente com a ajuda de um garfo ou fouet e acrescente o óleo, o açúcar, a farinha de trigo, a essência de baunilha, o leite, o mel e misture bem até obter uma massa líquida e homogênea. Acrescente o fermento e o bicarbonato e mexa a massa delicadamente para incorporar. Reserve. Em outra tigela misture os damascos picados e as avelãs picadas. Polvilhe 1 colher de sopa de farinha de trigo sobre as frutas e misture bem com as mãos. Junte essa mistura à massa, acrescente o chocolate picado e misture bem. Passe a massa do bolo para uma forma untada com óleo de canola e enfarinhada. Asse em forno pré-aquecido a 180° por aproximadamente 1 hora. Espere esfriar para desenformar.

Bom Apetite!

 

15 Comentários para “Bolo de Chocolate com Damasco e avelãs

  1. Olá Fabiana!!!
    Que receita maravilhosa e que fotos lindas!!! Só fiquei com uma duvidazinha, as avelãs devem estar torradas?
    Eu estou justamente com um potinho de avelãs em casa sem saber o que fazer…
    Beijos querida!

    • Oi Elaine, obrigada! Eu tento sempre fazer fotos bem nítidas pra vocês ficarem com fome, porque sou má! hahahha
      Então, as avelãs que você tem são com casca, então basta retirá-las da casca e picá-las. Não precisa tostar antes não, elas vão direto na massa do bolo.
      Beijos!

    • Caê, se quiser deixar o bolo mais “magrinho” use chocolate amargo em vez de chocolate ao leite picado e troque metade da farinha de trigo por farinha integral. Você também pode usar apenas o açúcar mascavo, fica com uma cor linda! Beijos

  2. Ok! Agora tenho um problema. Sabe quanto tá o quilo do damasco?! Sabe quanto tá o quilo da avelã? Quer me levar à falência é menina?!?! Aff!!!! Vou ao mercado agora. Lá se vão meus trocados. Schuinf! :p

    • Hahaha, não fala assim! Se você morar em SP vai no mercadão da cantareira e compra a granel que é muito mais barato, tanto o damasco quanto as avelãs. Se na sua cidade tiver o supermercado Sonda aproveita porque lá o preço de frutas secas e nozes são bem em conta, de verdade! Agora, um conselho eu te dou: não deixe de provar este bolo! :)
      Beijos

  3. Vc é má mesmo Fabiana, porque essas fotos são de dar água na boca!!! ai, ai, que balança que aguenta tudo isso??? hahaha…
    Então, as avelãs são com casca sim, obrigada por responder, agora vou ter que fazer esse bolo maravilhoso!
    Beijoss…

    • Elaine, você viu que maldade? E eu sou má também com quem vive à minha volta porque para dividir as calorias dos doces que faço eu saio distribuindo…hahahha
      Faz sim e depois me conta o que achou!
      Beijos!

  4. Fabi,

    Adoro comidinhas de Natal. Tudo é muito inspirador, né?!

    Achei lindo o seu bolo “rústico”. Confesso que sou mais dessa linha, sem glacês e tal.

    Deve ter ficado mesmo uma delícia, pois damascos e avelãs são ingredientes maravilhosos.

    Um grande beijo,
    Carla Maicá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *