Tortinha express

quarta-feira, 05 de outubro de 2011

Vocês se lembram que no post dos “atalhos” eu sugeri como uma das dicas para sempre ter em casa um pacote de massa folhada pronta, não lembram? Pois é, aqui na minha geladeira ela nunca falta. Estou passando por uns dias de muita correria e quando chego em casa já estou com um tempo mínimo para preparar o jantar, então num desses dias a massa folhada me salvou, e somada a uma abobrinha cortadinha bem miúda e a uma porção de cogumelos paris frescos ela se tornou a melhor tortinha “ever” dos últimos tempos! Se você não tiver os mesmos ingredientes que eu usei nesta receita não se descabele, basta substituí-los pelo que tiver no momento, pode ser carne desfiada, frango, peito de perú, cebola, tomate, etc. Use sua imaginação e tenho certeza que irá se surpreender com as maravilhas que você pode obter usando a massinha pronta como base. Outra ideia bacaninha é fazer os quadradinhos de massa menores para servir como canapé em um coquetel ou brunch, ficam deliciosas e muito lindinhas na apresentação.

Tortinha express de massa folhada – para 2 tortas pequenas

Ingredientes:
4 quadrados de massa folhada de aproximadamente 15cm x 15cm
1 abobrinha pequena picada em cubinhos bem pequenos (brunoise)
8 cogumelos de paris frescos fatiados
3 colheres de sopa de queijo mussarela ralado
3 colheres de sopa de azeite (se tiver azeite aromatizado aproveite para usá-lo)
mais azeite para a montagem das tortinhas
erva seca da sua preferência para a montagem (usei ceboulette)
salsa fresca picada
sal a gosto
 
Modo de Preparo: Pré-aqueça o forno em 200º. Abra a massa folhada e com uma faca bem afiada corte os quadrados de que necessita. Regue 2 dos quadrados com 1 fiozinho de azeite e salpique a erva seca. Cubra os quadrados temperados cada um com outro quadrado de massa e faça furos com um garfo. Leve para assar numa assadeira untada com azeite por 20 minutos em 200º. Enquanto isso aqueça e colheres de azeite e refogue a abobrinha. Quando a abobrinha estiver macia acrescente os cogumelos e tempere com sal e salsinha fresca. Desligue e reserve. Retire as massas do forno – e mantenha o forno ainda ligado – e cubra cada quadrado com uma porção generosa do “recheio” de abobrinha e cogumelos. Finalize polvilhando queijo mussarela ralado e retorne ao forno por mais 10 minutos. Sirva acompanhado de salada de folhas.

Bom Apetite!

18 Comentários para “Tortinha express

  1. Finalmente um blog de culinária onde consigo ver uma luz no fim do túnel e “achar” que posso fazer alguma coisa. Adorei. Vou tentar fazer e conto depois. Abraço

    • Que bom que gostaram da tortinha meninas! É bem prático ter massa folhada em casa né?
      Hahaha, Anna, dei muita risada com o seu comentário! É claro que você consegue fazer, as receitas aqui são bem possíveis, pode ficar tranquila. Seja bem vinda viu!
      Beijos a todas :)

    • Oi Caê, pode ser congelada sim, mas uma vez descongelada é melhor utiliza-la de uma vez só. Mas não se preocupe, não vem muito e é fácil de usar.
      Bjos

  2. Oi Fabiana!
    Adoro o seu blog!!!
    Sou recem casada e pouquíssimo experiente na cozinha. Sempre pego dicas maravilhosas por aqui!!!
    Gostaria de saber qual a marca da massa folhada que vc costuma usar e quais vc indica, se possivel.
    Alias, adorei o penne integral que vc me indicou outro dia!
    Beeijos
    Aline

    • Oi Aline! Que bom que você aproveita as dicas, a intenção é esta mesma, orientar também quem está começando. Eu costumo comprar a massa folhada da marca Arosa (chama-se massa laminada folhada). Já testei outras e na minha opinião esta é a menos gordurosa. Beijos!

  3. Fabiana,
    Achei seu site por acaso. E simplesmente Aaadorei!
    No fim o que eu estava procurando, me fez acrescentar esta deliciosa receita como entrada.
    Como tinha a maioria dos ingredientes, exceto a massa folhada pois não tenho costume em comprar – pelo menos até então rs – fiz e adoramos. E já penso em algumas idéias usando esta sua como base.
    Claro que salvei seu site em meus favoritos, pois adoro o seu tipo de receita.

    Parabéns!

    Ops: E obrigada por colaborar no meu dia a dia no pensamento: O que farei de jantar hoje? rs..

    Um beijo
    Camilla

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *