Medalhão de mignon com brie e damascos

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Feriado batendo na porta querendo entrar, o tempo do descanso não é suficiente para viajar, pra balada também fica puxado pra acordar no dia seguinte, ou seja, este feriado é quase um domingo. Mas também não precisa ter 0% de glamour só por isso, concordam? Então por que não aproveitar o feriadinho fora de hora e fazer aquela comida especial para o seu amor? Ou para sua melhor amiga, pra sua irmã, para os seus pais, filhos, enfim, para quem você estiver a fim de dedicar um pouco de amor em forma de comida. Bom, então para aqueles que curtiram a ideia da refeição especial a receita de hoje vai cair muito bem porque tem aquele “carão” de comidona super luxo, fica linda, deliciosa e a melhor parte: um trabalho pequenininho pra você poder aproveitar bastante o seu feriado. São medalhões de mignon cobertos com queijo brie e damascos picados, acompanhados de risotto de pistache. Olha, sou bem suspeita pra elogiar este prato porque eu sou muito fã da “trindade” brie, damasco e pistache. Gente, esta combinação é muito maravilhosa, já postei algumas receitas com ela aqui no blog, mas na maioria das vezes como petisco ou sobremesa (no caso utilizando o damasco e o pistache – lembram do sucesso daquele brigadeiro de damasco com pistache?), e desta vez eu quis testar com carne. Só posso dizer que é delicioso de verdade, vale a pena testar esta receita, se você for servir a carne com o risotto o que vai tomar mais tempo é de fato o risotto, mas este quando feito em fogo alto – que é como eu gosto de prepará-lo – fica pronto em no máximo 20 minutos. A carne é express mesmo, sem firulas, e se quiser encurtar o tempo de preparo (e calorias também!) substitua o risotto por salada de folhas. E para aqueles que já estão procurando opções para o jantar de Natal ou Ano Novo também é uma boa opção para fugir do tradicional peru assado, e não tenha dúvidas de que o glamour estará garantido!

Medalhões de Mignon com Brie e Damascos – para 2 pessoas

Ingredientes:
4 medalhões de filet mignon
4 fatias de queijo brie
4 damascos picados
1 fio de azeite
pimenta moída na hora
sal a gosto
 
Modo de Preparo: Tempere os medalhões com azeite, pimenta e sal. Aqueça bem uma frigideira ou panela e quando estiver começando a sair fumaça coloque o azeite e em seguida os medalhões. Deixe grelhar de um lado e somente quando começar a ficar dourada a parte de baixo você vira com cuidado para grelhar o outro lado. Quando estiver no ponto desejado coloque uma fatia de queijo brie sobre cada medalhão e desligue o fogo. Ajeite os medalhões nos pratos de servir e salpique o damasco por cima. Sirva com o risotto de pistache.
 
Dica: Caso não encontre medalhões já cortados em forma circular, basta comprar uma peça de filet mignon, cortar em bifes largos ou altos (3 dedos de espessura, aproximadamente) amarrar um pedaço de barbante em torno de cada um deles apertando para moldar medalhões circulares. Finalize com um nó, tempere normalmente e leve para grelhar com o barbante. No momento que a carne estiver grelhando ela manterá o formato circular pretendido. No momento de servir basta cortar o barbante e retirá-lo. 

Risotto de Pistache – para 2 pessoas

Ingredientes:
2/3 de xícara de chá de arroz arborio
1 litro de caldo de legumes
1/3 xícara de vinho branco seco
4 colheres de sopa de pistaches sem a casca (se for utilizar pistache salgado diminua o sal do caldo)
1 cebola pequena picada
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga
 
Modo de Preparo: Numa caçarola mantenha o caldo bem aquecido, mas não é preciso deixar ferver. Enquanto isso sue a cebola no azeite até ficar transparente. Junte o arroz e dê uma fritadinha breve. Regue com o vinho e assim que o álcool evaporar – e você vai perceber porque o aroma de álcool vai subir da panela – adicione uma concha de caldo. Continue mexendo sempre em fogo alto e acrescentando caldo sempre que o arroz começar a secar. Vá adicionando caldo até o arroz ficar al dente, ou seja, levemente resistente a mordida. Neste momento adicione um pouco mais de caldo, deixando o arroz bem úmido, junte os pistaches, a manteiga, e mexa delicadamente ao redor da manteiga. Desligue o fogo, tampe a panela por 2 minutos e torne a mexer com delicadeza antes de servir. Sirva em seguida com queijo parmesão ou pecorino ralado.

Bom Apetite e ótimo feriado!

8 Comentários para “Medalhão de mignon com brie e damascos

  1. Oi Fabiana, eu faço essa combinação só que com o mignon recheado. Para as festas de fim de ano eu troco o mignon por lombo de porco, fica muito bom também.
    Abraços,
    Alessandra

  2. Acabei de fazer essas delícias, tanto os medalhões como o risoto..
    E só tenho uma coisa a dizer: hummmm….
    Crocante mas cremoso, agridoce na medida certa… e lindi também.
    Mtooo bom!!! Parabéns!!!
    Bjo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *