Couve flor gratinada aos 4 queijos

quinta-feira, 06 de outubro de 2011

 

Na minha opinião a melhor forma de fazer couve flor é assim: gratinada. Pode ser apenas cozida e gratinada com queijo ralado, pode ser junto de um molho bechamel (ou molho branco), com um molho de iogurte, enfim, a couve flor gratinada pode ter a cara que você quiser, basta utilizar os ingredientes de que mais gosta. Eu como este tipo de prato desde pequena quando minha mãe fazia uma deliciosa couve flor gratinada no molho branco, e até hoje ela faz, então pra mim é algo que faz parte da infância, sempre que tenho vontade eu faço. Dessa vez eu tinha um molho branco pronto – sim, daqueles industrializados – e achei que ele seria uma boa base para o molho 4 queijos que eu queria fazer com pedaços de diversos queijos que eu tinha na geladeira. Rapidinho eu misturei o molho aos outros queijos e montei para em seguida levar ao forno. Gente, ficou delicioso, coisa “dos Deuses” mesmo, e além disso é daquelas receitas que eu amo: fácil, rápida e saborosíssima!

Couve flor gratinada aos 4 queijos

Ingredientes:
 
1 pé de couve flor separadas em pequenos buquês e lavadas
1 saquinho de molho branco pronto
1 pedaço de queijo meia cura ralado
1 pedaço de queijo gorgonzola amassado
1 pedaço de queijo brie picadinho
1 fio de azeite
1 pitada de noz moscada
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
2 colheres de sopa de farinha de rosca
1/2 xícara de leite
 
Modo de Preparo: Cozinhe a couve flor no vapor até ficar macia. Reserve. Pré-aqueça o forno em 200º. Enquanto isso prepare o molho. Numa caçarola leve para aquecer o molho branco pronto em fogo baixo com o leite, e quando estiver quente junte os outros queijos e mexa bem, até perceber que os queijos derreteram. Polvilhe noz moscada e desligue. Acomode os buquês de couve flor num refratário, regue com azeite, polvilhe sal se for necessário e cubra com o molho de queijos. Misture a farinha de rosca ao queijo parmesão ralado e distribua sobre o molho de queijos. Leve ao forno por 30 minutos, ou até que a crosta de queijo parmesão esteja dourada.
 
Dica: Se quiser encurtar ainda mais o tempo de preparo da receita você pode usar um molho 4 queijos pronto e misturar nele o queijo da sua preferência e uma pitada de noz moscada. Depois leve diretamente ao forno sem aquecer o molho e ter que esperar o queijo derreter. É um atalho.
 

Bom Apetite!

 

11 Comentários para “Couve flor gratinada aos 4 queijos

  1. Também adoro couve flor gratinada Fabi. Na verdade, é o único jeito que eu gosto de couve flor… O molho branco caseiro é bem mais gostoso, mas não abro mão de ter um desses prontos na dispensa, porque são uma mão na roda quando o tempo é curto ou quando a gente está afim de fazer uma comida mais prática. Um beijão e boa semana, Ju

    • Oi Jú! É isso mesmo, o molho branco caseiro é incomparável, mas para os momentos de pouco tempo os molhos prontos quebram um galho. Bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *