Caviar de limão natural

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Eu estou simplesmente apaixonada, enlouquecida e vidrada nesta novidade do universo gourmet (bom, novidade pra mim pelo menos). Quando imaginamos que já vimos de tudo nessa vida, ou quase tudo, surge uma fofura dessas para nos deixar chocados de tanta beleza e graça.

O responsável por tanto encantamento é o Finger lime, uma espécie de limão nativo de florestas da Austrália e que recentemente começou a ser comercializado e utilizado como estrela de diversos pratos. E por que ele é tão sensacional assim? Simplesmente porque ao ser partido ao meio o limão desprende seus mini gomos, pequenas cápsulas cheias de sumo de limão, e por não ter tantos filamentos internos como o limão comum é fácil retirar os gominhos e utilizá-los diretamente no prato, como se fossem de fato caviar de limão. Lá fora o pessoal tem chamado este limão de “citrus caviar“, e há inclusive uma fazenda australiana que cultiva, vende e até exporta o finger lime para outros países. No site deles pode-se encontrar mais curiosidades e receitas para usar a frutinha do momento. Nossa, eu só fico aqui imaginando quantas receitas lindas e deliciosas podem ser feitas usando o caviar natural de limão, desde petiscos até drinks, ainda mais sendo eu uma fissurada em limão, coloco limão em tudo, mas infelizmente eles ainda não chegaram ao Brasil, então terei que controlar minha euforia até que uma boa alma resolva trazê-lo, ou então vou começar a pedir para os amigos trazerem frutas na mala, como se não bastasse o tormento dos coitados de sempre trazer temperos e outras frescurites pra mim. Finger lime, seu gostoso, te quero!!!

Existe finger lime de diversas cores – inclusive rosa e pink (morri!) , e o nome é uma menção ao formato da fruta, que faz lembrar um dedo.

Imagina poder apenas abrir uma dessas belezinhas, da cor que você quiser e ajeitar as bolinhas de limão sobre ostras fresquinhas, carpaccio, saladas, sobremesas, drinks…

Se alguém aí já provou ou teve a chance de usar o finger lime em alguma receita conta aqui pra gente, vou ter o maior prazer em saber!

 

Imagens via: Deliciousdays.com / Flickr

 

22 Comentários para “Caviar de limão natural

  1. Quanta lindeza! Eu tenho verdadeira adoração por limões… Fiquei salivando enquanto lia seu texto e observava as imagens!
    Aliás, parabéns pelo blog… Tenho me inspirado em suas receitas para fazer minhas harmonizações com vinho!

    Sucesso, sempre
    Beijo

  2. Enquanto o “caviar de limão” não chega aos nossos mercados, por que não usar o “caviar de romã”?

    Tenham um bom dia.

    • Gilson, é uma opção sim, as sementes da romã são saborosas mesmo, mas por outro lado possuem aquele pequeno caroço interno que atrapalha um pouquinho.

  3. Eu já conhecia e também já provei num tartar de salmão!! Uma delicia … Onde posso comprar em Portugal !!
    É uma loucura para os nossos sentidos sentir essas bolinhas explodirem na boca :))

  4. Fabi, desconfio que esse tal de finger lime é o mesmo que eu e meus primos costumávamos chamar carinhosamente de “limãozinho”… na versão verde, nós costumávamos brincar com ele para fazer pasme: bolinhos de lama!!! As criaturas não faziam idéia de que deveríamos comer apenas as bolinhas e enfiávamos o troço na boca com casca e tudo e provavelmente antes de ficar maduro porque a casca era fininha! Só depois descobrimos que o treco amadurecia! KKKKKKK Fazíamos concurso de quem conseguia comer um inteiro… agora me explica como essa coisa foi parar na chácara do meu avô no interior de Goiás? Mistério…

    Acabei de confirmar no google… a planta é a mesma! Aliás a chácara do meu avô tinha inúmeros tesouros, tratados como mato pela molecada. Framboesas, amoras, blueberry, phisalys (virava mato), entre outras delícias…eu era uma pirralha feliz e não sabia! =p

    • Thati, que incrível isso menina! Como é que este finger lime foi parar lá no interiorrr de Goiás? Olha, se a tal arvorezinha ainda existir e se você ainda for pra lá traz pra mimmmmmm. Estou com vontade dessa praga desde que descobri a existência…hahahha. Bjos!

  5. Fabi, a chácara não é mais do meu avô… =,( mas ele vendeu pra um amigo. Tô com uma vontade de passar a mão no telefone e pedir pra ele me mandar o tal pé de “limãozinho”…

  6. Que linda essa fruta!!! Deus é mesmo perfeito…
    Será que já não inventaram algo parecido com a técnica molecular??? Nem sei se é assim que fala…mas parece possível, né?? rsrrs
    Bom fim de semana.
    Bjo.

    • Paulo Henrique, não vale fazer inveja e não ceder uma “mudinha” pra mim! Em troca eu te dou receitas pra fazer com ele em primeira mão. Que tal? kkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *