Carpaccio de Tomate com Molho Pesto

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Acho tão engraçado quando vejo nas revistas e nos livros as receitas que não levam carne na composição serem chamadas de carpaccio. É engraçado porque percebemos que com o passar do tempo as regras vão se tornando menos rígidas, e o nome de um prato específico, como acontece aqui no caso do carpaccio, passa a ser sinônimo do corte utilizado no preparo daquela receita.

Fui pesquisar e encontrei AQUI uma história curiosa sobre o carpaccio, que originalmente era a denominação exclusiva de um prato criado na Itália consistente em finíssimas fatias de carne crua temperadas com molho de mostarda. Bendita hora que o iluminado Sr. Giuseppe Cipriani inventou o carpaccio, uma iguaria deliciosa e de sabor suave. Mas, a própria Wikipédia admite que atualmente a denominação carpaccio é utilizada para qualquer prato que tenha sido finamente fatiado. Ah, então já que está valendo mesmo eu também vou me permitir chamar esta receita que é até meio bobinha de “carpaccio de tomate” . Eu adoro o carpaccio original, de carne, mas também já fiz de abobrinha, de cenoura e agora este de tomate. Pra falar a verdade todos ficam deliciosos e muito leves, e este de tomate pode te surpreender. Olha só uma opção magrinha para fazer hoje a noite mesmo, já que hoje é feriado mas ainda é meio de semana! Tomara que faça tanto sucesso na sua casa quanto fez aqui na minha :)

Carpaccio de Tomate com molho pesto – para 2 pessoas

Ingredientes:
1 tomate caqui bem firme
1 xícara de folhas de manjericão (de preferência utilize o de folha larga)
1/2 xícara de chá de azeite
3 colheres de sopa de amêndoas laminadas
2 colheres de sopa de queijo pecorino ralado fino (ou parmesão)
1 pitada de flor de sal 
alcaparras 
queijo parmesão ralado

Modo de Preparo: Lave bem o tomate e seque. Se tiver uma mandolina ajuste-a para fazer fatias finíssimas, e passe o tomate pela lâmina. Se não tiver mandolina use uma faca com lâmina grande e bem afiada  para fazer as lâminas mais finas que conseguir. Enquanto isso coloque todos os ingredientes do molho pesto num processador e bata até formar um molho verde com pedaços bem miúdos. Ajeite as fatias de tomate caqui em uma travessa rasa e regue com o molho pesto. Por cima de tudo salpique as alcaparras e o queijo parmesão ralado.

Bom Apetite!

11 Comentários para “Carpaccio de Tomate com Molho Pesto

    • Oi Marília, não sou nutricionista, mas tenho uma tabela bacaninha de calorias e vou tentar te ajudar: o tomate caqui possui aproximadamente 14 calorias a cada 100 gramas, já que grande parte de sua composição é água. Somado com as calorias do azeite, que para este prato eu calculo ter sido usadas 2 colheres de sopa (já que não é usado todo o pesto e você pode armazená-lo na geladeira para outras receitas), sendo que cada colher de sopa possui aproximadamente 80 calorias, este prato todo ficaria com 180 calorias, aproximadamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *