Bolinhos de arroz bem sequinhos

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Já falei aqui pra vocês que eu não sou “mui” amiga de fritura né? Então, fritura não me cai muito bem, mas mesmo assim de vez em quando eu acabo sucumbindo a tentação de comer algumas friturinhas que eu amo, tais como: coxinha, mandioca frita, bolinho de bacalhau e bolinho de arroz. Viram que as batatas fritas nem entram na seleta listinha de frituras preferidas? É porque eu prefiro um zilhão de vezes as batatas assadas, rústicas, bem desse jeitinho AQUI Ó. Mas voltando ao assunto, o bolinho de arroz pra mim faz falta, então vira e mexe eu testo formas diferentes de prepará-lo tentando deixá-lo gostoso mas ao mesmo tempo sem nadar no óleo. Depois de algumas tentativas posso dizer que agora sim encontrei a “minha fórmula” perfeita para bolinhos de arroz – sim, porque eu imagino que bolinho de arroz é como feijão, cada um tem sua fórmula preferida. O mais importante desta receitinha é que que apesar de “fritos”, os bolinhos não são fritos por imersão, mas apenas passados por frigideira bem quente untada com óleo vegetal, então ficam bem sequinhos mesmo e ficam prontos rapidinho. A massa é molezinha de fazer, 5 minutos cronometrado no relógio! Os bolinhos ficam sequinhos porque a massa não leva leite, então ela fica mais consistente e não escorre, por isso dispensa a fritura por imersão. Desta vez eu coloquei abobrinha ralada e milho verde nos bolinhos de arroz, mas não são ingredientes obrigatórios. Se você quiser pode colocar cenoura ralada, ervas frescas picadas, rechear com queijo, enfim, a massa básica te permite diversas possibilidades.

Bolinhos de Arroz bem sequinhos – rende 20 unidades

Ingredientes:
1 e 1/2 xícara de chá de arroz cozido
100 gramas de queijo parmesão ralado
3 ovos levemente batidos
4 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá de azeite
ervas secas a gosto
sal a gosto
pimenta moída a gosto
1 abobrinha pequena ralada com a casca (opcional)
5 colheres de sopa de milho verde (opcional)
óleo vegetal para untar a frigideira
 

Modo de Preparo: Numa tigela misture os ovos com o azeite, as ervas, a pimenta e o sal. Junte o queijo ralado e misture bem. Incorpore a abobrinha ralada e o milho verde. Acrescente a farinha de trigo e mexa bastante com uma colher até formar uma massa cremosa. Por fim junte o arroz cozido e mexa até perceber que os grãos estão totalmente envolvidos pela massa. Unte uma frigideira larga com óleo vegetal e deixe aquecer bem. Coloque a massa do bolinho às colheradas, mantendo distância de 1 dedo entre um bolinho e outro. Deixe dourar de um lado e depois vire para dourar do outro. Quando ficarem prontos coloque sobre um prato com papel absorvente e sirva com o seu molho de pimenta preferido.

Bom Apetite!

12 Comentários para “Bolinhos de arroz bem sequinhos

  1. Que bom que deu certo Marília! Fico feliz que tenha gostado, afinal é uma alternativa mais saudável e menos calórica do que os bolinhos fritos por imersão.
    Beijos

  2. Fabi, fiz os bolinhos ontem e ficaram MARAVILHOSOS!! Que beleza de idéia de fazê-los grelhadinhos, eu e meu marido amamos! Mais uma receita sua que testo e adoro, grata pela partilha!!

    • Oi Lú! Que bom que você gostou querida! E o baby, gostou também? hahahaha
      Este bolinho de arroz é uma perdição boa porque não tem fritura, então pode comer sem culpa!
      Beijo!

  3. Que delícia Fá, só estou esperando sobrar um arroz aqui em casa pra fazer o meu. Adoooooro este bolinho mas nunca tive coragem de fazer fritura. Agora vou tentar, depois te conto! Hummmm…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>