Blondie de chocolate branco com groselha

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

 E o ano passa cada vez mais rápido, é esta a impressão que eu tenho, vocês não acham? Então já temos que começar a pensar no Natal, no cardápio do Natal, nos doces de Natal, nos mimos de Natal, e principalmente na correria que sempre é o Natal! Esses dias estava pensando numa sobremesa bem democrática para o jantar (ou ceia) de Natal, algo que agradasse a todos e que não tome muito tempo na cozinha e nem suje muita louça.

Pra falar a verdade já estou testando algumas receitas para o Natal, e vou colocar todas elas aqui pra vocês verem. Quem passou por aqui no Natal passado percebeu que eu sou meio rebelde com relação a comidas natalinas, procuro fugir de alguns pratos tradicionais e prefiro substituí-los por receitas novas, assim posso usar os deliciosos ingredientes que só se encontra mesmo na época do Natal. Alguns pratos típicos de Natal eu amo e não dispenso: o arroz com amêndoas (meus preferidos você encontra AQUI e AQUI ), uma boa farofa, as castanhas portuguesas assadas, as cerejas – minha perdição! Bom, então eu disse tudo isso pra você também começar a assimilar que o Natal está aí, batendo na porta, e é preciso se programar. Minha sobremesa está escolhida, fiz este blondie como teste e amei o resultado. A base usei a mesma que estou acostumada a usar para blondies e brownies, e este ficou mais escurinho que o blondie comum porque eu gosto de usar o açúcar mascavo para ficar mais suave, já que a massa leva chocolate branco picado. Usei groselhas para fazer uma compota express no microondas (adoro este bonitinho), mas groselhas são bem difíceis de encontrar – aqui eu só acho no Santa Luzia e raras vezes no Mercadão – então se você não encontrar use outro tipo de frutas vermelhas como amoras, framboesas, mirtilos, que podem ser encontrados facilmente na versão congelada. Bom, mas vamos a receita que é bem fácil e rápida de fazer, muito possível do jeitinho que eu gosto!

Blondies de Chocolate Branco com Groselha (rende 9 pedaços como o da foto)

Ingredientes:
1 xícara de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de açúcar mascavo
1 ovo levemente batido
1/2 colher de chá de fermento químico em pó
1 pitada de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
1/3 de xícara de chá de manteiga sem sal derretida em banho maria
1/2 xícara de chá de chocolate branco picado
1 xícara de chá de compota de groselha *** (receita abaixo)
 

Modo de Preparo: Pré-aqueça o forno em 180º. Peneire juntos a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Misture delicadamente e reserve. Em outro recipiente misture a manteiga derretida e o açúcar mascavo. Espere esfriar um pouco e junte o ovo batido. Misture bem. Por último acrescente o chocolate picado, misture rapidamente e vá acrescentando aos poucos a mistura de secos, mexendo até formar uma pasta homogênea e bem consistente. Espalhe a massa sobre uma assadeira forrada com papel manteiga levemente untado, espalhe a compota de groselha (ou outra fruta vermelha) por cima e leve para assar (ainda em 180º) por 20 minutos. A massa fica mais molhadinha e o blondie não cresce muito mesmo, é normal. Espere esfriar, corte em quadrados e sirva com sorvete.

*** Compota de Groselha (pode ser feita com outra fruta vermelha)

Numa tigela ou bowl que possa ir ao microondas junte 100 gramas de groselhas frescas sem os cabos, 3 colheres de sopa bem cheias de açúcar e cubra com água até passar  1 centímetro aproximadamente. Cubra o bowl com filme plástico e leve ao microondas por 5 minutos em potência máxima, retirando na metade do tempo para mexer. Depois de pronta espere esfriar e use em bolos, tortas ou sorvetes.

Bom Apetite!

 

10 Comentários para “Blondie de chocolate branco com groselha

  1. Fabi,
    O Natal tem chegado rapidinho mesmo, se bobear não dá para planejar nada! Mas eu sou fã mesmo do tradicional peru e pernil de fim de ano, sem frutas mas com arroz de amêndoas e farofa!
    Lindo seu blondie, nunca fiz…
    bjs

    • Oi Richie! Olha, um elogio ao meu humilde blondie vindo de você, um doceiro de mão cheia, é uma honra! As groselhas in natura são meio azedinhas e até um pouco sem graça pra dizer a verdade, mas quando são aquecidas e transformadas em calda, compota ou geleia aí sim elas dão o seu verdadeiro ar da graça, fica espetacular mesmo, doce na dose certa e com uma cor INCRÍVEL! Ah, e a compota de microondas não é nada profissional, mas fica muito boa! Bjokas

  2. Que delicia Fabi!
    eu estava pensando nisso hoje, quando me dei conta que as coisas de decoração natalina estão começando a aparecer!! ai ai.. já é Natal quase!!!!
    Como o tempo voa!!
    Adorei a sugestão de sobremesa!
    Beijos

    • Oi Carol! Pois é menina, o tempo voa e eu nunca consigo fazer tudo que planejei…hahahah. Eu adoro o Natal, montar árvore, colocar enfeites nas portas e janelas, comprar presentinhos, é uma delícia. Se deixar monto minha árvore em setembro…hahaha. Bjokas

  3. Fabiana,
    Conheci o blog há pouco tempo e por acaso, desde então sempre passo por aqui. Vi o Blondie na sexta e “tentei” faz no sábado. Apesar da minha mãe ter adorado com sorvete napolitando, acho que errei em alguma coisa. Qual o ponto para tirá-lo do forno? Porque ele estava meio mole e deixei um pouco mais, mas não ficou macio, ficou meio duro.
    E você bate alguma parte na batedeira? E a receita rende bem pouco né? Coloquei em um recepiente de vidro, pois nas assadeiras faltavam massa.

    Fiz também os amanteigados que você fez com geléia de maracujá, eu fiz com geléia de amora, ficaram ótimas. Fiz uma receita e meia, e sumiram, todo mundo amou!

    Parabéns pelas receitas, pelo blog e pelo dom, Bjs.

    • Oi Pamela, seja bem vinda! Então, o blondie deve ficar com uma consistência meio molenga dentro, com uma casquinha mais durinha por fora. Para a consistência certa é muito importante usar manteiga e não margarina, e derretê-la em banho maria, não até ficar totalmente líquida, quando estiver cremosa bem mole. Pelo que você disse acho que da primeira vez que retirou do forno ele estava no ponto certo. E rende bem pouco mesmo, uso uma assadeira de 18cm, quadradinha. Eu também gosto de deixar esfriar um pouco antes de servir para formar a casquinha de fora. Beijos e obrigada :)

  4. Oi, Fabiana! Tudo bem? Tenho acompanhado seu blog já há alguns meses e adoro! Não sou muito “chegada” na cozinha, mas tenho feito as receitas e o pessoal em casa adora, sempre dá certo. O Espetinho Veggie é um sucesso!!! Fiz também o blondie (já duas vezes e acabou na hora) e fiquei com umas dúvidas. Mas li a resposta que vc enviou pra Pamela e vou tentar fazer de novo…

    Bjs e obrigada por nos apresentar receitas tão interessantes, gostosas, bonitas e simples de fazer!

    • Oi Ana Paula, fico feliz que goste das receitas, e que bom que elas estão te ajudando na cozinha. Daqui a pouco você vai estar especialista, afinal ter vontade e coragem de se arriscar já é um ótimo começo. Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *