Spaghetti verde com camarão, pesto e abobrinha chips

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

As massas são a minha perdição! Nossa como eu amo uma massinha, ainda mais quando o tempo está assim friozinho como está em SP hoje. A minha relação com as massas é bem interessante. Quando eu era criança eu só gostava de lámen – e que criança não gosta? – ou de massa fresca com pouquíssimo molho, e só comia ao sugo. Depois fui crescendo e comecei a experimentar outros molhos e outras massas, até que quando comecei a cozinhar mais constantemente a minha escolha era sempre o penne grano duro, e hoje eu gosto de todas elas, das frescas, das de ovos, das caseiras, das de grano duro e até das integrais, mas hoje a minha preferência está nas massas longas, especialmente o spaghetti e o tagliatelle, amo! Dessa vez eu queria muito fazer uma receita que estava na minha cabeça e nas anotações há tempos, mas como o marido não come camarão eu precisava de companhia! Chamei minha irmã e cunhado – cobaias 2 e 3 – e fizemos um jantar de massas. Preciso dizer que esta combinação pode parecer inusitada, mas preciso dizer também sem falsa modéstia que foi a melhor massa com camarão que eu já fiz na vida. Como base usei alho dourado em pouco azeite e molho pesto de manjericão, depois juntei o camarão salteado, as abobrinhas chips e as folhas de hortelã. Se você gosta de camarão tenho certeza que vai amar esta receita!

Spaghetti verde com camarão, pesto e abobrinha chips (para 6 pessoas)

Ingredientes:
500g de spaghetti verde fresco (comprei pronto)
400g de camarão médio descascado e limpo
1/3 de xícara de molho pesto* 
4 colheres de sopa de vinho branco seco
1 colher de sopa de azeite
1 dente de alho finamente fatiado
1 abobrinha pequena cortada em fatias bem finas
folhas de hortelã fresca rasgadas
1 pitada de pimenta calabresa
sal a gosto

Modo de Preparo: Coloque bastante água para ferver. Ligue o forno em 190º e leve as fatias de abobrinha para assar por 20 minutos em assadeira levemente untada com azeite. Enquanto isso prepare o molho pesto*: Num processador ou liquidificador junte 2 xícaras de chá bem cheias de folhas de manjericão (de preferência use o italiano, de folhas largas), 1/2 xícara de chá de azeite extra virgem, 2 colheres de sopa de piñolis ou amêndoas doces levemente tostados, 2 dentes de alho, 3 colheres de sopa de queijo pecorino ou parmesão ralado e sal. Triture tudo até formar uma pasta rústica, com pedacinhos. Reserve. Numa frigideira grande aqueça o azeite e doure rapidamente as lâminas de alho. Em seguida junte o camarão descascado e limpo, tempere com pimenta e sal e salteie por apenas 2 minutos. Coloque a massa na água fervente e cozinhe por apenas 3 minutos (se estiver usando massa fresca). Regue com o vinho branco, aguarde 2 minutos e desligue. Num bowl grande coloque a massa cozida e regue com o molho pesto. Junte os camarões, a manteiga e misture tudo, delicadamente. Por fim distribua as abobrinhas chips e as folhas de hortelã sobre a massa e sirva imediatamente.

Bom Apetite!

15 Comentários para “Spaghetti verde com camarão, pesto e abobrinha chips

  1. Ai gente, como essa vida de cobaia é dura!!! rsrsrs. Realmente foi uma das melhores massas que comi na vida, o sabor é indescritível, sensacional de verdade!! Recomendo!!! Bibi, parabéns mais uma vez!!

  2. parece mais que ótimo!! Uma dica: já fiz pesto com castanha do pará e ficou muito bom, recomendo!
    posso pedir…?? q tal uma pasta a la putanesca?
    :-)

    • Oi Lala, já fiz com castanha do pará também e gostei bastante, com nozes é que eu não achei muito bom por ser mais amarga. Pode deixar que eu vou fazer uma pasta a la putanesca especial pra você :) Beijos!

  3. Bem legal o teu blog fabiana…parabéns!! E o melhor: receitas práticas e fáceis de fazer! Essa massa parece ótima! Ah você disse que fica boa no friozinho de são paulo…experimente vir para o friozão de Santa Catarina!! hahaha Ai sim ela cai muito bem!

  4. Amei a receita! To doida pra fazer, deve ficar uma delícia!
    Só tive uma dúvida.. você rega a massa cozida ainda na água com vinho branco mesmo? como é isso?
    beijos!

    • Haahahah, não Marcela! A culpa é minha pela confusão, desculpa! É o seguinte: eu estava descrevendo como preparar o camarão, aí no meio disso eu falei – cozinhe a massa, e depois voltei para a finalização do camarão. O vinho branco é para ser adicionado ao camarão na frigideira. A massa basta ser cozida al dente e depois escorrida para receber o molho pesto e os camarões.
      Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *