Papelote de Salmão com cogumelos e tomate

quinta-feira, 08 de setembro de 2011

Um dia desses assistindo a um programa antigo do “Cozinha Caseira” no canal Bem Simples vi uma das apresentadoras preparando um Papelote de Salmão que de tão fácil e tão rápido me encantou. Eu amo uma receita fácil e rápida porque nos dias de correria nada melhor do que comer uma comidinha deliciosa e linda sem ter muito trabalho para prepará-la. Esta receita aqui em 30 minutos estava pronta. Aproveitei que tinha um bom pedaço de salmão fresco na geladeira e fiz os papelotes de salmão, segui a receita base e acrescentei algumas coisinhas a mais como o cogumelo e o azeite aromático de tomate confitaliás aproveitem esta dica: quando fizerem tomate confit e sobrar o azeite não o desperdice jamais, coloque em vidro esterilizado e guarde no mesmo lugar em que armazena seus azeites. Vá utilizando no preparo de massas, peixes, carnes, saladas, enfim, o azeite do confit fica perfeito para as receitas já que é bem saboroso e perfumado. Para acompanhar o papelote de salmão eu  preparei um cuscuz marroquino bem básico e temperei com azeite, limão, ervas e pistache. Então vamos ao que interessa né?

Salmão em papelote com cogumelos e tomate (para 2 pessoas)

Ingredientes:
400g de salmão fresco e limpo cortado em cubos médios
4 colheres de sopa de azeite aromático (use o que tiver)
2 colheres de sopa de vinho branco seco
1 tomate sem sementes picado
10 cogumelos paris cortados em metades e quartos
1 colher de sopa de cebolinha desidratada
pimenta moída ou desidratada a gosto
sal a gosto
2 quadrados de papel alumínio

Modo de Preparo: Pré-aqueça o forno por 10 minutos em 200º. Divida os cubos de salmão em duas porções iguais. Distribua-os no centro de cada quadrado de papel alumínio – lembrando que o lado mais brilhante fica sempre para dentro, em contato com o alimento – e regue com o azeite. Tempere com a cebolinha seca, o sal e a pimenta. Sobre o peixe disponha os cogumelos e depois os tomates picados. puxe as duas pontas do quadrado de papel alumínio para cima e feche as laterais, enrolando e apertando. Deixar o peixe no centro. Depois de fechadas as laterais do seu “envelope” regue o peixe com o vinho branco e feche a parte superior, apertando e enrolando. É importante deixar espaço entre o peixe e o papel para que o vapor possa circular lá dentro quando estiver no forno. Coloque os envelopes sobre uma assadeira e leve ao forno por 15 minutos. Enquanto isso prepare o cuscuz seguindo esta receita >>>>>>AQUI. Se preferir substitua as amêndoas por pistaches, como no prato da foto.

 

Bom Apetite!

Fabi

4 Comentários para “Papelote de Salmão com cogumelos e tomate

    • Oi Vânia (finalmente agora sei seu nome…),
      Realmente, pra mim é uma das melhores formas de preparar o peixe já que dispensa uso de gordura e se mantém bem suculento mesmo já que é cozido no vapor. Beijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *