Ovo assado no tomate

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Sim, eu confesso: estou numa fase “in love” com o tomate! Na verdade sempre amei tomate, mas ultimamente tenho procurado mais alternativas de comida leve e menos calórica e o nosso amigo tomate é um grande aliado quando o assunto é este. Sem contar que o tomate nos apresenta infinitas possibilidades de preparo, não serve apenas para fazer salada como muitas pessoas imaginam. O tomate é rico em vitaminas e possui poucas calorias, eu gosto de usá-lo como ingrediente mesmo, e não apenas como tempero ou componente de salada. E como eu adoro uma comidinha fofa me apaixonei perdidamente por esta receitinha que encontrei no livro “Festa Vegetariana” que ganhei de aniversário da minha cunhada. Ovos assados no tomate! Pode ter coisa mais linda que esta? Pra mim naquele momento não! E como é fácil termos os ingredientes na geladeira corri para prepará-los e não me arrependi pois além de ficarem lindos são bem simples de fazer e agradam a diferentes paladares. Espero que vocês também gostem.

Ovo assado no tomate

Ingredientes:
4 tomates Débora lavados
4 ovos pequenos
azeite (o quanto baste)
4 folhas de manjericão fresco lavadas
ervas secas a gosto (usei cebolinha)
pimenta moída na hora
sal a gosto
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
 
Modo de Preparo: Pré-aqueça o forno em 190º. Corte uma pequena tampa na base dos tomates para que possam ficar parados “de pé” quando apoiados na assadeira. Tome cuidado para não furar a polpa, portanto, é apenas uma tampinha mesmo. Agora faça uma tampa maior no topo do tomate (onde ficaria o cabo), deixando a polpa aparecer. Com uma faca de legumes recorte um círculo demarcando a polpa que será retirada e com uma colher de chá retire a polpa aos poucos e com cuidado para não perfurar o tomate.

Depois de retirar a polpa regue a parte interna dos tomates com 1 fio de azeite e polvilhe pimenta e sal. Quebre os ovos um a um em um copo e deslize a gema para dentro do tomate e parte da clara. A outra parte você pode reservar e utilizar em outra receita. Salpique erva seca sobre cada ovo e depois polvilhe o queijo ralado. Encaixe uma folhinha de manjericão na lateral de cada tomate. Leve ao forno por 15-20 minutos ou até perceber que os ovos estão cozidos. Sirva sobre fatias de pão.

 

 Bom Apetite!

 

22 Comentários para “Ovo assado no tomate

  1. Sâmia, pode usar o tomate italiano sim, mas ele não pode estar tão maduro porque pode se desfazer no forno. Eu indiquei o tomate Débora porque ele é mais redondinho e um pouco maior.
    Beijos,
    Fabi

  2. Sou vegetariana e por isso tenho TODOS os livros possiveis e imaginarios do assunto. Mas confesso nunca ter visto essa!
    Seus posts fantasticos (como sempre,né?)

    • Meninas, é bem prático mesmo e fica uma fofura né? Erica, fico feliz que você tenha gostado, sei que o blog tem vários leitores vegetarianos e me preocupo em sempre ter receitas especiais pra vocês aqui! Obrigada pelo “posts fantásticos”, que carinho bom viu! Beijos

  3. Fabi, é normal ficar com um pouco de líquido dentro? Fiz e quando cortei saiu uma “aguinha”… será que fiz algo errado? Usei tomate italiano.
    Mas ficou saboroso! Eu adorei! Beijos!

    • Oi Anamaria! Dependendo do tipo de tomate que você usar junta um pouquinho de água sim. Para esta receita eu sempre prefiro o tomate Carmen que solta pouca água, mas com qualquer tomate fica gostoso, mesmo que solte um pouquinho de água.
      Bjos

  4. Fabiana desde que conheci seu blog minha vida mudou. Eu aprendi a cozinhar com sua ajuda,com suas receitas tão fáceis e deliciosas.
    Obrigada por fazer parte desta nova fase da minha vida pois era meu sonho cozinhar para minha família. A receita que mais gosto e faço aqui em casa e o curry de lentilhas, essas dos tomates deve ser maravilhosa vou fazer também! Sou muito grata, milhões de beijos para você!

    • Oi Andrea, muito obrigada pelo seu depoimento. Fico imensamente feliz e grata por saber que de alguma forma estou colaborando para que você e sua família tenham uma vida mais saudável se alimentando com uma comidinha caseira feita por você. Volte sempre, e quando fizer alguma receita nova será um prazer receber seu comentário.
      Beijo e sucesso na cozinha!
      Fabi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *