M de mudança – o novo cardápio do Mc Donald’s

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Estive nesta segunda-feira, a convite do Mc Donald’s na entrevista coletiva para anúncio do lançamento do novo cardápio do restaurante de fast food mais famoso do Brasil! Sim, é isso mesmo, o Mc Donald’s se modernizou e pensando em melhorar a qualidade dos alimentos que fornece mudou o cardápio para melhor!

Com o foco em um cardápio mais saudável, várias novidades irão invadir todos os restaurantes Mc Donald’s Brasil – que será o primeiro a modificar o cardápio entre os países da América Latina – a partir do dia 1º de Outubro. As principais mudanças, na minha opinião as mais importantes, foram a redução de açúcar, do sódio e das calorias em todos os alimentos produzidos, ou seja, com o novo cardápio os sucos de frutas terão 40 % menos açúcar, os pães, o catchup, os queijos e os nuggets serão reduzidos em menos 10% de sódio e em razão disso diversos sanduíches e pratos terão as calorias reduzidas. E tudo isso sem mudar em nada o sabor, conforme garantiu a vice-presidente de comunicação da América Latina Arcos Dorados, Flávia Vígio. Os preços, por enquanto também não serão alterados. Para as mamães de plantão as notícias também são boas, o tradicional Mc Lanche Feliz, o mais amado entre as crianças, agora virá acompanhado de uma porção de frutas, que poderão mudar conforme a estação do ano. A intenção é iniciar com maçãs, que chegarão às mãos do consumidor já descascadas e fatiadas, e depois experimentar outras frutas, procurando sempre aproveitar a sazonalidade. E o preço do Mc Lanche Feliz continuará o mesmo. A explicação da nutricionista do Mc Donald’s, Maria Luiza Ctenas, prova que ela tem amor pelo que faz: “nós damos um banho de vitamina C nas nossas maçãs para que elas não escureçam depois de cortadas”.

Outra grande mudança no Mc Lanche Feliz é que agora a porção de batatas fritas que vem dentro da “caixinha” infantil teve a quantidade reduzida, e as calorias limitadas em 100.

Para o cardápio adulto a mudança que tem o potencial de incentivar a mudança de hábitos é a colocação de salada como opção de acompanhamento das Mc Ofertas. A salada é composta de 5 folhas diferentes e agora conta com tomate-caprese (ou tomate uva) para garantir o colorido e a graça que estava faltando. Vem acompanhada de azeite, balsâmico e sal. Os sucos, na minha opinião, ficaram muito melhores. A redução de açúcar pode ser sentida no paladar e é perfeitamente possível beber um copo de 500ml. Bom, então era isso que eu tinha pra contar pra vocês, eu aprovei as mudanças e acho que toda a ação que vise valorizar a saúde das pessoas é muito bem vinda! E o Mc Donald’s prova que também pode mudar. Afinal, mudar pode ser bom, bom demais!

8 Comentários para “M de mudança – o novo cardápio do Mc Donald’s

  1. Desculpe, mas bom mesmo seria não levar os nossos filhos ao Mac Donald’s. Reduzir a quantidade de sódio e gordura é muito pouco, o que fica ainda deve ser muito acima do recomendável… Há muitas outras alternativas, infinitamente melhores, de alimentação infantil, sem contar que deveria ser proibida a venda casada do lanche e do brinquedo no tal “lanche feliz”, pois funciona como isca para atrair as criançasm e deixa os pais em uma situação difícil.

  2. Realmente, a venda casada é um absurdo. Mas acho que tudo vai da negociação (leia-se educação) dos pais para com os filhos. Meus filhos raramente vão ao MC. É um lugar pouco saudável como a maioria esmagadora dos fast foods por aí. Se digo não, e explico o porque, eles entendem, e pronto. Deixamos para ir só quando é um brinquedo mto bom, algo mais raro de encontrar em lojas, coisas assim, o que não passa de 03 vezes ao ano. Se a rede está preocupando-se (será ???) em incorporar itens mais saudáveis à seu cardápio, ótimo! Penso que fast foods não devem ser nossa segunda casa, mas conheço mta gente que não pensa assim, e acha até legal levar os filhos para almoçarem em locais deste tipo…Vai da consciência de cada um, pois existem opções mais saudáveis. Mas parabéns para a rede, que está fazendo alguma coisa.

  3. Sofia e Ana Cláudia, eu entendo o posicionamento de vocês, afinal de contas cada pai e mãe escolhe que tipo de educação alimentar quer dar aos filhos. Por outro lado, eu ainda não tenho filhos mas penso na minha infância, por mais que minha mãe dissesse que viver de sanduíche não fazia bem eu não queria saber de explicações, queria mesmo era comer o sandubinha do Mc. Acho que tudo o que é demais pode fazer mal, mas se a criança tiver uma alimentação balanceada e comer outros tipos de alimentos e vitaminas não há a necessidade de proibir a criança, afinal comer sanduíches e bobagens faz parte da infância. É claro que em toda situação deve-se ter a noção da idade da criança, dar para um bebê de 1 ano sanduíche para comer é realmente um absurdo, mas para a criança a partir dos 5/6 anos comer sanduíche de vez em quando não faz mal algum, só traz alegria!
    Quanto a venda casada me parece que as lojas vendem os produtos do Mc Lanche separadamente, não vendem?

    Os comentários de vocês são sempre bem vindos, a democracia existe e ela mora AQUI minha gente!

    Beijos!

  4. Sim, aqui no RJ, algumas lojas da rede vendem sim o brinquedo separado, mas tipo, se o lanche custa 14,00, só o brinquedo, separado, sem o lanche, custa 11,00. Algo assim, bem gritante. Não proíbo meus filhos de irem ao MC, como disse, deixo para quando o brinde é bem legal. Também acho que, dentro de uma alimentação balanceada, sanduíche de vez em quando não faz mal, mas sabe…eles nem pedem…Eu é q não vou insistir, né, hahaha!!!

  5. Odiei esse novo cardápio ! Ngm vai querer comer isso. o Mais gostoso do mc lanche feliz era o hamburgue . Agora vou compra só no Bobs, porque esse novo cardápio ta uma bosta _|_

    • Hahaha, Marcus, cada um tem direito de ter sua própria opinião com toda certeza, e principalmente de escolher entre o Fast Food “A” ou “B”, mas o hambúrguer até onde sei não teve sua fórmula alterada. Continuará sendo o mesmo hambúrguer. Quero esclarecer também que esta notícia é apenas uma notícia, ninguém me pagou para publicá-la aqui, ou seja, reflete a opinião pessoal de quem a escreveu, ok? Como é de costume o blog publica todas as notícias que sua equipe acha interessante e que seja relacionada ao mundo da gastronomia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *