Kibe de forno recheado com queijo cremoso

sexta-feira, 09 de setembro de 2011

Não é mais novidade pra ninguém que aqui em casa nós amamos uma comida árabe…um kibe, um tabule, um homus, um babaganoush, entre outras delícias desta cozinha tão peculiar e aromática. Esses dias marido me pediu que fizesse um kibe, o que acontece quase toda semana, e pra variar a receita do kibe assado tradicional eu decidi recheá-lo com queijo cremoso tipo catupiry, mas quero deixar claro que na culinária árabe isto seria um crime! Rechear com coalhada seca seria aceitável, já que diversos pratos são preparados com ela, mas catupiry definitivamente não ok? Então uma vez esclarecida a “agressão” à receita tradicional vou dizer que mesmo sendo uma “aberração” este kibe recheado com catupiry fica simplesmente divino! E olha gente, pra quem nunca preparou kibe fresco em casa pode relaxar e perder o medo porque não tem nada de difícil, muito pelo contrário, depois que você fizer pela primeira vez vai perceber que nem precisará mais seguir receita alguma. Os principais segredos são: utilizar carne moída de boa qualidade (patinho de preferência) passada duas vezes pela máquina, hidratar e escorrer muito bem o trigo e saber dosar o tempero. Já passei receita básica de kibe aqui diversas vezes, mas pra você que está chegando agora não custa repetir não é mesmo? Então anotem aí esta receitinha coringa, e se preferir pode trocar o recheio de catupiry por castanhas, ou uvas passas, ou carne moída refogadinha, ou coalhada seca. E se quiser fazer sem recheio nenhum também fica mara!

Kibe recheado com queijo cremoso (para 4 pessoas)

Ingredientes:
500g de patinho moído e passado 2 vezes pelo moedor de carne
1 xícara de trigo para kibe
1 cebola pequena picadinha
1 dente de alho triturado
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa bem cheia de manteiga em temperatura ambiente
1 colher de café de pimenta síria (na falta utilize pimenta do reino + cominho)
2 colheres de café rasas de sal
1 pitada de canela em pó
1 punhado generoso de hortelã fresca picada
Para o recheio:
4 colheres de sopa bem cheias de catupiry (pode ser creme de queijo minas fresco, cottage ou creme de ricota)
 
Modo de Preparo: Pré-aqueça o forno em 180º. Hidrate o trigo para kibe na água bem quente (1 xícara e 1/2) e deixe repousar por 15 minutos, coberto com um prato e depois com uma toalha. Para esta quantidade de água não será preciso escorrer o trigo, mas se por acaso você errar na quantidade de água escorra o trigo em um filtro de pano ou papel até que fique bem soltinho. Numa tigela misture a carne com a cebola, o alho, o azeite e a manteiga e misture bem. Acrescente o trigo, a pimenta síria, o sal, a canela e a hortelã. Continue misturando bem com as mãos, fazendo movimentos de amassar e abrir, amassar e abrir até que a massa de carne esteja bem homogênea. Por fim unte levemente um refratário com 1 fiozinho de azeite e coloque metade do kibe cru. Sobre a primeira camada de kibe faça a camada de catupiry com a ajuda de uma espátula. Depois cubra novamente com a outra metade do kibe e leve para assar por 20-25 minutos ou até que perceba que o kibe está começando a dourar. Neste ponto é importante você não deixar que o kibe resseque no forno, então não precisa formar uma casquinha crocante por cima, apenas começar a dourar mesmo. Retire do forno e sirva com tabule, salada verde ou os acompanhamentos frios da comida árabe.
 

Dica 1: Se você quiser dobrar ou aumentar a receita precisa saber que a proporção é de 500g de carne para 1 xícara de trigo para kibe (esta xícara é calculada antes do trigo ser hidratado em água).

Dica: Aqui no blog, através da tag “Cozinha Árabe” você consegue conferir todas as receitas típicas que já passaram por aqui.

Bom Apetite!

31 Comentários para “Kibe de forno recheado com queijo cremoso

    • Meninas, podem testar então, com este recheio de catupiry (ou outro queijo cremoso) o kibe fica com um sabor incrível. Meu marido nem é muito fã de catupiry e adorou! Bjos

  1. Aííííííí Fabi… eu fazendo a dieta da sopa e esse kibe me olhando com essa cara de “me coma por favor”… é sofrimento demais… por isso que comer deveria emagrecer… Tipo as amigas te olhando e dizendo: Menina… vc tá comendo demais… olha como vc tá magrela… rs rs rs

  2. Fabi,

    Ai, como adoro quibe e este seu recheadinho está super apetitoso! (acho que vou até almoçar num árabe pra matar a vontade que deu :)

    Quando criar coragem, vou tentar a receita em casa!!

    Bjos,
    Sâmia

  3. Pingback: Receita: Quibe Assado Recheado « Segredinho de Comadre

  4. Pingback: Kibe recheado, beeemmm “light”! | brazilianspice

    • Oi Samantha, considerando que existe o kibe cru que pode ser consumido de um dia para o outro, eu não vejo nenhum problema de você preparar num dia e assar no outro. Apenas tome o cuidado de cobrir e vedar bem o kibe cru para guardá-lo na geladeira. O ideal é o plástico filme.
      Beijos!

  5. Pingback: Na Cozinha da Mah: Kibe de Forno Recheado com Catupiry - .m.a.h. .m.i.n.d.

  6. Fabiana, minha sugestao de salada refrescante para acompanhar os vários tipos de quibe é a fatuche pq ñ tem trigo… além de ser deliciosa! Abraços

    • Gloria, eu também adoro esta salada, mas apesar de não levar trigo a versão que eu conheço leva pão sírio torrado, que também tem glúten. Então se a intenção for não ingerir glúten é melhor excluir o pão sírio torrado da salada ;)
      Bjos

  7. Pingback: .m.a.h. .m.i.n.d. » Arquivo » Na Cozinha da Mah: Kibe de Forno Recheado com Catupiry

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>