Escondidinho de Mandioca e Carne Moída

terça-feira, 06 de setembro de 2011

Existem infinitas receitas de escondidinho por aí, mas acho que justamente por este motivo a graça está em criar a receita preferida da sua família. Na minha infância comi muito escondidinho de carne moída com batata, especialidade da minha mãe, já vi escondidinho com mandioquinha, com carne seca, com frango, com calabresa e até com peixe. Aqui mesmo no blog já rolou um escondidinho de Abóbora com Carne Desfiada, lembram-se? Pois é, então vocês devem concordar comigo que o escondidinho é uma das paixões nacionais. E olha, pra mim é uma das comidinhas mais comfort food que existe na face da Terra! Um dos maiores prazeres da vida é pegar uma colher, fazer um buraco bem no meio do seu escondidinho e deixar o purê cremoso afundar no recheio, e se estiver uma noite fria então, uau! Desta vez eu fiz um escondidinho bem básico mesmo, com purê de mandioca e carne moída refogadinha, toda fácil e despretensiosa, mas olha vou dizer uma coisa: o prazer foi imenso!

Escondidinho de Purê de Mandioca com Carne Moída – para 2 pessoas

Ingredientes:
400g de mandioca descascada e cortada em pedaços de 5 cm
quanto baste de água para cozinhar a mandioca
300g de carne moída
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de óleo de girassol
1 colher de sopa de manteiga
1 xícara de chá de leite
pimenta moída a gosto
sal a gosto
100 gramas de queijo mussarela ralado (ou queijo meia cura ou queijo coalho)

Modo de Preparo: Coloque a mandioca numa panela de pressão e cubra com bastante água, mas não chegue perto das bordas. Cozinhe a mandioca na panela de pressão por 40 minutos e em fogo alto depois que começar a “chiar”. Numa frigideira aqueça o óleo de girassol e refogue a cebola e o alho. Com o fogo bem alto junte a carne moída e tempere com pimenta e sal. Frite bem até dourar. Reserve. Quando a mandioca estiver cozida escorra a água e amasse as mandiocas com um amassador de batatas ou garfo retirando os fios mais grossos das raízes centrais. Leve para o fogo baixo a mandioca amassada, o leite e a manteiga e mexa até começar a ferver. Ajuste o sal e desligue. Cubra o fundo de um refratário de tamanho médio (ou 2 menores) com o purê de mandioca e depois faça uma camada generosa de carne. Se estiver fazendo em um único refratário use toda a carne nesta única camada. Cubra a carne novamente com o purê de mandioca e depois com o queijo ralado. Leve para gratinar em 180º por 20 minutos. Sirva bem quente. Pode acompanhar arroz e salada verde.

Bom Apetite!

 

12 Comentários para “Escondidinho de Mandioca e Carne Moída

    • Com mandioquinha também fica muito bom Lú! Obrigada a você e a Alethea pelo elogio às fotos, não sou nada profissional, mas me esforço pra tentar passar pra vocês os detalhes das receitas, acho que ilustrado com fotos é sempre melhor né?
      Bjo

  1. O escondidinho é um ótimo truque quando sobra ragu, picadinho, carne assada…retrabalho a carne, coloco no potinho entre camadas de mandioca, batata, mandioquinha ou ate polenta, e todo mundo gosta mesmo, vc tem razão. Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>