Charutinhos de Repolho Roxo

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Fazer charutinhos de repolho, prato típico da cozinha árabe não é tão difícil quanto parece. É um pouco trabalhoso, devo admitir, porque enrola-se folha a folha, mas o sabor compensa, e muito. Esta receita é um pouco adaptada da original, que leva apenas arroz branco, carne moída e temperos. Aqui eu aproveitei um peito de frango assado que havia sobrado do almoço, arroz integral e lentilhas que também sobraram do mesmo almoço. Acrescentei alguns temperinhos e pronto, o resultado foi um prato delicioso com comida quase 100% reaproveitada, para provar que desperdício está fora de moda e que a regra dos 3 Rs (reduzir, reciclar, reutilizar) que norteia a prática da sustentabilidade também pode e deve estar presente na sua cozinha. Além disso o método do preparo também foi facilitado com o uso do forno de microondas. E então, vamos praticar a sustentabilidade?

Charutinhos de repolho roxo com recheio de arroz integral e frango desfiado (rende 10 unidades)

Ingredientes:
1 xícara de arroz integral cozido
1 xícara de lentilha cozida e escorrida
1 xícara de peito de frango desfiado
10 folhas de repolho roxo
3 colheres de sopa de castanha do pará picada ou fatiada
1/2 xícara de hortelã fresca picada
2 colheres de sopa de azeite
1 pitada de pimenta síria (ou cominho + pimenta)
suco de 1/2 limão
sal a gosto 

Modo de Preparo: Coloque as folhas de repolho em uma tigela grande, mergulhadas em água e leve para cozinhar no microondas por 20 minutos em potência máxima. Retire e veja se estão cozidas e amolecidas, se não estiverem cozinhe por mais 5 minutos. Escorra as folhas, espere esfriar e reserve. Enquanto isso misture o arroz com as lentilhas, o frango desfiado e tempere com azeite, suco de limão, pimenta e sal. Por fim junte a castanha picada e misture bem. Abra cada folha de repolho e aglomere o recheio junto da base, como na foto abaixo. Depois dobre as laterais para dentro e siga enrolando e apertando o recheio desde a base até a ponta da folha. Como a folha está bem cozida não precisa usar palito de madeira ou barbante para amarrar os charutinhos. Depois de enrolados junte todos em um refratário, regue com azeite e leve ao microondas novamente por 5 minutos. Sirva em seguida.

 

Bom Apetite!

 

16 Comentários para “Charutinhos de Repolho Roxo

  1. Parabéns Fabiana, eu estava buscando uma alternativa e achei aqui os charutos de repolho vermelho. Eu sempre fiz o repolho agridoce com passas e maçã fica muito bom também.

  2. Oi estou a curtir e muito as suas receitas.
    Hoje são 13 de fevereiro e de 2017.
    Razão de te procurar: para melhorar o meu tubo Digestivo e Todo o meu ser.Comendo as comidinhas em casa. Adoro comer fora. O problema é que está me fazendo gastar muito.
    Bem chega de explicações da minha visita.
    A lição do s charutinhos está D+.
    vou querer fazer.
    bj

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *