Cebola caramelizada no microondas

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Hoje na verdade não se trata de uma receita, mas de uma dica. Tenho certeza que as leitoras iniciantes na cozinha vão amar. Cebolas caramelizadas no microondas. Ultimamente só tenho feito minhas cebolas assim, tão mais fácil, tão mais rápido e igualmente saboroso.

Serve como acompanhamento para carnes grelhadas, peixes e até mesmo como um “belisquete” para comer com pão. Dessa vez eu fiz com cebola roxa, mas pode ser feito com qualquer cebola, fica ótimo. Olha só que fácil: descasque e fatie em fatias bem finas 1 cebola grande. Depois separe os anéis que ficaram grudados. Coloque em um refratário, regue com 4 colheres de sopa de azeite – se for aromatizado fica melhor ainda – polvilhe 1 colher de café de açúcar mascavo, um pouco de sal e misture bem. Leve ao forno de microondas por 4 minutos. Retire do microondas e mexa delicadamente. Depois é só felicidade! Para acompanhar fiz bifinhos de filet temperados com ervas secas, pimenta moída na hora e 1 fiozinho de azeite. O segredo para bifinhos suculentos e macios é deixar a grelha ou frigideira bem quente antes de colocá-los no fogo, e também segurar a ansiedade e não ficar virando toda hora. Deixe ele lá e quando perceber que a parte de baixo está dourando, vire-o e deixe mais alguns minutos. Para o tempero o ideal é temperar na hora de ir para a grelha.

Bom Apetite!

12 Comentários para “Cebola caramelizada no microondas

  1. Ai, caramba… são 13:06 aqui na Suécia e minha última refeição foi às 7:30. Por que raios fui inventar de entrar no seu site, Fá? Agora tô aqui, babando, o teclado todo inundado e eu morrendo de vontade de comer coisas que não tem aqui, por exemplo: MANDIOCA!!! Mas querida Fabi, OBRIGADÍSSIMA por ter me mandado um super lindo kit! AMEI e tô vendo que tem várias receitas aqui no F&F pra eu usar os ingredientes!!! Um beijo imenso!!! Pri

  2. Oi Prizinha, saudade de você amor! Puxa, quando vier para o Brasil da próxima vez faço questão de marcarmos “uma noite na cozinha” e prometo que você pode pedir o prato que quiser viu! E quanto aos ingredientes, faça bom uso deles, é para relembrar da sua terrinha!

    Má, pode substituir o açúcar mascavo por açúcar normal sim, mas aí em vez de usar 1 colher de café cheia você usa metade, uma pitada mesmo. O sabor não muda.

    Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *