Bucatini a bolonhesa gratinado

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Já deu pra perceber que eu amo massa não é mesmo? Mas também, quem não ama? Pouquíssimas vezes na vida ouvi pessoas dizendo que não gostam de massa, e para falar a verdade eu não consigo entender como algumas pessoas não gostam de algo tão delicioso que nos deixa felizes só de olhar para o prato pronto. É claro que todos temos o direito de gostar ou não gostar de algo, mas fala sério, dá pra entender quem não gosta de massa, arroz, chocolate, queijo ou batatas? Pois existe sim quem não goste dessas delícias que são praticamente obrigatórias na vida da maioria das pessoas. Mas a vida é assim mesmo, a diversidade está aí e serve para estimular a troca de experiências, inclusive em se tratando de comida. Mas voltando a massa, eu tenho minhas fases com as massas. Já tive a fase de preferir massa curta, molho branco, apenas manteiga, alho e óleo, molho ao sugo, molhos mais incrementados, mas já há algum tempo que a minha preferência tem sido as massas longas. Nossa, como eu amo enrolar aqueles fiozinhos no garfo! Dessa vez eu queria uma massa com sabor de infância para o almoço do sábado, então fiz um belo molho a bolonhesa e depois de cobrir a massa com o molho e bastante queijo parmesão levei tudo para gratinar. Delícia total, super fácil de fazer e se você usar o “atalho” da lata de tomates pelados o tempo de preparo do molho é reduzido pela metade. 

Bucatini a bolonhesa gratinado – para 4 pessoas

Ingredientes:
400gramas de bucatini (ou outra massa longa da sua preferência)
300gramas de carne bovina moída
1 lata de tomates pelados
1 cebola pequena picadinha
1 dente de alho picadinho
1 fio de azeite
1 pitada de canela em pó (acho perfeito no molho bolonhesa)
1 pitada de pimenta moída
sal a gosto
folhas de manjericão
100 gramas de queijo parmesão ralado para gratinar
 

Modo de Preparo: Numa frigideira de bordas altas ou panela grande aqueça o azeite e frite a cebola e o alho em fogo alto até a cebola começar a suar, não deixe dourar. Junte a carne moída e salpique sal. Mexa bem para que a carne frite por igual, mas não deixe dourar, deixe apenas cozinhar e ficar soltinha. Dentro da lata de tomates pelados corte-os grosseiramente com uma faca. Junte os tomates com o suco na panela da carne e reduza o fogo. Tempere com a pimenta, a canela e algumas folhas de manjericão. Tampe parcialmente a panela e deixe o molho cozinhar, mexendo de vez em quando, por 20 minutos. Enquanto isso cozinhe a massa até ficar al dente e pré-aqueça o forno em 180º. (Se você tiver preguiça de gratinar ou estiver sem tempo quando o molho estiver pronto apenas regue a massa com ele e sirva – como na foto acima). Coloque a massa num refratário e regue com o molho. Misture tudo delicadamente e cubra com o queijo parmesão. Leve para gratinar até dourar o queijo. 

Bom Apetite!

7 Comentários para “Bucatini a bolonhesa gratinado

  1. Eu também AMO massas, Fabi! E essa sua receita está demais, pois tem tudo o que eu mais gosto!
    Ah! Eu tbém não entendo como algumas pessoas não comem essas delícias… eu ainda acrescentaria na sua lista brigadeiro e pipoca! Conheço pessoas que simplesmente não ligam pra isso, pode? Gosto é gosto, né?

    Beijocas e um lindo dia pra vc!
    Cintya Maria

  2. Pingback: #Dia do Macarrão!!! | Figos & Funghis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *