Tortilla Espanhola de batatas, abobrinha e pimentão

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A primeira coisa que eu pensei quando fiz minha primeira tortilla (ou tortilha, em português) foi: uau! E a segunda coisa foi: por que não fiz esta maravilha antes? Pois é, esta “omelete” diferente e bem recheada é um prato típico da culinária espanhola e consiste basicamente em uma omelete feita com batatas fritas ou cozidas lentamente em azeite até amolecerem e dependendo da região do país podem levar cebolas, linguiça, abobrinha, cogumelos, pimentões, azeitonas, enfim, é como a massa italiana, cada região imprime sua personalidade na receita.

Pesquisando sobre as formas de preparo da tortilla tradicional e fiel à receita original me assustei com o fato de que as batatas deveriam ficar um longo período “nadando” no azeite, então resolvi economizar calorias (muitas) e cozinhei previamente a batata inteira e com casca em água até que estivessem “al dente”, ou seja, ainda resistentes ao corte no centro. A partir daí descasquei a batata, corteio ao meio no sentido do comprimento e depois em meias fatias finas, depois prossegui com a receita normalmente conforme vou repassar abaixo. Não segui nenhuma receita específica, apenas segui as orientações básicas que encontrei num site de comida espanhola e depois fiz meu próprio recheio com o que achei que ia combinar. A única coisa que eu descobri é que as tortillas espanholas ficam ainda melhores se você deixar esfriar um pouco, pois assim o recheio se firma e você consegue cortar em quadradinhos ou fatias perfeitas sem desmanchar ou desmoronar. Aliás, em alguns bares de “tapas” – petiscos típicos da culinária espanhola – as tortillas são servidas mornas ou frias.  Não tem segredo, se você faz omelete vai saber fazer a tortilla com maestria, e esteja certo(a) de que esta receita vai conquistar muitos estômagos por aí.

Tortilla Espanhola com batata, abobrinha e pimentão (ou do que você quiser) – para 2 pessoas

Ingredientes:
1 batata grande com a casca
1 cebola pequena picada
1 abobrinha pequena cortada em cubinhos bem pequenos
1/2 pimentão vermelho em fatias finas
4 ovos inteiros
4 colheres de sopa de mussarela ralada
5 colheres de sopa de azeite
sal a gosto
pimenta moída a gosto
salsa fresca picada
 
Modo de Preparo: Cozinhe a batata inteira em água fervente até perceber que está “al dente”. Espere esfriar, descasque e depois corte ao meio no comprimento, em seguida corte meias fatias bem finas e reserve. Numa frigideira grande (é necessário ter espaço) aqueça o azeite e refogue a cebola até murchar. Junte as fatias de batata e deixe terminarem de cozinhar, as bordas das fatias de batata ficarão douradinhas e o centro cozido. Quando as batatas estiverem quase no ponto junte o pimentão e a abobrinha e abaixe o fogo. Deixe cozinhando por aproximadamente 5 minutos. Dose o sal e a pimenta e desligue. Numa tigela bata todos os ovos juntos e depois misture os vegetais cozidos com os seus temperos e mexa bem. Retorne a frigideira ao fogo com mais 1 fio de azeite e deixe ficar bem quente. Em seguida despeje a mistura de ovos e vegetais na frigideira e vá ajeitando as bordas para a tortilla ficar redonda. Quando as bordas começarem a dourar reduza o fogo e continue ajeitando as bordas para dentro. Salpique a mussarela ralada e a salsa picada sobre a tortilla e aguarde o final do cozimento. Se preferir dobre-a ao meio formando uma meia lua. Espere esfriar por alguns minutos e depois corte em fatias triangulares. Sirva com salada verde ou como petisco.

Irresistível!

Bom Apetite!

Fabi

15 Comentários para “Tortilla Espanhola de batatas, abobrinha e pimentão

  1. Fabi, que linda as fotos… Tenho os mesmos ingredientes em casa, vou fazer! Me deu vontade já a essa hora! rs…

    Meus sentimentos pra vc, postei no twitter, mas acho q nao viu!

    Adoro seu blog.

    Beijos.
    Ju Fontolan

  2. Fabiana,embora a alimentação espanhola não seja muito divulgada no Brasil, os pratos tem a característica de utilizar muitos vegetais, especiarias e azeite, também tem semelhança com a alimentação mediterrânica.
    Parabéns pela receita, ótima muito saudável.

  3. Bom dia Fabi,
    hummmmmmmmmmmmm que delícia de receita!!!Parei de comer carne há algumas semanas e essa receita vai ser um super coringa.
    Adorei…
    Paz e muita Luz, sempre
    Lilian

    • Menina, eu nunca fiz esta receita para 40 pessoas, mas calcule que cada receita dessa rende aproximadamente 6 pedaços bem generosos.
      Beijos

  4. Oi Fabi,

    Fiz essa receita hoje, com pequenas modificações, foi sucesso total!
    Fatiei a batata bem fininha no processador, que foi direto pra frigideira, sem cozinhar antes, deu super certo! E troquei a cebola por um punhado de alho poró em rodelas, ficou ótimo!
    Obrigada por salvar nossos jantares lights e saborosos :) Bjs

    • Tá vendo Maisa, você é uma cozinheira e tanto! É isso mesmo, temos que adaptar para o que mais nos agrada, fazer testes na cozinha é a melhor forma para melhorar, sempre!
      Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *