Torta prática de arroz

terça-feira, 09 de agosto de 2011

A receita de hoje é uma dica de reaproveitamento de alimentos para evitar o desperdício, afinal de contas algo que sobrou na sua geladeira de uma refeição para a outra ou de um dia para o outro não é comida estragada de jeito nenhum, é comida boa que pode e deve ser consumida, em nome da consciência social e até mesmo de economia na sua cozinha. Quem olha para esta tortinha de arroz nem imagina que ela foi feita com o arroz reciclado do almoço e com a sobra do recheio de uma panqueca de frango. Para complementar ralei 1/2 abobrinha e depois cobri com 4 cogumelos fatiados que estavam abandonados na geladeira. A ideia aqui não é seguir esta minha receita à risca, mas sim pegar o espírito do preparo. O recheio poderia ser uma carne moída reciclada do almoço, uma linguiça fatiada, aquela sobra de frango assado desfiadinho, um belo refogado de legumes, enfim, o que você tiver na sua geladeira. Olha só como ficou a minha receita final:

Torta prática de arroz – para 2 pessoas

Ingredientes:
2 xícaras de arroz cozido (o meu era um arroz comum, com uma pitada de açafrão em pó)
1/2 abobrinha lavada e ralada com a casca
4  colheres de sopa de recheio de panqueca de frango (com frango desfiado, queijo cottage, milho verde e azeitona)
1 ovo inteiro
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado grosso
1 colher de sopa de azeite
pimenta calabresa a gosto
1 colher de chá de shoyu
cogumelos fatiados
 
 

Modo de Preparo: Pré-aqueça o forno em 180º. Numa tigela junte o arroz já cozido com o ovo inteiro cru e tempere com azeite, pimenta e 1 colher de parmesão ralado. Misture bem. Unte uma forma de aro removível com um fio de óleo vegetal e faça uma camada alta da mistura de arroz, colocando todo o arroz no fundo da assadeira e pressionando com uma colher para que ele fique compactado na forma. Cubra o arroz com o recheio de frango desfiado e depois com a abobrinha ralada e por fim polvilhe o restante do queijo parmesão ralado. Cubra a assadeira com um pedaço de papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido em 180º por 25 minutos. Depois retire o papel alumínio, cubra a torta com o cogumelo fatiado, regue com o shoyu e retorne ao forno por mais 5 minutos. Sirva bem quente.
 

Bom Apetite!

Fabiana Pinfildi

13 Comentários para “Torta prática de arroz

  1. Nossa vc LEU meus pensamentos!!! Juroooo. Hoje pensei:”hum vou procurar no Figos aquela receitinha de bolinho de arroz”. Abri o computador e dei de cara com esta maravilha!!! Acho que acabo de mudar de idéia, vou fazer esta tortinha com o resto de arroz com frango que tenho na geladeira rsrs
    Bjooo e obrigada por ser a Bibi e ler meus pensamentos sempre!!

  2. Puts, fui ler a receitinha de bolinho de arroz e também está suuuuper deliciosa, agora estou na MAIOR DÚVIDA!! HELP, o que faço? rsrsrs. O problema é que não tenho forminhas pra fazer os bolinhos, mas deve dar pra fazer os tradicionais bolinhos na mão mesmo né!? E depois colocar todos na assadeira!! Será que dá?

    • Estes bolinhos de arroz assados são deliciosos mesmo, e pouco calóricos. Pode sim fazer na mão e depois colocar na assadeira, pois eles não ficam aguados, ficam mais firmes. Beijos

  3. Adoro quando penso em algo e quando visito meus blogs favoritos encontro a resposta dos meus pensamentos em um deles! Hoje mesmo estava pensando em uma alternativa para usar as sobras de arroz, sem apelar para o tradicional bolinho frito. Adorei, sem contar que eu acho reaproveitamento um luxo.
    Bjucas

    • Oi Drika, que bom ler isto! Obrigada! Eu achei que a torta ficou tão bonitinha que nem tem cara de reaproveitamento, e fica uma delícia. Se fizer me conta ok?
      Beijo

  4. Olá Fabiana,
    Parabéns pela dica em prol do reaproveitamento, muito importante, quando tantos tem fome outros….
    Açafrão, cogumelos, que delicia vou tentar reaproveitar com arroz integral, rsrsrs.
    Muito boa receita.

    • Obrigada Sr. Guloso (rsrsrs), eu também acho um pecado desperdiçar comida, temos que ser conscientes para fazermos algo melhor para o nosso planeta. Esta receita fica muito gostosa, vale a pena fazer o teste.

  5. Hoje fiz uma adaptação de sua receita. Sempre que sobrava arroz, virava um arroz de forno ou bolinho. O de hoje eu misturei com um pouco de quinoa preta, recheado de peito de frango desfiado, azeitonas, mozzarella de búfala (que soltou um pouquinho de água, mas tudo bem…)e coberto com shitakes e alho poró – tudo o que sobrava um pouco na geladeira. Ficou uóoootimo! obrigado & abraços

  6. Oi Fabiana
    Também sou como você, vivo adaptando e experimentando novas combinações. Estou aqui justamente procurando uma idéia para o arroz cozido e pensei na abobrinha e no açafrão. Chego aqui e encontro até mais do que pensei. Eu adoro a internet! Prazer enorme em conhecer. Vou fazer minha torta depois de conto.
    abraço
    yvone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *