Massa com salmão defumado e cogumelos

sexta-feira, 05 de agosto de 2011

Gente, final de semana chegou e junto com ele o frio que anda marcando presença firme aqui em SP e na maior parte do Brasil também. Então hoje eu trouxe pra vocês uma receita que é pra mim uma queridinha, a primeira vez que eu fiz devia ter uns 17 anos, ou seja, faz um bom tempo que eu preparo esta massinha. Foi um dos primeiros pratos que eu fiz sozinha, sem copiar receita nem nada, tive vontade de testar salmão defumado e cogumelo e amei o resultado. Olha, só comendo pra saber, a combinação é perfeita e o molho de vinho tinto e caldo de carne é uma loucura! Tudo harmoniza deliciosamente, mas ao mesmo tempo é uma massa leve. Bom, mas por que então eu nunca mostrei ela aqui pra vocês? Acho que os cozinheiros vão me entender, sabe aquele ciuminho que você tem de algumas receitas super especiais e que você quer guardar só pra você? hahaha, pois é gente, também sou humana e rola um ciuminho de vez em quando, mas ter blog também é bom pra curar esse tipo de sentimento, perfeito para praticar o desapego, afinal de contas a graça aqui é justamente vocês conhecerem os meus segredinhos de cozinha né? Então é isso, espero que gostem da receita porque é com muito carinho que eu compartilho com vocês!

Massa com salmão defumado e cogumelos ao vinho tinto

Ingredientes:
300g de massa curta tipo grano duro (usei casarecce da barilla)
100g de salmão defumado cortado em tiras
1 xícara de cogumelos tipo shiitake sem as hastes e em tiras
1/2 xícara de cogumelo paris fatiado
1/2 xícara de vinho tinto seco
1 xícara de caldo de carne (ou 1 cubo em 1 xícara de água quente)
1 colher de sopa de manteiga
1 cebola pequena picadinha
1 ramo de alecrim
pimenta moída a gosto
sal a gosto

Modo de Preparo: Numa caçarola aqueça o azeite e a manteiga e junte a cebola picada. Refogue até a cebola ficar transparente e regue com o vinho tinto e o caldo de carne. Coloque o ramo de alecrim inteiro dentro do molho. Abaixe o fogo para o mínimo e deixe o molho reduzir e encorpar. Enquanto isso ferva a água e cozinhe sua massa até ficar al dente.  Depois de 15 minutos junte ao molho os cogumelos e mexa até murcharem levemente. Ajuste a pimenta e o sal. Passe a massa já cozida para uma travessa, retire o ramo de alecrim do molho e regue a massa com o molho. Espalhe as tiras de salmão defumado sobre a massa fumegante e em seguida misture tudo delicadamente. O salmão defumado vai cozinhar suavemente apenas com o calor da massa. Sirva bem quente.

Bom Apetite!

Fabi

 

3 Comentários para “Massa com salmão defumado e cogumelos

  1. Ahhh Bibi, esta receita vc sabe que é sacanagem comigo! Eu simplesmente amo este prato e vc está me devendo um! Como já disse antes, recomendo um milhão de vezes. Essa é de comer de joelhos!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *