Carne de panela com mandioca

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Esta receita é daquelas bem caseirinhas, com cara de comida de mãe. Sempre que quero fazer uma carne de panela gosto de acrescentar ao molho algum legume, que pode ser batata, cenoura, mandioquinha ou a própria mandioca. Na minha opinião o caldo fica mais encorpado, o molho fica mais apetitoso e você só precisa usar uma única panela para fazer a carne e seu acompanhamento. Maravilha né? Dessa vez eu usei o corte bovino “maminha”, acho esta carne bem apropriada para cozinhar na panela de pressão, mas também poderia ser uma fraldinha, um coxão mole ou até mesmo uma alcatra, todas ficam muito saborosas. O segredo é caprichar no tempero que vai fazer aquele caldinho bom! Eu sempre gosto de colocar alguma bebida quando faço carne na panela de pressão, ou cerveja, ou vinho, ou whisky e até vodka, acho que o álcool dá um sabor super especial na carne, mas se você preferir não usar apenas omita o ingrediente da receita.

Carne de Panela com Mandioca – para 4 pessoas

Ingredientes:
1kg de carne bovina (1 peça inteira)
500g de mandioca descascada e cortada em pedaços
1 cebola grande cortada em cubos
1 xícara de café de whisky
1 litro de caldo de carne
2 dentes de alho inteiros
1 colher de sopa de óleo vegetal
pimenta moída a gosto
sal a gosto
salsa fresca picada para finalizar

Modo de Preparo: Numa panela de pressão doure levemente a cebola no óleo. Enquanto isso tempere a carne com sal e pimenta, espalhando o tempero com as mãos. Abra espaço no centro da panela e em fogo alto sele a carne de todos os lados até mudar de cor. Regue com o whisky e depois com o caldo de carne. Espalhe os pedaços de mandioca pela panela e junte os dentes de alho. Tampe a panela e cozinhe em fogo alto até pegar pressão. Quando a panela começar a “chiar” reduza a chama para médio, conte 40 minutos e desligue. Espere a pressão sair e abra a panela. Teste o ponto da carne, se estiver macia e a mandioca bem cozida está pronto. Se a carne ainda não estiver tão macia e a mandioca não estiver tão cozida com a panela destampada cozinhe em fogo baixo por mais 15-20 minutos. Sirva com arroz e salada.

Bom Apetite!

Fabiana


5 Comentários para “Carne de panela com mandioca

  1. Ola eu gostaria de saber como fazer uma carne ponta de alcatra na panela de pressao com batata , mandioca e cenoura , aguardo uma resposta obrigafo

    • Victor, pesquise na pagina inicial aqui do blog por carne de panela, e verá algumas versões desta receita. A carne você pode usar qualquer uma da sua escolha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *