Camarão ao creme de açafrão

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Olá pessoal, tudo bem? Vou começar a semana postando uma receita deliciosa com camarão, porém bem fácil de fazer e rápida. Confesso que esta é uma das minhas maneiras preferidas de preparar o crustáceo, já que o creme de açafrão que o acompanha é muito saboroso e fica perfeito sobre uma porção de arroz fresquinho. Como vocês sabem o camarão é um crustáceo que precisa ser cozido rapidamente porque do contrário ele fica duro e “borrachudo”. O melhor truque desta receita são os temperos, que juntos resultam nesta delícia irresistível. Se você não for fã de camarão fique tranquilo, este creme de açafrão também fica um espetáculo se preparado com tirinhas de peito de frango, então basta substituir. Vamos a receita então:

CAMARÃO AO CREME DE AÇAFRÃO – (para 1 pessoa)

Ingredientes:
150g de camarão médio descascado e limpo
1/2 xícara de creme de leite fresco (usei Tirolez)
1 colher de chá de açafrão
1 cebola pequena picadinha
1 tomate pequeno picadinho
1 dente de alho bem picadinho
2 colheres de sopa de whisky
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de manteiga sem sal
suco de 1/2 limão
1 pitada de lemon pepper
sal (usei o sal negro vulcânico, mas pode ser outro, de preferência flor de sal ou sal rosa)
salsa fresca picada

Modo de Preparo: Tempere os camarões com o suco de limão, o lemon pepper e o sal. Misture e reserve. Numa frigideira de bordas altas (ou numa wok) aqueça o azeite com a manteiga e junte a cebola com o alho. Refogue até a cebola ficar transparente e ainda em fogo alto salteie o camarão, reservando seu tempero. Quando o camarão mudar de cor (em aprox. 2 minutos) e ficar branquinho junte o whisky e continue salteando por mais 1 minuto. Reduza o fogo, retire apenas os camarões da panela e reserve. No tempero que restou na panela acrescente o tomate picado e refogue por alguns minutos, até começar a derreter. Junte o creme de leite fresco, o açafrão e o tempero em que o camarão ficou marinando. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo até levantar fervura, mexendo sempre. Quando ferver e engrossar junte novamente os camarões, cozinhe por mais 2 minutos e sirva com batatas sauté, pimenta biquinho e arroz branco. Finalize o prato com salsa fresca picada.

Bom Apetite!

Fabi :)

ATENÇÃO: Hoje será divulgado aqui no blog os resultados das promoções San Remo e Trivento, fiquem ligados!

6 Comentários para “Camarão ao creme de açafrão

  1. Lindo prato, Fabi! E este molho além de delicioso parece bem versátil mesmo!
    Fiz na sexta-feira as batatinhas com carne seca (pena que não achei a vapza aqui em Brasília…) e foi o sucesso da noite!! Tá no meu blog hoje.
    Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *