Tortinha bicolor de chocolate e ganache

terça-feira, 12 de julho de 2011

Olha gente, vou ser bem sincera com vocês: nem todas as palavras que possam descrever DELÍCIA são capazes de expressar o quão maravilhosa é esta tortinha. Na verdade ela surgiu meio que como um “Frankenstein”, a intenção era fazer uma tortinha de bolachas que certa vez eu vi numa revista antiga qualquer que nem me recordo mais qual era, mas aí eu provei e achei que tinha ficado amarga demais para ser degustada assim pura, então resolvi fazer um pouco de ganache de chocolate branco como cobertura e o resultado final foi muito melhor do que o esperado, aliás, surpreendente, afinal de contas eu não sou a especialista das sobremesas. Mas olha, o que você precisa saber é que eu fiz esta tortinha em menos de 30 minutos! As etapas são muito fáceis e as amigas iniciantes na cozinha não vão passar nenhum aperto se quiserem prepará-la. Aliás, esta tortinha virou um belo coringa em casa, como não sou muito dedicada às sobremesas acabo escolhendo as mais rápidas e fáceis, então de agora em diante esta será a sobremesa oficial de casa…hahaha. E vamos combinar que além de tudo ela fica uma graça, o efeito visual passa a impressão de ser uma sobremesa super elaborada quando na verdade não é. Bom hein?!

Tortinha bicolor de chocolate e ganache

 
Ingredientes:
Para a base:
2 colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar
3 colheres de sopa cheias de mel
100 gramas de manteiga sem sal
2 xícaras de chá de biscoito amanteigado em pedaços
Para a ganache:
80g de chocolate branco
5 colheres de sopa de creme de leite

Modo de Preparo: Numa panela coloque juntos a manteiga, o mel e o cacau em pó e em fogo baixo mexa até derreter. Desligue o fogo, junte o biscoito picado e misture bem para que ele seja completamente envolvido pela mistura de chocolate. Unte uma assadeira pequena e redonda (usei de 15cm) de aro removível com um pingo de óleo vegetal e passe a mistura de chocolate para a assadeira. Leve à geladeira por 15 minutos. Enquanto isso derreta o chocolate branco em banho maria ou no microondas por 4 minutos na potência alta, de 1 em 1 minuto, sendo que a cada intervalo você retira o chocolate do forno e mexe. Assim que perceber que o chocolate branco está totalmente derretido misture o creme de leite e mexa vigorosamente. Cubra a tortinha que já está na geladeira com esta ganache e depois retorne para a geladeira por mais 30 minutos para firmar. No momento de servir desenforme a tortinha, polvilhe cacau em pó e enfeite com frutinhas da sua preferência. Rende 8 fatias pequenas.

Bom Apetite!

15 Comentários para “Tortinha bicolor de chocolate e ganache

  1. Marcel, pode apostar que ela fica boa sim, meu marido devorou inteira! hahaha. Mas a melhor parte é que ela não fica aquele doce enjoativo, sabe?
    Bjos

  2. Ana Luíza, eu uso aquele biscoito amanteigado de leite da Bauducco, sabe? Mas tem um da Nestle também que é delicioso.

    Rê, não é pesada não, e a cereja é a minha frutinha preferida, sempre que encontro eu compro. Mas nesta época só se encontra as importadas porque aqui elas aparecem a partir de novembro :(

    Beijos

  3. Marcia, acabei de ver que na sua pergunta ainda tinha a questão do chocolate em pó ser ou não a mesma coisa que o cacau em pó. Vou te responder: o cacau em pó é basicamente cacau sem nada de açúcar, o chocolate em pó é cacau com um pouco só de açúcar, podendo chegar no máximo a 50% de açúcar. Já o achocolatado (aquele que as crianças adoram) tem menos de 20% de cacau e o restante é açúcar e outros componentes químicos.

    Nesta receita é importante que seja utilizado o cacau em pó ou o chocolate em pó (com pouco ou zero açúcar)porque a receita leva mel que já tem um sabor doce bem acentuado.

    Espero ter te ajudado!
    Beijos

    • Oi Cláudia, já usei sim e também dá certo, desde que você monte a torta sobre a parte brilhante da folha. Eu unto com óleo porque fica mais fácil de deslizar e é bem pouquinho mesmo, questão de costume. Sabe como é né?
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *