Massa integral com brócolis, cogumelos e avelãs

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Aqui em casa nós amamos uma massinha, e este penne integral é um dos preferidos porque é uma massa integral saborosa e que combina com diversos tipos de molho. Dessa vez eu fiz um molho cheio de “verdes” deliciosos, e o resultado foi uma refeição leve, muito saborosa e nutritiva, sem deixar peso na consciência. Finalizei com um pouco de avelãs torradas rapidamente no forno. Eu gosto muito de finalizar alguns pratos com avelãs, nozes, castanhas, amêndoas, e a massa é um deles. Na minha opinião eles acrescentam ao prato um toque crocante que harmoniza muito bem com os outros ingredientes e aguça o paladar dos comensais, ou seja, pode apostar na finalização dos seus pratos com eles que você vai agregar muito mais sabor e graça. Esta é daquelas receitinhas do time ” receitas de 30 minutos”, ou seja, um verdadeiro coringa na sua cozinha.

Massa integral com brócolis, cogumelos e avelãs (para 2 pessoas)

Ingredientes:
300 gramas de massa integral do tipo penne
1/2 buquê de brócolis ninja
1 abobrinha pequena cortada em cubinhos pequenos
1/2 xícara de cogumelos paris fatiados
1 fio de azeite
1 dente de alho amassado
3 colheres de sopa de avelãs (ou amêndoas, ou nozes)
3 colheres de sopa de creme de leite light (ou iogurte)
1 pitada de açafrão da terra (cúrcuma)
pimenta moída a gosto
sal a gosto
 

Modo de Preparo: Numa frigideira aqueça o azeite e junte o alho. Refogue por alguns segundos e acrescente a abobrinha picada. Polvilhe o açafrão, um pouco de pimenta moída e sal. Reduza o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos, mexendo de vez em quando. Enquanto isso coloque a massa para cozinhar em água fervente abundante. Separe o brócolis em pequenos buquês e cozinhe no vapor ou no forno de microondas com 1 dedo de água no fundo da tigela até ficar macio. Leve as avelãs para tostar no forno numa assadeira em temperatura de 180º por 3 minutos. Depois de cozido junte o brócolis na frigideira da abobrinha, os cogumelos e salteie por 1 minuto.  Ajuste o sal, a pimenta e desligue. Acrescente o creme de leite ou iogurte na frigideira dos vegetais e misture bem. Escorra a massa já cozida al dente e cubra com o molho. Misture delicadamente e finalize com as avelãs. Sirva com queijo parmesão ou pecorino ralado na hora.

Bom Apetite!

Fabiana Pinfildi

7 Comentários para “Massa integral com brócolis, cogumelos e avelãs

    • Oi Aline, eu costumo comprar em lojas de produtos naturais, a granel, mas já usei a massa integral da marca Renata e achei muito boa.
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *