Fondue caseiro de chocolate

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Acabei de consultar a previsão do tempo e vi que o friozinho vai (finalmente) retornar a São Paulo neste final de semana, e que a próxima semana será de temperaturas mais baixas também. Já disse aqui diversas vezes que eu amo o frio né? E um dos motivos é a comida de inverno, ah, como comida de inverno é boa!! Geralmente são comidas bem quentes, confortantes e até calmantes. Uma das minhas (e do resto do mundo) comidinhas de inverno preferidas é o fondue, que além de ser uma opção prática e deliciosa tem todo um ritual para ser degustado, o que torna a ocasião um charme! Não acham? Há algum tempo que eu faço o meu próprio fondue de chocolate, desisti de comprar fondue de chocolate pronto porque nunca encontrei uma marca que não fosse tão amarga para o meu paladar. Ok, eu sei, o chic e o correto é que o fondue de chocolate seja amarguinho mesmo, mas que culpa eu tenho se o meu paladar para chocolate ainda é bem infantil e é mesmo do velho e bom chocolate ao leite que eu gosto??? (desculpa mundo!). Pois então, a receitinha desse meu amado fondue veio da minha mãe, pra variar, e é irresistível porque aqui “o pulo do gato” e que é o maior diferencial da receita é você personalizá-la adicionando a bebida que mais gostar. Eu vou sempre de licor de cereja (cherry brandy), que é pra mim a combinação perfeita num fondue de chocolate, mas pode ser conhaque, licor cítrico, enfim.

Fondue de Chocolate (para 8 pessoas)

Ingredientes:
500g de chocolate ao leite ou blend (20% amargo/ 80% ao leite) picado
1 caixinha de creme de leite
3 colheres de sopa de licor de cereja (ou conhaque)
Frutas frescas a gosto, cortadas em cubos
 

Uvas e morangos ficam deliciosos no fondue de chocolate

Modo de Preparo: Derreta o chocolate em banho maria e com o chocolate ainda quente misture o creme de leite e mexa. Vá acrescentando o licor (ou conhaque) aos poucos até ficar homogêneo. Passe a mistura para um rechaud com a chama mínima acesa e sirva com as frutas da sua preferência.

Dica esperta: Se puder use um rechaud de porcelana para o fondue de chocolate, ou use o tradicional mas com a chama mínima acesa pois o fogo forte pode queimar o chocolate e prejudicar o sabor.

Banana, kiwi e abacaxi também são frutas que combinam bem com fondue de chocolate

Bom Apetite!

Fabi :)

5 Comentários para “Fondue caseiro de chocolate

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *