Flemish Stew ou Carne de Panela à moda belga

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Esta receita deliciosa, incrível, fácil e cheia de glamour chegou pra mim lá da Bélgica, e foi enviada por uma amiga de infância muito querida, pessoa linda de viver, por dentro e por fora! A Pri é aquela menina sonhadora que vai em busca dos seus sonhos e é tão doce que você tem vontade de passar horas ouvindo as estórias dela. Um belo dia a Pri decidiu se aventurar em terras distantes e por obra do destino encontrou o seu príncipe encantado. O amor era tão forte e tão irreversível que a Pri, menina romântica que sempre foi, decidiu subir no cavalo branco do seu príncipe e se mudar com ele para a Bélgica, numa cidadezinha que era o perfeito retrato das estórias de príncipes e princesas, ou seja, o cenário mais adequado para uma estória de amor tão linda! Bom, mas príncipes e princesas também cozinham, vocês sabiam? E foi numa dessas idas à cozinha que o marido da Pri – que é belga  e entende muito de cerveja – preparou o Flemish Stew, um prato típico da culinária belga que consiste em uma belíssima carne de panela cozida na cerveja. Cerveja belga e forte, claro! Esta receita também é conhecida como Carbonnade Flamande, que é o nome dela em francês. A Pri então me enviou a receita e eu guardei com muito carinho, mas depois fui surpreendida no dia do meu casamento com 2 garrafas da melhor cerveja belga e um cartão lindo de chorar, enviados pela própria Pri, que infelizmente não pode estar presente, especialmente para que eu pudesse fazer o flemish stew em casa. Guardei as garrafinhas para preparar o prato numa data muito especial, e esta data foi o meu aniversário de casamento! Achei que era uma data perfeita para preparar um prato tão especial. Bom, mas vamos à receita porque é de derrubar qualquer amante da boa comida, realmente espetacular!

Flemish Stew (para 2 pessoas)

Ingredientes:
500g de miolo de alcatra cortado em cubos grandes
600ml de cerveja com alto teor alcoólico (de preferência belga)
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
1 fatia de pão preto
1 colher de sopa bem cheia de mostarda dijon (tem que ser forte)
1 xícara de chá de água
1 fio de azeite
2 folhas de louro
folhas de tomilho fresco
pimenta moída a gosto
sal a gosto

Modo de Preparo: Numa panela de pressão aqueça o azeite e refogue nele a cebola e o alho até a cebola ficar transparente. Junte a carne e frite bem para que sele de todos os lados. Quando a carne estiver selada (quando ela muda de cor, do vermelho para o bege claro, sem que você consiga enxergar nenhum ponto vermelho mais) cubra-a com a cerveja e a água. Adicione as folhas de louro, o tomilho, a pimenta e o sal (coloque pouco sal e ajuste ao final do cozimento). Por fim passe toda a mostarda na fatia de pão preto e mergulhe a fatia na cerveja com a carne, com a mostarda voltada para baixo. Tampe a panela e cozinhe em fogo médio. Depois que a panela pegar pressão cozinhe por 30 minutos e desligue. Ajuste o sal se for necessário. Sirva bem quente com batatas rústicas, purê de batatas ou batatas souté. Também fica muito bom acompanhado de arroz.

*** AMEI a dica de usar uma fatia de pão para engrossar o caldo da carne. Desta forma o uso da farinha de trigo ou do amido é desnecessário. Vamos combinar que é bem mais prático e não tem como errar!

Eu fiz batatas rústicas para acompanhar o Flemish Stew, e de fato a receita combina muito com batatas. Dessa vez fiz as batatas apenas com azeite, sal e alecrim. A receita das batatas rústicas eu já dei>>>>>>>> AQUI

Esta foi a cerveja que a Pri mandou de presente e que eu usei no preparo da receita. Hoje você pode encontrar cervejas belga em grandes supermercados ou em casas especializadas.

DICA ESPERTA!

Se você quiser acompanhar as aventuras da Pri, que hoje está morando na Suécia, basta segui-la em seu blog, o Nalgum Canto, onde ela conta todas as suas aventuras e curiosidades sobre os lugares pelos quais já passou na vida, e mais especificamente sobre a Suécia. Vale muito a pena ler o blog dela, a Pri escreve lindamente e é capaz de te transportar para qualquer lugar do mundo com as suas estórias. Duvida? Corre lá pra conferir então!

Bom Apetite!

Fabiana Pinfildi

11 Comentários para “Flemish Stew ou Carne de Panela à moda belga

  1. Fáaaaaaaaaaaaa!!! Que lindo!!! Tenho certeza de que, nas suas mãos, a receita ganhou um toque ainda mais especial e ficou MARAVILHOSA! Já que não pude estar presente no DIA do seu casamento, participei, de algum jeito, da comemoração do primeiro aniversário… Estou muito feliz por isso! Adorei a história da minha vida, kkk… Prometo que agora vou arrumar uma receita VIKING da Suécia pra você fazer!!! rsrsrs… Um beijo enorme, cheio de amor!!!

    • Pri, você merece querida! Ah, a receita já era perfeita, só dei uma caprichada porque a cerveja era muito especial! hahahah
      Beijos! <3

  2. Olá, Fabiana! Caí de paraquedas aqui (procurando no google receitas com arroz negro), seu blog é viciante, as receitas são muito interessantes mesmo!
    Adorei encontrar a receita de CARBONADE FLAMANDE, quando estive na Bélgica comi algumas vezes e só fazia falta um arrozinho branco pra molhar com esse molho…
    Já havia copiado algumas receitas de um site francês, com poucas variações, mas ainda não experimentei – vou ver se me animo a testar a sua na semana que vem!
    Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *