Torta Express com massa phyllo

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Gente, esta tortinha incrivelmente fácil de fazer e ultra prática pode ser recheada do que você quiser na verdade, basta ter o ingrediente fundamental: a massa phyllo, que é aquela massa bem fininha semelhante a uma folha de papel, comprada pronta. Pois bem, eu amo fazer tortinhas de recheios variados com esta massa, principalmente quando me falta energia e vontade de cozinhar – sim queridos, vocês acham que euzinha aqui às vezes também não fico com preguiça da cozinha? Acontece com todo mundo. Então, esta tortinha aí da foto foi muito fácil de fazer. Usei purê de abóbora cabotiá, folhas de espinafre e queijos variados – sabe aqueles pedaços de queijo que vão ficando na geladeira? – que ralei na hora. Vou explicar pra vocês e depois vocês podem variar o recheio com o que mais gostarem, até aquele purê de batatas que sobrou do almoço pode virar uma deliciosa tortinha no jantar, olha só como funciona:
 
Torta Express com massa phyllo
(para 2 pessoas)
 
Ingredientes:
4 quadrados de massa phyllo de aproximadamente 30cm x 30cm
1 xícara de chá de purê de abóbora cabotiá (cozinhe a abóbora, amasse e tempere com sal, pimenta e azeite)
1 xícara de chá de folhas de espinafre
1 xícara de chá de queijos variados ralado na parte maior do ralador
2 colheres de sopa de sementes de abóbora (ou gergelim, ou castanha, ou nozes)
1 colher de sopa de manteiga derretida
1 ramo de tomilho
1 fio de azeite
sal e pimenta moídos a gosto
Modo de Preparo: Forre uma assadeira de 20cm com papel manteiga deixando sobrar papel nas bordas. Coloque a primeira camada de massa phyllo, pincele manteiga derretida, polvilhe sal e pimenta. Sobre a primeira camada de massa coloque a segunda camada e pincele manteiga, polvilhe pimenta e sal e cubra com a terceira camada de massa. Ajeite as massas da base bem no centro da assadeira de modo que sobre massa nas bordas, vá deixando as bordas da massa caindo para fora da assadeira, não dobre por enquanto. Cubra a base da torta com o purê de abóbora e depois com as folhas de espinafre. Por fim distribua o queijo ralado e polvilhe as sementes que estiver usando (ou nozes picadas). Regue com azeite, polvilhe um pouco de sal e pimenta e cubra com as bordas que estão sobrando nas laterais da assadeira. Sobre as bordas coloque o ramo de tomilho. Pincele com manteiga derretida e depois cubra com a última parte da massa. Regue com mais um fio de azeite (para dourar a massa) e leve ao forno pré-aquecido em 180º por 30 minutos. Sirva cortada em pedaços e acompanhada de arroz ou salada.
Bom Apetite!
ATENÇÃO: Hoje é o último dia para participar do Concurso Cultural Tirolez/ Figos & Funghis. Clique AQUI e saiba como!
 
Fabiana Pinfildi

 

8 Comentários para “Torta Express com massa phyllo

  1. Fabiana do céu, que receita é essa…salivei aqui agora.
    Não tem jeito vou copiar e fazer, é a única maneira de sentir a combinação desses sabores.
    Parece ser bem simples o manuseio dessa massa phyllo, né…e se encontra facilmente no super mercado?
    Pergunto isso pois com a massa folhada congelada tenho apanhado…rs!

    Bjuss!!!

  2. Rachel, o manuseio da massa é bem simples sim. Você encontra a massa phyllo nos grandes supermercados, e existe da mesma marca que da massa folhada.
    Beijos

  3. Ainda não usei essa massa, mas adoro novidades.
    Agora o Naco já está em outra plataforma, depois de muito trabalho que dá pra fazer essas mudanças. O marido me ajudou nessa tarefa.
    Para continuar recebendo as atualizações do blog, favor alterar a URL, ok?
    http://www.nacozinhabrasil.com

    Venha tomar um cafezinho bem quente, porque aqui ontem ficou em -0,5°, mas a sensação térmica foi bem pior…
    Bjs.

  4. Fabi, amei os ingredientes! Estou à espera da hora do lanche e passeando por blogs de culinária… que tortura, rsrsrsrs! Deve ter ficado deliciosa essa torta, nham, nham! Bjs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *