Sopa de Lentilha com Ovo poché

terça-feira, 28 de junho de 2011

Gente, aqui em São Paulo anda fazendo um frio de gelar os ossos, e nesses dias pra mim é inevitável pensar em sopas quentinhas, fumegantes, aquecedor ligado e mantinha à noite. E tem coisa melhor do que se ajeitar na frente do sofá embrulhada numa mantinha deliciosa e com uma cumbuca de sopa quentinha na mão? Não né? Então, foi numa dessas noites que a fome bateu e eu fui pra cozinha fazer esta sopinha simples e básica de lentilhas. O charme fica por conta do ovo poché servido sobre a sopa, que dá um colorido todo especial e confere ao prato um toque de sofisticação. E vamos concordar que ovo poché tem tudo a ver com sopas, não é não? Ah, não precisa ter medo de fazer ovos poché em casa, é muito mais fácil do que você imagina, e basta seguir os passos abaixo que você não vai errar. Promete que tenta?
 
Sopa de Lentilhas com Ovo Poché
(para 1 pessoa)
 
Ingredientes:
1/2 xícara de chá de lentilhas
2 dentes de alho picadinhos
1 cubo de caldo de legumes (ou 1 litro de caldo caseiro de legumes)
1 litro de água (se estiver usando o caldo em cubo)
sal a gosto
2 fatias de bacon 
 
Ovo poché:
1 ovo inteiro
1 colher de sopa de vinagre
1 pitada de sal
 
Modo de Preparo: Numa panela leve ao fogo o caldo de legumes ou a água, o caldo de legumes e as lentilhas até ferver. Quando ferver junte o alho picado e reduza o fogo. Numa frigideira a parte doure bem as fatias de bacon, escorra num papel absorvente retirando o máximo de gordura que conseguir e junte na sopa.  Com a panela semi tampada cozinhe a sopa por 20 minutos em fogo baixo. Quando estiver pronta ajuste o sal, desligue e sirva com o ovo poché.
 
Ovo Poché: Numa panela pequena leve água para ferver e assim que levantar a ebulição reduza o fogo para o mínimo. Junte o vinagre, a pitada de sal e com uma colher faça movimentos circulares junto à borda da panela fazendo com que se forme um pequeno buraco no centro. Quebre o ovo numa xícara e quando perceber que o buraco está “estável” despeje o ovo quebrado bem no centro dele. Com muito cuidado vá ajeitando com uma colher a clara que ficar espalhada para o centro do ovo, sobre a gema. Cozinhe em fogo baixo por 3 minutos se gostar da gema mole e por 6 minutos se gostar dela mais dura. 
 
 
 
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi
 

11 Comentários para “Sopa de Lentilha com Ovo poché

  1. Fabi, adoro lentilhas com ovo!! Acho que combina bem, não é? Comia uma sopinha assim agora mesmo… hihihi já estou com fome!
    bjs

  2. Tens toda a razão o ovo poché faz toda a diferença. Vou experimentar na açorda de coentros vai fazer sucesso cá por casa, obrigada pela partilha

  3. Hum esse post era o que eu precisa, sem nem saber! Estou com umas lentilhas du Puy, que usei para outra receita, e não sabia o que fazer com elas… Receita copiada e vai ser colocada em prático logo, logo! Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *