Rosbife de Filet Mignon com Creme de Milho

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Oi queridos! Como passaram de feriadão? Eu devo desculpas a vocês porque como fui passar uns dias na casa dos meus pais fiquei curtindo a família e os amigos e tirei uma “folguinha” aqui do blog, mas não sumi não, estou de volta  cheia de receitas novas e lindas para esta semana, com a participação da minha mãe, claro! Gente, mesmo estando dodói e com uma gripe assustadora a coitadinha faz delícias para nos esperar, e olha que nem doente ela perde a mão maravilhosa de cozinheira! Rolou até uma noite de fondue e depois vou mostrar tudo aqui pra vocês. Para começar a semana trouxe hoje a receita do Rosbife de Filet Mignon da D. Letícia, que ficou uma loucura de bom! Como acompanhamento um simples arroz com açafrão (cúrcuma) e um creme de milho perfeito! Comidinha de mãe, uma refeição saudável, nutritiva e completa pra deixar a dieta da semana bem balanceada. A receita até pode parecer complicada e trabalhosa, mas não é não, é bem fácil de fazer e as etapas são simples e rápidas. O resultado é um rosbife macio, tenro e muito suculento. Tenho certeza que irão gostar.

 
Rosbife de Filet Mignon com Creme de Milho
(para 6 pessoas)
 
Ingredientes:
1 peça de 1,2kg de filet mignon (se preferir divida em 2 peças)
80g de bacon em fatias finas 
sal a gosto
pimenta do reino moída a gosto
alecrim fresco
barbante para amarrar a carne

Creme de Milho:
1 lata de milho verde escorrida
500ml de leite desnatado
1 e 1/2 colher da sopa amido de milho
1 colher de sopa de manteiga
sal a gosto
noz moscada a gosto
 
Modo de Preparo do Filet: Pré-aqueça o forno em 200º. Envolva a peça de filet ainda crua com as fatias de bacon e amarre com um barbante, dando um nó a cada volta para que não se solte. Coloque uma panela no fogão e deixe ficar bem quente. Leve a carne já envolta no bacon e amarrada para selar nesta panela e deixe dourar bem de todos os lados. Depois retire a carne da panela e embrulhe em papel alumínio. Leve ao forno por 20 minutos. Passado esse tempo retire a carne do forno, abra o papel, polvilhe pimenta moída na hora, sal e disponha ramos de alecrim sobre a carne. Regue a carne com o caldo. Retorne a carne ao forno e asse por mais 20 minutos.  Depois desligue o forno, deixe a carne descansar por 30 minutos. Retire o barbante e as fatias de bacon, reservando o caldo que se formou na assadeira. Fatie a carne com uma faca bem afiada em fatias finas e depois regue com o molho reservado. Sirva com creme de milho. Se quiser deixar o molho da carne mais encorpado basta cozinhá-lo em fogo baixo por 15 minutos, desta forma o caldo irá reduzir formando um molho mais espesso. Depois você pode aproveitar as fatias de bacon para outras receitas, como sopas, por exemplo.

Creme de Milho:

1 lata de milho verde escorrida
500ml de leite desnatado
1 e 1/2 colher da sopa amido de milho
1 colher de sopa de manteiga
sal a gosto
noz moscada a gosto
Modo de Preparo – creme de milho: Bata no liquidificador o milho com a mesma medida de leite (reservando o restante do leite). A ideia é deixar o milho ainda em pedaços, então a etapa do liquidificador é rápida. Numa panela aqueça a manteiga e junte o milho batido com o leite. Mexa em fogo baixo por 5 minutos e acrescente o restante do leite já misturado com o amido de milho. Continue mexendo em fogo baixo até engrossar. Por fim ajuste o sal, polvilhe a noz moscada a gosto e desligue. Sirva bem quente.

 

Dica: Este rosbife ficou ao ponto, mas se você gosta dele rosado por dentro – as vezes eu faço assim bem rosado – basta deixá-lo por apenas 15 minutos na primeira etapa de forno, e 10 minutos na segunda. O tempo de descanso é o mesmo, e é importante para que a carne mantenha o suco retido nela, se fatiá-la antes e ainda quente todo o suco vai se desprender. 

 

 
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi

16 Comentários para “Rosbife de Filet Mignon com Creme de Milho

  1. hummm.Fabi..esa carne tá demais…parabens a sua mãe..eo creme de milho verde é tudo de bom..ontem mesmo..fiz e ainda não postei!!!!..com frango..amo..bjus..

  2. Nossa Fabi deu água na boca. Lindo ficou seu prato. Parabéns!!!
    Realmente aquele video da picanha é bom demais, demorei pra postar pra dar um bom tempo. Bjókas e uma ótima semana

  3. Gente, creme de milho todo mundo faz e não tem segredo, o rosbife é tranquilo de fazer também…mas cá pra nós comida de mãe tem um charme todo especial né?
    Obrigada pelos elogios, minha mãe vai adorar.
    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *