Risotto de Alcachofra do Jamie para o Dia dos Namorados

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Espero que todos tenham tido um lindo dia dos namorados, ainda que tenha sido desfrutado ao lado de familiares ou amigos, afinal de contas o importante é celebrar o amor, o que torna a data apenas uma desculpa a mais, é claro! Celebrar o amor é bom sempre, em qualquer ocasião e sem necessidade de um grande motivo ou datas específicas, mas apenas o principal deles: amar! De qualquer jeito nós aproveitamos o embalo da data criada em benefício do comércio para dar e receber mimos e agrados. Temos que confessar que o “clima de dia dos namorados” generalizado que paira sobre este lado do mundo é de fato muito encantador e delicioso, não é mesmo? Bom, quem passou por aqui ontem pode perceber – aliás, muito obrigada pelas mensagens de carinho <3, vocês são todos lindos! – que pra mim ontem não foi só o dia dos namorados, mas a comemoração do primeiro ano de uma vida em comum. O carinho mais precioso que pode existir na minha opinião, que se possa fazer por alguém é cozinhar especialmente para aquela (ou aquelas) pessoas! Enxergo o ato de cozinhar como um imenso prazer e relaxamento sim, mas acima de tudo como um grande ato de amor, seja amor por nós mesmos, pelo nosso corpo, pelo nosso marido, pai, mãe, irmãos, filhos, enfim, cozinhar é, desde o tempo de nossas avós e bisavós uma das melhores formas de se demonstrar amor! E então, como não podia ser diferente, lá foi ela e preparou um risotto para o seu amor, ou melhor, um lindo risotto para o seu lindo amor! Divido agora este grande amor com vocês, espero que gostem…
Risotto ai carciofi
risoto de alcachofra – levemente adaptado do livro “A Itália de Jamie”, de Jamie Oliver
(para 2 pessoas)
 
Ingredientes:
6 corações de alcachofra (usei 10 corações de alcachofra em conserva de azeite)
raspas da casca e suco de 1 limão siciliano (usei 1/2 para 2 pessoas)
1 xícara de arroz arbóreo
1/2 taça de vinho branco seco
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola descascada e bem picada
2 dentes de alho descascados e picados
70g de manteiga sem sal
sal e pimenta moída na hora a gosto
120g de queijo parmesão ralado na hora (usei pecorino)
1 punhado pequeno de folhas de hortelã fresca
azeite extra virgem quanto baste
algumas folhas de manjericão roxo para enfeitar
1 litro de caldo de galinha ou legumes
 
Modo de Preparo: Numa panela wok ou outra que você goste para fazer risottos aqueça 2 colheres de azeite com metade da manteiga e em fogo baixo refogue a cebola picada e o alho até murcharem e ficarem branquinhos. Polvilhe um pouco de sal. Enquanto isso mantenha o caldo bem aquecido numa panela separada. Adicione o arroz, aumente o fogo e dê uma boa fritada no arroz até que ele comece a ficar com a borda transparente. Nesse momento acrescente o vinho branco seco e aguarde o aroma do álcool evaporar. Quando o vinho começar a secar junte 2 boas conchas de caldo e mexa até começar a secar, vá adicionando as conchas uma a uma, sempre que uma porção de caldo secar coloque mais e vá mexendo. Separe 3 corações de alcachofra para a apresentação do prato fazendo assim: corte-as ao meio no comprimento, regue com o suco de limão, as raspas, a hortelã rasgada, polvilhe um pouco de sal, pimenta moída e bastante azeite. Deixe descansar enquanto termina o risotto. Volte ao risotto, pique os corações de alcachofra restantes e incorpore-os ao risotto quando perceber que o arroz está quase no ponto, ou seja, cremoso e “al dente”. Quando o arroz estiver no ponto ajuste a pimenta e o sal, rale metade do queijo dentro dele, adicione a manteiga, mexa delicadamente, desligue o fogo e tampe a panela deixando o arroz descansar por 2 minutos. Depois desse tempo distribua o risotto nos pratos, enfeite com as alcachofras partidas ao meio e por fim regue com o molho das alcachofras e salpique queijo ralado. Enfeite com as folhinhas de manjericão roxo. Sirva com um vinho branco seco bem gelado.
 
 
 
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi 

7 Comentários para “Risotto de Alcachofra do Jamie para o Dia dos Namorados

  1. Fabi, que prato belíssimo!
    E parabéns pelo primeiro ano de casada!
    Eu vou fazer 3 e cada ano que passa parece melhor!

    Um grande bjo,
    Dani

  2. Fabi, concordo com você, cozinhar é um ato de amor…ao companheiro, aos amigos e sobretudo a nós mesmos!! Como faz bem, né??!! Na sexta feira fiz sua receitinha de sopa de couve-flor, quando falei que ia fazer , o maridão torceu o nariz, mas ao provar e notar a delicadeza do sabor, mudou de ideia e ganhei muitos elogios!!rsr
    A receita de hoje está linda!!
    Bjooos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *