Peixe Thai

quinta-feira, 02 de junho de 2011

Vocês já conhecem a minha “quedinha” pela comida thailandesa né? Então, eu estava com um lindo filet de merluza em casa, super fresco e não queria fazer assado já que na maioria das vezes o peixe em casa é assado. Estava meio enjoada de fazer peixe assado, queria variar, precisava de algo mais quente, que seduzisse o meu paladar e preenchesse a minha noite fria ao lado de uma deliciosa taça de vinho. E para esses momentos eu me lembro imediatamente dos meus livros de culinária thailandesa, cheios de delícias suculentas e apimentadas bem do jeito que eu gosto. Depois de folhear os livros me decidi por fazer o peixe ensopado, quase como uma moqueca, mas para reduzir as calorias ignorei propositalmente o leite de coco e enriqueci o peixe com palmito, cogumelo e outras delícias. Não posso dizer que a receita foi tirada do livro já que no final das contas ficou bem diferente, mas como a essência é a mesma digamos que eu me inspirei em algumas receitas dele, juntei todas na mesma panela e o resultado foi exatamente como eu esperava. Como é bom descobrir o que seu estômago deseja né? Ah, e olha só que boa notícia: a receita toda não chega a atingir os 30 minutos de tempo de preparo, pode ser a sua salvação para aquele jantar não programado, tenho certeza que vai fazer um super sucesso.
 
Peixe ensopado ao estilo Thai
(para 2 pessoas)
 
Ingredientes:
500g de peixe branco cortado em cubos grandes (usei merluza)
2 tomates cortados em cubos
1 cebola grande cortada em meia-lua
10 cogumelos paris (pode substituir por champignon em conserva)
5 palmitos cortados em pedaços
1/2 xícara de chá de vinho branco seco
1/2 xícara de chá de água
1 colher de sopa de curry em pasta (pode substituir por curry em pó)
1 pitada de pimenta calabresa
1 colher de sopa de conserva de pimenta dedo-de-moça (opcional)
3 colheres de sopa de salsa fresca picada
2 colheres de sopa de azeite
 
Para temperar o peixe:
suco de 1 limão tahiti
pimenta branca moída
1 colher de café de sal
 
Modo de Preparo: Tempere o peixe com metade do suco de limão, pimenta e sal. Numa panela funda aqueça o azeite e doure os cubos de peixe dos dois lados, virando com cuidado para não desmanchar – se tiver uma panela wok ela é ideal para este tipo de receita – Em seguida regue o peixe com o vinho branco e cubra com a cebola, o tomate, o palmito e os cogumelos. Espere o álcool evaporar e acrescente o curry e a água. Reduza o fogo e tampe a panela, deixando cozinhar por 10 minutos. Abra a panela, regue com a outra metade do suco de limão, ajuste o sal se necessário e acrescente as pimentas. Com a panela destampada cozinhe por mais 5 minutos, salpique a salsa fresca, desligue em seguida. Sirva sobre arroz com açafrão. 
 
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi

12 Comentários para “Peixe Thai

  1. Fábs, vim visitar o Figos perto da hora do almoço – agora fiquei com lombriga…hahahah
    To com fome por sua culpa..rs

    Bjoca, saudade!

  2. Que coincidência, fiz um franguinho ontem no jantar bem parecido com este. Nunca testei com peixe, que também é sempre assado. Adorei o prato!
    beijos

  3. Para quem não entendeu o comentário da Anne, que é da Turquia, eu pesquisei no tradutor e a frase que me traduziram foi a seguinte:
    "Olá muito delicioso é constante.Feito à mão saúde..Sevgilerrr.."

    Fiquei curiosa e fui pesquisar porque nunca tinha recebido um comentário em turco antes…hahaha, chic né?

    Beijos,
    Fabi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *