O mal de todos os blogs…

terça-feira, 14 de junho de 2011

Pois é, tenho um assunto muito chato pra dividir com vocês hoje: o plágio que a maioria dos blogs sérios e honestos sofrem de todos os lados. Sim, eu disse TODOS os lados, outros blogs, sites diversos, revistas e afins. A utilização de seus textos ou imagens por alguém que respeita seu trabalho e lhe dá os créditos é muito bem vinda e traz reconhecimento, afinal de contas estão divulgando um conteúdo que você produziu lhe dando todos os créditos, que são seus por direito. Mas infelizmente muitas pessoas não tem esta noção e copiam na cara dura os seus textos (ainda que sejam fragmentos dele, você que escreveu é capaz de reconhecê-lo), suas fotos, e até as coisas mais banais que você exponha. Já testemunhei plágio contra vários blogs amigos, e realmente isso gera um mal estar bem desagradável.
Eu já me deparei com muitas fotos e trechos de textos escritos por mim em alguns sites e blogs por aí, e sem nenhum crédito. Geralmente a postura que eu adoto é: num primeiro contato aviso gentilmente ao cidadão que aquele texto ou imagem foram criados por mim e que por este motivo ele teria a opção de manter o texto ou foto e mencionar a fonte (nada mais justo, certo?) ou retirar a foto ou texto se não quisesse dar os créditos. Bom, felizmente até hoje eu consegui ser atendida, mas o que eu gostaria de contar pra vocês é que dia desses estava eu on line no meu próprio Facebook quando de repente me deparo no mural com uma foto MINHA publicada por OUTRA PESSOA dizendo que aquele prato tinha acabado de “sair da cozinha” e que os clientes estavam adorando! E os comentários “bombando” porque a foto estava mesmo bem apetitosa, até fumaça tinha. Gente, como assim? Aquele prato era eu quem tinha feito, aquela foto foi o meu amigo que tirou na minha frente há quase um ano atrás. Então como é que aquele prato tinha acabado de sair da cozinha? Puxa vida, o mais lamentável nesse caso é que a pessoa que estava divulgando era um chef de cozinha, que estudou, teve instrução, educação, tem acesso às informações e jamais poderia cometer um deslize como este. Gente, não é porque eu não sou chef de cozinha que a minha comida vale mais ou menos que a de outras pessoas, e muito menos significa que por não ser chef minhas fotos podem ser plagiadas para ilustrar receitas de outras pessoas, sejam elas profissionais ou não. Acho absurda, ridícula e preconceituosa essa postura de muitos que julgam que apenas chefs diplomados sabem cozinhar bem e que aqueles que não possuem “o tal diploma” podem até ser desrespeitados e plagiados. “Hello everybody“, isso já acabou há muito tempo, não vamos nos esquecer que no tempo das nossas avós e bisavós os cursos profissionais sequer existiam, ou se existiam eram bem escassos e caros! E mesmo assim, alguém aqui se atreve a dizer que comida de “nonna” é ruim? Olha só, este plágio que eu sofri dentro de uma rede social e por pessoas da minha própria lista de “amigos” é a maior prova de que comida de blogueiro é boa sim! E é tão boa, mas tão boa que até profissional copia! 
É claro que eu não quero generalizar e polemizar, existem muitos profissionais corretos e muitíssimo talentosos que não precisam plagiar, e que por amarem comida sabem que não é preciso ter um documento que diga que você sabe cozinhar para que as pessoas acreditem nisso. Cozinhar bem, como eu já disse aqui outras vezes, depende principalmente de AMOR. Temos muitos exemplos disso aqui dentro do nosso país mesmo, pessoas sem curso profissional que fizeram fama e carreira sólida sem nunca ter sentado num banco ou empunhado uma faca em um curso profissional.
Portanto meus caros,  chega de desrespeito, chega de silêncio, o meu protesto está feito e gostaria que vocês se juntassem a mim contra o plágio. Se virem alguma foto de algum blog que vocês gostem e perceberem que quem publicou não deu os créditos avise, proteste, comunique ao blogueiro que criou aquele conteúdo. Direitos autorais devem ser respeitados sem qualquer distinção!
 
Me desculpem pelo desabafo, mas achei que não tinha o direito de ficar quieta, afinal muitas pessoas são enganadas com atitudes desse tipo. Imagina se você fosse o cliente deste estabelecimento que publica fotos “dos pratos que saem da cozinha”? 
 
Fabi 
 
 
Ilustração: google images
 

35 Comentários para “O mal de todos os blogs…

  1. É isso ai filha querida !!!! Você é uma guerreira estou com vc sempre,lute e brigue por todos os seus direitos! Parabéns ,orgulho de vc !!

  2. Fabi, esse é sempre um assunto azedo e infelizmente bem recorrente. Acho que é uma questão de caráter: há quem tenha e quem não tenha, não importa instrução, classe social… quem copia sem dar créditos sabe muito bem o que está fazendo – e o pior, não se importa em roubar o trabalho de outrem.
    Força aí!
    beijos

  3. Faby, Vc tem toda razão de fazer esse manifesto. O mérito de suas fotos (lindas) e receitas (deliciosas) é todo seu e deve ser respeitado.bjs

  4. Até hoje não consigo entender a dinâmica do raciocínio de quem plagia (ou copia). Pra mim é como aquela pessoa que de dia rouba o vestido de alguém para à noite usar na festa da mesma pessoa de quem ela roubou.
    Não faz sentido, é óbvio que mais cedo ou mais tarde alguém irá descobrir que aquilo não lhe pertence e vai ficar muito pior pra imagem dele.
    O cara rouba da blogosfera pra usar na própria blogosfera. Parece papo de louco, concorda?
    Enfim, se todos tivessem respeito com o trabalho dos outros viveríamos muito melhor!
    Paciência…

  5. Fabi, cada vez te admiro mais pela sua coragem e talento.
    vc esta certa, comida de blogueiro tem muita qualidade, fotos e textos são na grande maioria da vezes muito bem feitas e elaboradas, isto sem falar que ninguem deve dizer que uma receita ou foto é sua, sem de fato ser. compartilho cada linha desta sua postagem e gostaria de sugerir uma blogagem coletiva com este logo, o que vc acha..bjs

  6. Meninas, muito obrigada pelo apoio de vocês, concordo com tudo o que foi dito nos comentários: é sim questão de caráter, não dá mesmo pra entender o raciocínio de quem faz, não dá pra aceitar e sim, nossa comida tem muito valor!
    Ângela, gostei da sua sugestão, vou pensar um pouquinho em como fazer e te chamo!
    Beijos!

  7. Fabi,
    Desabafe sempre!! Eu parei de "seguir" minhas fotos e textos para não me aborrecer… Cada dia que passa as pessoas ficam mais abusadas e acham que o que encontram pela internet, sejam textos ou imagens, não têm dono!
    bjs e força!! Veja pelo lado positivo – se copiaram é porque seu trabalho é muito bom!

  8. Acho que podemos iniciar o movimento Stop Plágio colocando esse selo em nosos blogs e criando uma "rede de vigilantes" de blogueiros em alerta e dispostos a dedurar os plagiadores, o que acha?

  9. Já sigo o seu blog há muito tempo, porque gosto bastante, mas nunca tinha comentado, foi hoje a 1ª vez.
    E é para lhe dar os parabéns pelo post, tenho muita pena que haja tanta gente sem carácter, nem respeito pelos outros. E mais dia menos dia todos são descobertos, não vale a pena o plágio.
    Um beijinho

  10. Fabi, vejo muito disso por ai…Se eu fosse você divulgaria o blog e nome desses que plagiam, para passarem vergonha. Até para a gente conhecer melhor estas pessoas, quem é serio e quem não é.

    Bjos, Dani :)

  11. Fabi tu está certinha. Tem que fazer barulho mesmo, se ficar quieta vão fazer sempre e sempre.Amei o final "e se fosse você o cliente…"? Isso faz com que as pessoas reflitam sobre o problema que não prejudica só quem sofre,mas os clientes deste lugar também que compram gato por lebre…kkkk

  12. Fabi! Tenha meu total apoio!! Falta de caráter é realmente um problema que independe de classe social ou formação profissional! A internet nos proporciona muitas coisas boas, mas infelizmente algumas coisas ruins vem na brincadeira. O importante é não ficar quieta quando isso acontecer! Vc é uma mulher de muito talento e tbm mto querida!
    Muita força pra vc!
    Boa semana!
    Bjs Fe

  13. infelizmente amiga acontece tanto…mas vamso vendo e dizendo uma sàs outras minha querida,fizeste bem em desabafar…bjokinhass

  14. Um asbsurdo! Apoiada! Tem sempre alguma receita do Figos e Funghis no meu blog, mas sempre com os devidos créditos, pois só coloco lá quem admiro e por isso indico aos meus queridos, para que conheçam as maravilhas que você coloca aqui. Parabéns!

  15. Fabi, é muito chato mesmo quando isso acontece, pq a gente se dedicando tanto ao blog, faz comidinhas com amor, tira foto, publica na maior boa vontade, na maior consideraão com as pessoas que são suas seguidoras e ve algo assim deve ser de dor mesmo. Vc fez muito bem em não se calar.

    Bjs

    Andreia Braga

  16. Fabi, você está certa de fazer isso! Temos que fazer barulho e nos manifestar contra o plágio! Conheço alguns blogs que simplesmente saem copiando receitas e fotos e divulgam como deles…assim é fácil ter blog né! Isso é um total desrespeito a nós, que temos um blog mas temos um trabalho, temos que pensar na receita, comprar ingredientes, fazer as fotos, enfim se dedicar para que o resultado seja satisfatório ,então nada mais justo do que os crédito serem de quem lhes é de direito! Se a gente ficar calado é pior… Poderiamos como foi sugerido criar um lista com estes blogs que agem de má fé!

    No mais, sempre acompanho suas receitas e adoro todas! Parabéns pelo post!
    Beijos, Tereza
    Cozinha Perfumada

  17. Oi Fabi, o pior que não é só você que passa por isso. Uma vez li a mesma queixa no blog da Kris ''Cozinhando pra relaxar'' e deram uma sugestão pra ela que achei interessante, de colocar a sua assinatura na foto, vc sabe fazer isso? Ao menos as fotos serão protegidas. Bj

  18. Fabi, to contigo, já aconteceu duas vezes comigo, lembro até hoje, fiz um peixe empanado no fubá dentro de um papel pardo, toalhinha bonitinha, e a foto sem credito nenhum em site culinario, fiquei revoltada, poxa todo trabalho que temos pra roubarem nossas fotos, receitas e principalmente os créditos. rsrsrsrrsr,
    bjs
    Paula

  19. Oi Fabi…é o fim da picada mesmo é de ficar indignada , pior que não tem o que fazer pq de gente sem noção a rede ta cheia…
    Parabéns pelos 1000 seguidores :) bjs eloise

  20. é Fabi…estou comvc nesse assunto sempre!!e..sei bem o que é isso!!já vi fotos e receitas postadas por mim em varios sites..a gente perde até o estimulo em fazer êse trabalho!!por que é um trabalho sim..é horrivel o que fazem..é falta de etica ..de carater….falta de tudo quem age dese modo..fico "P"! da vida..cada vez que leio essas coisas..mas..se a gente não coloca a boca no mundo..fica assim..e mesmo colocando!!!..vai existir pessoas sem carater usando o nosso trabalho..amei seu texto..bjo grande..li

  21. O pior é que tem gente muitoooo cara de pau!
    Acabei de notar que cehou aos 1000 seguidores, parabéns, não deve ser a toa. sigo muitas receitas suas e faço questão de dizer que receita de blogueira é real, é boa e deve ser compartilhada, ainda mais qdo se cria uma rede, mas peraí! Copiar prato e dizer que foi seu? Como assim?
    Bem, batatas murradas….hahaha adorei o link anterior, tem tudo a ver com sentimento deste link!
    Respira e…. desabafa mesmo!
    bjs

  22. Você está corretíssima!
    Seu blog é ótimo! Sempre pego umas receitinhas daqui e são uma delícia.
    Qualquer tipo de manifestação criativa deve ser respeitada.
    Beijos.

  23. Mto bom esse protesto Fabi! Já diz o velho ditado: QUEM SABE FAZ, QUEM NÃO SABE, COPIA…Plágios existem em tds os assuntos, e são sempre difíceis de serem digeridos!!! Meu marido escreve artigos, e volta e meia encontramos trechos e até cópias exatas do que ele escreve, em sites concorrentes. E as pessoas ainda têm a cara de pau de dizer que apenas leram, sintetizaram, e resumiram da própria cabeça (hã?!?!?!). Enfim, não tem dignidade nenhuma, nem profissionalismo, não citam qualquer fonte. Mas quem cria, sabe que é capaz de superar, de sempre estar à frente de quem copia. Siga adiante, tá! Sabendo que é muito melhor do que muitos chefs renomados e famosos por aí! Grd abraço!

  24. Querida, eu total assino embaixo do que você disse, é uma falta de respeito né, porque eu acho isso além de falta de consideração uma baita falta de respeito.
    Tô contigo!
    Beijos

  25. Oi Fabi,

    Sou nova na blogosfera e ainda não sofri, ou vivenciei, qualquer tipo de plágio.

    Mas vamos combinar que plágio é feio em qualquer ambiente. Então, se quiser utilizar fotos ou parte dos textos de blogs, é só dar os créditos, como a Fabi falou aí em cima… É tão simples e educado!

    Bjos,
    Sâmia

  26. Faby, infelizmente isso vai acontecer, mas o que tenho feito para não deixar tão fácil é assinar todas as minhas fotos. Já vi foto minha em outros blogs, como se fosse do blogueiro, mas com a minha assinatura, Gourmandisme, estampada na foto. No mínimo, ficou ridículo para quem copiou.
    Beijos e parabéns pelo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *