Lagarto Recheado ao molho de vinho branco

quinta-feira, 16 de junho de 2011

O lagarto recheado é uma receita muito conhecida e podemos dizer que é até tradicional. Eu acho esta receita muito boa porque é bem prática já que pode ser preparada na panela de pressão, é fácil de fazer e fica uma verdadeira delícia. O recheio você faz do que quiser, na verdade as receitas mais comuns levam linguiça, cenoura, bacon, cebola e outros ingredientes, mas como eu tinha um pouco de funghi seco na despensa resolvi rechear minha peça de lagarto com ele. Eu acho o lagarto uma peça de carne (bovina para quem não conhece) muito boa porque há infinitas receitas que podem ser preparadas com ele, além de ter um preço bem honesto. Geralmente o lagarto é feito apenas em caldo de carne ou o famoso molho madeira, mas  como eu já estava utilizando funghi no recheio, que é um ingrediente de sabor bastante acentuado, optei por cozinhar a carne em caldo de legumes e vinho branco, para deixar o molho mais suave. O resultado foi um molho bem encorpado e de uma cor caramelo clara muito linda. A carne ficou bem macia, apesar de eu ter deixado uma parte dela sem molho algum para que vocês pudessem ver como ela ficou por dentro, por isso talvez ela tenha ficado com um aspecto mais ressecado, mas é só impressão mesmo. Aí na sua casa como você não precisa tirar foto basta cobrir toda a carne com o molho logo após retirá-la da panela e com certeza terá uma carne muito macia que desmancha quando puxa-se com o garfo.
Lagarto Recheado de Funghi ao molho de vinho branco
(para 2 pessoas)
Ingredientes:
1 peça de lagarto de 500g aproximadamente
2 cebolas descascadas e picadas
2 dentes de alho picadinhos
1/2 xícara de chá de funghi seco
2 xícaras de chá de água quente
1,5 litro de caldo de legumes (usei caseiro,mas pode ser 1 cubo dissolvido)
1 xícara de chá de vinho branco seco
3 colheres de sopa de azeite
pimenta moída a gosto
sal a gosto
Modo de Preparo: Coloque o funghi seco em água bem quente para hidratar por 5 minutos. Retire o funghi da água e reserve o caldo que sobrou.Reserve. Enquanto com uma faca de lâmina comprida perfure a peça de carne no sentido do comprimento (como na foto abaixo) até que a lâmina atravesse a carne. Se não conseguir atravessar para o outro lado, faça um novo corte do lado oposto, também de comprido. Gire a faca e faça um novo corte sobre aquele que já foi feito antes, como se fosse deixar os cortes em forma de cruz – isto serve para que você tenha mais espaço para o recheio. Feito isso comece a rechear a peça de carne com o funghi que já foi hidratado em água quente. Vá colocando o funghi até perceber que não cabe mais recheio dentro da carne. Feito isso tempere a peça de carne com o azeite, a pimenta e o sal, esfregando bem com as mãos para que a carne absorva o tempero. Ligue o fogo bem quente e leve a peça inteira já recheada e temperada a uma grelha ou na própria panela de pressão que será utilizada e doure de todos os lados. Esta etapa é importante para selar a carne e impedir que ela perca muito suco quando for levada ao cozimento. Depois disso refogue a cebola e o alho em 1 fio de óleo vegetal ou se estiver usando a panela de pressão no próprio tempero que ficou da carne. Assim que a cebola ficar bem transparente junte o vinho branco e aguarde o álcool evaporar. Depois junte o caldo de legumes e o caldo que restou do funghi. Tampe a panela e deixe cozinhar por 1 hora depois de pegar pressão. Desligue, veja se a consistência está boa, se precisar deixe mais alguns minutos em fogo baixo com a panela aberta. Sirva a carne regada com o seu próprio molho e acompanhada de batatas assadas ou arroz branco.
A peça recheada e temperada, ainda crua
Como acompanhamento fiz as batatas ao murro , cuja receita já foi dada AQUI.

Bom Apetite!

10 Comentários para “Lagarto Recheado ao molho de vinho branco

  1. Lagarto é uma das minhas carnes preferidas!! Sempre rola aqui em casa! Amo mesmo!!
    Adorei seu molho! Vou fazer na próxima versão!! :)

    Bjao querida!

  2. Fabi, essas carninhas com molhos encorpados são uma tentação no inverno. Adoro fazê-las para acompanhar uma simples massa na mateiga. Ontem fiz um Ossobuco, com a sua cara (A Fabi do Figos). Quando postar te aviso.

    Seu prato esta divino!

    Bjoka, Dani

  3. Tá com cara de ressecado não. O lagarto é uma carne mais enxuta mesmo. Tá é com uma cara de que ficou bom demais!! Tudo o que eu precisava pra ser ainda mais feliz seria um pouquinho de arroz, porque sou doida por arroz.
    Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>