Empanadas de Carne na minha versão

terça-feira, 21 de junho de 2011

Em casa nós amamos estas delicinhas assadas, sejam empanadas, esfihas, folhadinhos, enfim, são opções deliciosas para um lanche da tarde ou para acompanhar uma cerveja com os amigos. Já mostrei aqui pra vocês uma vez a receita que eu fiz das Empanadas argentinas tradicionais , que são mesmo bem gostosas, mas dessa vez eu queria fazer as empanadas com a massa da minha mãe, daquele famoso “Braço de Cigano” ou “Rocambole Coloridopara ver como ficava, e também porque estava com um pouco de preguiça de fazer uma massa que fosse um pouquinho mais complicada. A verdade é que as empanadas feitas com a massa da mamy ficaram incríveis e até melhores do que a massa tradicional para empanadas, com todo respeito à receita original. Esta massa é muito versátil e fácil de fazer, você pode usar para qualquer tipo de salgado assado que queira, desde tortas até enrolado de salsicha. Então, com a devida “licença poética” apresento a vocês as empanadas argentinas na minha versão:  
 
Empanadas versão Figos & Funghis
(rende 12 unidades)
 
Massa:
Ingredientes:
1/3 de xícara de chá de óleo vegetal
1/2 copo de leite morno
2 copos de farinha de trigo
1 colher de sopa bem cheia de margarina light
1 ovo inteiro
1 envelope (10g) de fermento biológico seco instantâneo
1/2 colher de café de sal
1/2 colher de café de açúcar
1 gema para pincelar a massa
 
Modo de Preparo: Numa tigela coloque o fermento e regue com o leite morno. Mexa rapidamente com um garfo. Acrescente o óleo, o ovo inteiro e a margarina. Bata com um garfo ou batedor de arame e reserve. Enquanto isso coloque a farinha de trigo em outro recipiente com o açúcar e o sal, misture. Faça um buraco no centro e despeje ali a mistura líquida. Mexa bem com um garfo até começar a tomar consistência de massa. Nesse momento passe a massa para uma tábua enfarinhada ou bancada (o que preferir) e trabalhe a massa por alguns minutos, apenas até que ela esteja lisa e homogênea. Faça uma bola com a massa, retorne ao recipiente, polvilhe farinha por cima, cubra com um pano e deixe descansar por 30 minutos.[Enquanto isso prepare o recheio]. Quando a massa estiver descansada abra com um rolo de massa em uma superfície enfarinhada até ficar na espessura desejada (quanto mais fina ficar, melhor, mas tome cuidado para não rasgar a massa quando for rechear. Abra no formato redondo como se fosse fazer uma mini pizza.
Recheio:
500g de carne moída magra
1 pimentão vermelho sem sementes lavado e picado
1 lata de milho verde 
2 ovos cozidos picados
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picada (opcional)
1 colher de sopa de amido de milho
1 colher de sopa de óleo vegetal
salsa fresca picada
sal a gosto
 
Modo de Preparo: Numa panela aquela o óleo e refogue nele a cebola e o alho. Junte a carne moída e refogue bem até ficar marronzinha. Neste momento junte o pimentão, o milho verde e cozinhe em fogo baixo até o pimentão amolecer. Em seguida polvilhe o amido de milho, a salsa, o sal e misture bem. O recheio vai se tornar mais encorpado, continue mexendo em fogo baixo por mais 3 minutos. Por fim acrescente os ovos cozidos picados, a pimenta e desligue. Espere o recheio esfriar e recheie todas as massas que for abrindo, distribuindo o recheio em uma de suas metades, fechando-as em seguida em meia-lua e apertando as bordas com um garfo para que não abram no forno. Por fim pincele a gema de ovo sobre cada empanada e leve para assar em forno pré-aquecido em 200º por 20 minutos, ou até perceber que a massa está levemente dourada. Não deixe passar o ponto pois toda a graça da massa está na sua consistência leve e macia.
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi

34 Comentários para “Empanadas de Carne na minha versão

  1. Adoro empanadas Argentinas, mas tenho um pouco de preguiça de fazer. Mas com essa massa deve ficar muito boa mesmo, a massa é maravilhosa. Não me canso de dizer que essa massa é a melhor…Já fiz pizza com ela e fico ótimo.

    bjs

  2. Ai ai.. embarco para o chile amanhã, prometo que vou encher a cara de empanadas.. rs.. depois te conto como foi!!! hahahaha…
    beijos!!!!!!

  3. Drica, esta massa é multiuso mesmo, é boa pra tudo!
    Andréa, esta massa é bem fácil, não é a legítima massa de empanadas, mas a receita da legítima está no link "empanadas argentinas tradicionais" se quiser conferir.
    Glória, o recheio fica molhadinho sim mas ao mesmo tempo cremoso por conta do amido de milho (maisena).
    Beijos

  4. Adorei Fabi! Sou super fã de salgados assados e esse em especial é um dos meus favoritos!

    A sua empanada está o "ó", linda e apetitosa!

    Beijo grande!

    Ah, estou indo para SP no mês que vem. Você mora na capital?

  5. Eu sabia que vocês iam gostar porque quem vem aqui gosta de comer as mesmas coisas que eu :)

    Obrigada meninas pelos elogios, mas a glória é toda dessa massa divina!

    Beijos

  6. Fabi!!! Vc acabou comigo agora…tô morrendo de fome e ainda por cima sou louca por empanadas e prá piorar tô com a maior preguiça de cozinhar!!!! rsrrsr.
    Mas vou guardar a receitinha sim!!!
    Bjoos

  7. Oi, Fabiana! Adoro as empanadas argentinas, mas achei sua versão mais "dieta friendly", a massa parece ser mais levinha. Receita anotada! Beijos!

  8. Fábs, estão muito apetitosas! E os temperos do recheio são bem os que gosto, mesmo!
    Aqui em são carlos tem um bar rgentino que faz empanadas deliciosas. mas demora horrores.. vou tentar sua receita em casa e te conto!

    bjo, bom feriado!

  9. Pronto – o que eu ia economizar em calorias na receita da pizza sem massa vou adquirir agora com estas empanadas ótimas…

  10. Olá Fabiana!
    Acompanho seu blog há um tempo já e acho suas receitas maravilhosas!!!
    Ontem testei a sua receita de empanada, e que massa maravilhosa!!! Não ficou igual a sua, porque não consegui deixar a massa muito fina, mas ficou deliciosa a massa, bem leve, muuuito bom! Parabéns!!!
    Confesso que fiquei em dúvida na hora de misturar o fermento biológico seco com o leite, porque aprendi a primeiro misturar o fermento quando se trata do seco, com farinha, depois colocar a água ou o leite, mas deu super certo do seu jeito, a massa fica linda e cresce muuuito!!
    Aliás, queria pedir sua permissão para postar a receita no meu blog, to começando ainda e sempre que o pessoal se junta aqui em casa para jogar FIFA, eu faço alguma coisa diferente para eles e dessa vez fiz sua empanada. Se você me autorizar, eu coloco as fotos das empanadas que eu fiz e claro coloco os creditos à vc…
    Obrigada! E Parabéns pelo blog, além das receitas maravilhosas, suas fotos são incríveis!
    Beijoss…
    Elaine Fujiwara (http://cozinhadaempresa.blogspot.com)

  11. Que delícia saber que gostaram das empanadas, pra mim esta massa é super especial porque fez parte da minha infância e é uma das especialidades da D. Letícia, minha mãe.

    "Crônicas", aqui é assim, um dia eu ajudo vocês a engordarem, mas no outro eu ajudo com uma receitinha mais light, desse jeito a dieta fica balanceada…hahahha

    Elaine, puxa que bacana, você testou a receita em tempo recorde! É claro que pode colocar no seu blog, afinal de contas você fez e deu certo, nada mais justo do que mostrar o resultado né?

    Beijos a todos e ótimo final de semana!

    Fabi

  12. Pingback: FIFA em casa e nem era sexta-feira! | brazilianspice

  13. Minha primeira vez no mundo da massa. Desperdicei a primeira tentativa, mas consegui na segunda!! Ficou divino!! Adorei! Realmente pratica e fácil! Deliciosa!! Obrigada pela dica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *