Cozido de Grão-de-bico e tomates

quarta-feira, 01 de junho de 2011

Sou suspeita pra falar desta receita porque eu simplesmente amo grão-de-bico! Aqui na minha despensa não falta, e além de ser um alimento muito gostoso é também nutritivo e bem versátil na cozinha, já que permite infinitas possibilidades de receitas. Dessa vez eu preferi fazer apenas um cozido com tomates, bem simples mesmo, daqueles que ficam prontos rapidinho. Este cozido combina muito bem com carne, frango, peixe, salada e até com massa (já fiz este cozido com massa e fica muito bom!). É claro que tive a tentação de fazer ESTA receitinha de arroz com grão-de-bico, mas como estou tentando me livrar de algumas calorias na rotina alimentar acabei não incluindo o meu amado arroz :(
 
Cozido de Grão-de-bico
(para 2 pessoas)
 
Ingredientes:
1 xícara de grão-de-bico deixado de molho por 8 horas
1 litro de caldo de legumes
1 dente de alho amassado
3 tomates pequenos cortados em cubos
1 fio de azeite
pimenta moída a gosto
sal a gosto
ervas frescas (usei tomilho e salsa)
 
Modo de Preparo: Cozinhe o grão-de-bico no caldo de legumes até ficar macio. Escorra e reserve 1/2 xícara do caldo para o cozido de tomates. Numa frigideira ou panela aqueça o azeite e doure o alho e em seguida junte os tomates picados. Cozinhe em fogo baixo por 10 minutos e então adicione o grão-de-bico escorrido, o caldo reservado e cozinhe por mais 10 minutos. Por fim salpique ajuste o sal e a pimenta a gosto. Desligue, salpique as ervas frescas da sua preferência e sirva.
 
Dica: Para encurtar o tempo de preparo desta receita nos dias em que o tempo para a cozinha é pouco, substitua o grão-de-bico em grãos secos por grão-de-bico em conserva (em lata), e então em menos de 20 minutos o seu cozido estará pronto!
 
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi

17 Comentários para “Cozido de Grão-de-bico e tomates

  1. Oi Fabiana!! Adoro o seu blog!
    Pode me esclarecer duas dúvidas?
    Para 1litro de caldo de legumes, quantos cubinhos de caldo devo usar? E vc cozinha o grão de bico na panela de pressão, né?

    Parabéns, as receitas são ótimas e o layout do blog é bem bacana!!

    Abraço

  2. Oi Fabi…sempre leio seu blog adoro….sempre com inspirações para muitas receitinhas…..ontem estva com um tantão de grão de bico cozido e procurei aqui alguma coisa para fazer…..fiz o arroz que você passou o link hoje…mas fiz com o sete grãos e ficou muito bom tambémm… como sobrou grão de bico, estava na dúvido do que fazer, mas ao entrar aqui vejo a resposta!!Super coincidência….inspiração!!!! Bjs

  3. Oi Juliana! Obrigada pelo carinho.
    Eu cozinho o grão-de-bico na panela comum mesmo porque deixo pelo menos 8 horas de molho, aí os grãos crescem na água e já ficam mais macios, sem necessidade de cozinhar na pressão.
    Para 1 litro de água eu uso 1 cubo de caldo (daquele com menos sal) e quando uso cubos prontos eu não adiciono mais sal na receita, não vejo necessidade. Os caldos caseiros por serem mais suaves às vezes pedem um pouco de sal.
    Beijos,
    Fabi

  4. Obrigada pela resposta!!!
    Essa semana já fui ao mercado, rs, mas semana que vem comprarei o grão de bico e farei a receita!
    Meu marido adora!!

    Bjos!

  5. Bom, eu adoro qq prato que leve grão de bico, e confesso que só foto desse prato esta um arrazo, menina vou fazer………….beijinhos

  6. Oi, teria como me passar a receita de como faria com o arroz? Pois estou tentando achar uma que use grão de bico e arroz integral. Poderia me passar a que usaria com arroz e grão de bico.

    Aguardo seu e-mail.

    e, desde já, grata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *