Batatas ao Murro

terça-feira, 14 de junho de 2011

Tenho certeza que muitos de vocês já ouviram falar nas batatas ao murro. Pra mim é uma das melhores formas de se degustar uma batata, para quem ama batata assim como eu pode ser encarado como um prato único, para ser devorado em frente ao sofá e com uma dose nada moderada de azeite…quer coisa melhor? As mulheres da minha família adoram fazer batatas ao murro, especialmente para acompanhar uma certa receita de bacalhau. Confesso que como sempre fazem as tais batatas eu nunca tive vontade de prepará-las em casa, até que esses dias assistindo ao belíssimo programa Brasil no Prato, do canal Bem Simples, me deparei com a Carla Pernambuco preparando batatas ao murro e no mesmo momento caí de amores por elas, tinha que fazer com urgência. Vocês entendem né? Pois então, fiz e não me arrependi, receitinha muito fácil e charmosa que só ela, fica com uma apresentação bem bonita, uma textura perfeita e tudo isso com pouquíssimo trabalho. Aliás, tenho certeza que minha súbita vontade de pular do sofá e atirar batatas na água fervente deve-se à apresentação impecável da Carla, que está muito bem no programa. Se puderem conferir, vale à pena.
 
Batatas ao Murro
(rende 4 porções)
 
Ingredientes:
2 litros de água
4 batatas grandes lavadas e com a casca
5 colheres de sopa de azeite
alecrim fresco 
sal marinho a gosto
pimenta moída a gosto
 
Modo de Preparo: Depois de lavar bem as batatas coloque para cozinhar na água até ficarem macias (aproximadamente 30 minutos). Quando estiverem macias escorra-as e transfira uma a uma para um guardanapo de pano limpo. Enquanto isso pré-aqueça o forno em 200º. Dobre o guardanapo sobre a batata e dê um murro – não exagere na força pois as batatas podem se desfazer. A batata deve ficar levemente achatada e com algumas rachaduras. Polvilhe sal marinho no fundo de uma assadeira e sobre ele disponha as batatas. Regue com azeite, salpique mais sal, pimenta moída na hora e o alecrim. Leve ao forno pré-aquecido até as batatas ficarem levemente douradas e crocantes na superfície. Sirva com carne ou peixe, muito especialmente com bacalhau.
 
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi

16 Comentários para “Batatas ao Murro

  1. Que foto é essa??? Tô sentindo daqui o cheiro da batata! Perfeita, parece deliciosa, com o crocante por fora e absurdamente macia por dentro. Beijão, Cecilia

  2. Hummm… fiquei com água na boca… vou fazer… e adorei a ideia da Andrea tb… hummm… acho q ja pensei no almoço de hj… hihihi…
    Beijos

  3. Hummm… fiquei com água na boca… vou fazer… e adorei a ideia da Andrea tb… hummm… acho q ja pensei no almoço de hj… hihihi…
    Beijos

  4. Nunca fiz aqui em casa tb. Concordo com vc, acho que, visualmente, a coisa fica meio sem graça. Mas a dia de voltar ao forno foi demais pra mim.
    Adorei sua ideia.
    Já te sigo há tempos e que delícia de receita essa aqui. Vai pro meu caderninho.
    Bj

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *