Bacalhau ao forno com arroz negro

segunda-feira, 06 de junho de 2011

Como aqui em casa nós amamos bacalhau, eu preparo este peixinho pelo menos uma vez ao mês, e para não enjoar fazendo sempre a mesma receita eu gosto de variar o modo de preparo e os acompanhamentos, e olha, vou dizer uma coisa pra vocês: o meu preconceito com outras receitas de bacalhau se foi há tempos.
Antes eu acreditava que o bacalhau deveria ser feito da forma mais tradicional possível, à portuguesa como é popularmente conhecido, com batatas, pimentões, cebolas, ovos e azeitonas. Sim, é inegável que esta versão tradicional é irresistível, mas você pode se surpreender com as novidades também, e o bacalhau é um peixe que permite infinitas combinações e preparos, ele pode ser feito cozido, assado, grelhado, frito ou em lascas. Em saladas, ensopados, churrasco, molhos encorpados, na massa, no risotto, no bolinho e até no pastel! Dessa vez tinha uma caixinha de arroz negro na despensa que estava piscando pra mim, lindas cebolas pérola – aquelas em tamanho mini sabe? – e um bouquet bem verde de brócolis. O bacalhau decidi fazer no forno, em temperatura bem alta e com muito azeite, do jeito mais simples possível, e ficou delicioso. Vale anotar esta receita para um jantar especial, porque o prato ficou muito harmonioso e com um leve toque de sofisticação, por conta do arroz negro. É uma refeição completa, faltando apenas uma salada de folhas ou grãos para acompanhar, se você fizer questão da salada.
 
Bacalhau ao Forno com Arroz Negro
(para 2 pessoas)
 
Ingredientes:
500g de bacalhau em postas altas 
1 xícara de chá de azeite extra virgem
2 dentes de alho descascados e fatiados
1 pitada de lemon pepper
1 pitada de pimenta calabresa desidratada
1/2 xícara de chá de vinho branco seco
 2 folhas de louro
1 punhado generoso de salsa fresca picada
10 cebolas pérola descascadas 
2 ovos cozidos e picados para finalizar
 
Modo de Preparo: Dessalgue o bacalhau (dicas NESTE POST) em água fria e em geladeira por 72 horas, trocando a água no mínimo 3 vezes ao dia. Quando o bacalhau estiver pronto para ser preparado pré-aqueça o forno a 220º . Regue um refratário com metade do azeite e sobre ele disponha as postas de bacalhau. Regue com vinho branco e tempere com as pimentas, o alho e as folhas de louro. Disponha as cebolas descascadas em torno do bacalhau e regue tudo com a outra metade do azeite. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 30 minutos. Depois desse tempo retire o papel alumínio, salpique os ovos cozidos picados sobre o bacalhau, a salsa fresca e leve novamente ao forno por mais 7 minutos. Regue com mais azeite e sirva com arroz, legumes e salada.
 
Arroz Negro com Grão-de-bico
(para 2 pessoas)
 
Ingredientes: 
1 xícara de chá de arroz negro
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picadinho
1 saquinho ou cubo de caldo de legumes
3 xícaras de chá de água
1 xícara de chá de grão-de-bico cozido al dente
1 colher de sopa de óleo de girassol
 
Modo de Preparo: Numa panela refogue a cebola e o alho no óleo de girassol até começar a dourar. Acrescente o arroz e dê uma breve fritada. Junte as xícaras de água, o grão-de-bico e cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 1 hora. Mexa de vez em quando. Estará pronto quando o grão estiver macio.
 
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi

13 Comentários para “Bacalhau ao forno com arroz negro

  1. Ficou lindo este prato. Tenha uma boa semana. Um abraço, Marta.
    Enviei um convite de amizade pelo facebook. Meu nome no facebook é Donatela.

  2. Lindo seu prato Fabi!!

    Está rolando um concurso de receitas com páprica no Aromas e Sabores. Vou adorar se você participar!

    bjs

  3. Hoje estava passeando pela net e achei o seu blog, gostei muito das cozinhas, e principalmente das receitas,já estou seguindo para voltar mais vezes. Tenho um blog e sempre coloco receitas, hoje mesmo coloquei uma de bolo de maçã, quando der passa lá.
    Tenha uma boa semana.
    Kátima

  4. Aqui em Portugal temos 1001 maneiras de cozinhar o bacalhau, não existe essa coisa de "receita tradicional" :) Existem 1001 receitas tradicionais e essa que apresentas deve ser uma delas he he

  5. Fabiii… acredita que hoje cedo eu fui lá dessalgar o bacalhau que tinha em casa, de tanta vontade que eu fiquei de comer esse!! rs…
    Depois eu posto lá no bouquet como ficou!!
    beijos, linda semana friorenta pra vc!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *