Sopa de Couve-flor

quarta-feira, 04 de maio de 2011

Vocês já estão cansados de saber que eu amo um friozinho né? Então, agora já começaram as noites frias aqui em “Sampa” e pra mim isso é sinônimo de sopas, caldos, cremes e afins. Uma das minhas sopas preferidas é a sopa de couve-flor que minha mãe fazia pra nós quando éramos crianças, minha mãe é mestra em preparar sopas deliciosas. Ontem me bateu uma vontade da sopinha de couve-flor e para a minha sorte tinha um lindo bouquet na geladeira que eu havia comprado no hortifruti. A segunda melhor parte dessa sopa (porque a primeira sem dúvida alguma é o sabor) é a facilidade pois não há nenhum segredo, é só jogar os ingredientes na panela, esperar uns 30 minutos e pronto, você terá uma sopinha deliciosa e surpreendente no seu prato, e digo surpreendente não pra mim ou pra quem ama couve-flor, mas para quem fica desconfiado quando lê “sopa de couve-flor”, assim como o meu marido quando perguntou o cardápio para o jantar. Mas foi só ele provar a primeira colherada que mudou de idéia imediatamente, ele amou a sopa! Então se você for daqueles que ainda tem um certo preconceito com sopas assim, digamos, fora do trio batata + cenoura + mandioquinha faz a receita na sua casa e surpreenda-se você também! As sopas clássicas são maravilhosas, mas mudar de vez em quando também é muito bom!
 
Sopa de Couve-flor
(rende 4 porções)
 
Ingredientes:
1 bouquet grande de couve-flor
2 batatas médias descascadas e cortadas em cubos
1,5 litro de caldo de legumes (usei caseiro mas você pode trocar pelo industrializado)
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga sem sal
sal a gosto
pimenta branca e preta moídas a gosto
 
Modo de Preparo: Aqueça o azeite com a manteiga e refogue a cebola e o alho até ficarem transparentes. Não deixe queimar para não comprometer o sabor e a cor da sopa. Adicione as flores da couve-flor já separadas e as batatas. Cubra com o caldo de legumes e deixe cozinhar em fogo baixo com a panela semi tampada por 30 minutos. Passado esse tempo desligue a panela, ajuste o sal e com um mixer bata a sopa dentro da panela mesmo até que torne-se um creme claro e homogêneo. Se não tiver mixer vale usar liquidificador. Finalize com azeite e pimenta moída a gosto. Sirva com croutons ou cubos quentinhos de pão integral.
 
DICA: Eu costumo usar batata em algumas sopas que sei que vão ficar mais “ralinhas” para dar consistência e agregar sabor, pois a batata quando cozida confere cremosidade à sopa além de contribuir com um sabor mais delicado sem interferir na cor. Esse “truque” pode ser usado em qualquer sopa que você fizer.
 
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi

18 Comentários para “Sopa de Couve-flor

  1. Nunca tomei nem fiz sopa de couve-flor!! Preciso provar! Pena que a gente não possa trocar umas quentinhas… hihihi
    bjs

  2. Hummmm, adoro couve-flor e tive uma ideia recentemente de fazer uma reunião só de sopas entre os amigos: cada um levaria uma sopinha! Mas é melhor esperar o tempo esfriar!!!! Um grande beijo, adoro passar por aqui e conferir as novidades deliciosas que vc prepara!!!!! Bjs!

  3. Fabi só se for louco pra não gostar dessa sopinha. Preciso fazer hoje mesmo fiquei morrendo de vontade. Você e suas receitas lindas…

  4. Fabi, sabe que eu conheço muita gente que torce o nariz pra coitada da couve-flor…rs… e eu amo de paixão.
    Sua receita está anotadinha e vou fazer urgente!
    Beijos

  5. Uma vez fiz uma sopa de couve flor com fubá que ficou beeem gostosa. Com batata ainda não tentei, mas parece uma delícia, Fabi!

    Beijos!

  6. Fabi,
    Me descabelo toda na hora de fazer o cardapio do almoço, por isso na janta, gosto de variar com um lanchinho ou uma sopa, vou adorar vir aqui, buscar todas as suas sugestões de sopas.
    Essa, já entrou para a minha lista.
    beijos

  7. eu sou como tu, o melhor do frio e encher-nme de sopinhas boas como esta
    nunca provei mas tem um aspecto mesmo bom que me convida a fazer
    beijinhos

  8. Oi Fabi. Encontrei seumsite fazendo uma pesquisa no Google e foi uma descoberta incrivel!!
    Ja fiz duas receitas e deram super certos, inclusive a sopa de couve-flor. Uma delicia de sopa!
    Com certeza testarei muitas outras receitas. Obrigada por dividir seus segredinhos de cozinha conosco.

  9. Oi Fabi!! Eu adoro sopa de couve flor, e ela tem bastante graça sim, podem acreditar os mais céticos! De vez em quando, na hora que eu me pergunto “Ai minha santa periquita, que sopa eu faço hoje?”, eu vejo o post no fb e lá esta minha resposta! Rsrsrsrs
    Ps: aqui em Blucity não tem a cabotia picada, acredita? Humpf!

    Bjo!!

    • ahahaha, que bom Fê! Viu só, foi transmissão de pensamento amore! Também AMO sopinha de couve-flor!

      P.S. Tá na hora de reclamar com esse povo aí que não vende cabotiá já descascada e cortada em cubos hein? kkkk
      Beijão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *