Sopa de Cabotiá

terça-feira, 31 de maio de 2011

Com esse friozinho que anda fazendo em várias regiões do país nada me parece mais adequado do que uma gostosa sopa durante a noite. Esta sopa de abóbora cabotiá (ou abóbora japonesa) é uma das minhas preferidas. O sabor e a consistência dessa espécie de abóbora colaboram muito para o resultado final da sopa, já que ela não possui tanta água quanto os outros tipos de abóbora. E olha só que boa notícia: abóbora não é um alimento calórico, portanto temos aqui uma deliciosa sopinha light. Não é uma maravilha? Caso seja difícil encontrar a abóbora cabotiá aí onde você mora substitua pela abóbora comum ou até mesmo pela moranga, todas são muito gostosas. Para acompanhar a sopa faça torradas caseiras com um toque de azeite e ervas, não precisa de mais nada.
Sopa de Abóbora Cabotiá
(rende 6 porções)
 
Ingredientes:
500g de abóbora cabotiá descascada em cubos
1 cebola picada
1 dente de alho picado
2 litros de caldo de carne caseiro (ou 2 litros de água com 1 cubo)
pimenta moída a gosto
sal a gosto
1 fio de óleo de girassol
 
Modo de Preparo: Numa panela de pressão refogue a cebola até ficar transparente. Junte o alho e depois a abóbora cortada em pedaços. Cubra com o caldo de carne e cozinhe na pressão por 30 minutos depois que a panela começar a fazer barulho. Depois desse tempo desligue, aguarde a pressão se dissipar e abra a panela. Com um mixer bata a sopa, ajuste o sal e a pimenta a gosto e torne a acender o fogo. Deixe a sopa engrossar um pouco cozinhando em fogo baixo por 15 a 20 minutos. Sirva com torradas.
 
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi
 

13 Comentários para “Sopa de Cabotiá

  1. Oi Fabi!!! Adoro essa sopinha!!!
    Tenho uma raiva do comercial da Vono…aquele que ironiza "descascar a abóborra…", sabe??!!!rsrsrr
    Dó de quem tem que tomar só essas sopinhas industrializadas!!!!! rsrrsrsr
    bjoos

  2. Sim Cae, eu sei qual é! Até comentei outro dia com a minha irmã que se a sopa que eles vendem fosse tão linda e cremosa quanto a da propaganda seria ótimo! hahahah
    Mas é isso mesmo, não existe comida boa sem o mínimo de esforço e dedicação, mesmo que seja pra fazer um sanduíche!
    Beijos,
    Fabi

  3. Nossa amiga, que sopinha maravilha, eu adoro essa abóbora, e com certeza farei uma dessas ainda essa semana se continuar esse friozinho. Beijinhos e uma linda semana

  4. Olá, gosto muito do seu blog mas gostaria de fazer uma observação, na realidade o nome dessa abóbora é somente abóbora japonesa já que kabocha, se pronuncia cabotiá, é abóbora na língua japonesa.Abraços

  5. Oi Alessandra, obrigada por esclarecer, procurei muito na web e não encontrei nada sobre a origem do nome, então optei por cabotiá porque nos supermercados e hortifrutis é assim que eles vendem esta abóbora.
    Beijos,
    Fabi

  6. No dia que quiser quebrar a dieta mas sem exagerar, troque a água por leite! E acrescente na receita uma ou duas pimentas malaguetas pequenas, picadinhas e frigidas em azeite… fica um verdadeiro sonho!

  7. Olá, Fabi! Descobri seu blog há pouco tempo e já adorei! Ótimas idéias.
    A receita que sempre faço é um pouco diferente. Leva tbem 2 batatas pequenas, e não vai `a panela de pressão. É tão rápida (30 min) e fica super gostosa. Para quem acha o sabor da abóbora sozinha um pouco forte (a galera aqui de casa, não eu!! Adoro!), é uma boa alternativa.
    Olha eu aqui, folgada! Acabei de chegar e já tô dando pitaco! Mas acho que vc tbem gosta de trocar experiências…
    Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *