Saladinha Natureba

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Essa saladinha toda “natureba” e graciosa foi a minha maninha quem fez! É uma salada feita à base de soja em grãos previamente cozida e depois temperada com o tradicional molho vinagrete. Mas o que esta salada está fazendo na minha casa? É que eu e a Jú (minha irmã) temos uma pequena mania que é quando fazemos coisinhas gostosas “trocamos de comida” uma com a outra. Na semana passada entreguei um pote de feijão branco pra ela e ontem ela me entregou esta salada linda, assim sempre provamos as comidinhas uma da outra. Bom, voltando à salada, acho que muitos de vocês já viram por aí essa saladinha ou com soja mesmo, ou com feijão branco ou com grão-de-bico (todas incríveis). Acompanha muito bem uma salada de folhas verdes, um churrasco ou um almoço de domingo, e para quem ainda não está acostumado com a soja e tem aquele preconceito com a coitadinha eu digo que este grão é uma delícia, com sabor suave e bem parecido com o famoso feijão, só é um pouco mais demorada de cozinhar por ser mais dura. Olha só como é fácil de fazer:
 
Salada Natureba de Soja em Grãos com Vinagrete
(para 6 porções)
 
Ingredientes:
2 xícaras e 1/2 de soja em grãos secos
1 tomate grande picado em cubos bem pequenos
1/2 cebola picada em cubos bem pequenos
3 colheres de sopa de salsa fresca picada
2 colheres de sopa de cebolinha fresca picada
suco de 1 limão
3 colheres de sopa de azeite extravirgem
sal a gosto
 
Modo de Preparo: Deixe a soja de molho por 12 horas em água fria. Escorra a água e leve a soja para cozinhar com água e sal em panela de pressão em fogo alto. Tampe a panela e quando começar a fazer barulho conte 20 minutos e desligue, aguarde a pressão se dissipar. Abra a panela, escorra a soja, espere esfriar e numa tigela misture ao tomate e cebola picados, temperando em seguida com salsa e cebolinha. Por fim regue com o suco de limão, tempere com azeite e sal a gosto. Mexa tudo até o tempero se espalhar completamente. Sirva com salada verde ou como acompanhamento de churrasco.
 
Bom Apetite!
 
P.S. Jú, a salada estava um espetáculo amore!
 
Fabiana Pinfildi

7 Comentários para “Saladinha Natureba

  1. Ai amiga, a carinha da salada tá linda, mas já perdi a conta das vezes que tentei fazer algo com soja e não gostei. Não consigo gostar da textura do grão e é tão saudável!!!
    Vou tentar mais uma vez porque tem meio pacote ainda…
    Depois te conto.
    Sobre o resort, é uma delícia lá, mas eles vão começar uma reforma…ligue e pergunte quando vai terminar, talvez os apartamentos já tenham sido reformados, de qualquer maneira é muito bom!
    Bjs

  2. Fabi,
    POis é, tinha dado uma pausa na blogosfera.
    Tava dificil conciliar casa, filhos e blog.
    As enxaquecas, estavam aumentado e tive que optar pela pausa.
    Agora, vou fazer tudo ao seu tempo, sem querer atropelar tudo, coisas de perfeccionistas..kkkk
    Mas virei aqui com certeza, atras das suas delicias.
    E olha que maravilha….
    Eu adoro tudo que é feito de soja, mas assim, nunca provei.
    E parece ser bem fácil…
    já estou anotando, e adorei a brincadeira da troca de comida…ah, se minhas irmãs também morassem pertinho de mim…..
    beijos e um ótimo final de semana

  3. Aiiii que emoção e que honra ver a minha receitinha no seu tão tão lindo "blog", que bom que vc gostou Bibi, eu nem tinha a pretensão de vê-la por aqui tão famosa (a receita) rsrsrs. Eu e meu maridão somos viciados nesta saladinha e ela é muito fácil de fazer!!! Beijocas e obrigada pela homenagem

  4. oi minha linda, amo seu blog, e esta saladinha tem uma galera cativa aqui em casa, eu acrescento mel,gengibre ralado e gergelim preto fica com gostinho de comida japonesa amamos..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *