Risotto de Peito de Perú e Cranberry

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Ontem foi aniversário da minha mamy, e como eu não pude estar ao lado dela encontrei um jeito de “estarmos juntas” fazendo algo que ela ama: risotto! Minha mãe ama os risottos que eu faço, sempre me pede pra fazer quando está em casa ou quando eu vou pra casa dela. Minha mãe também ama misturar doces e salgados na mesma receita (já eu tenho lá minhas restrições) e como eu tinha em casa um potinho de cranberries secas que comprei semana passada no Santa Luzia achei que utilizá-las em um risotto ficaria bom, e não é que ficou mesmo?! Misturei as cranberries de sabor azedinho doce ao risotto com peito de perú e o resultado foi mesmo um risotto delicioso e muito sofisticado. Não fica doce não, fica muito sutil e as cranberries dão uma “quebrada” no sal do peito de perú. Tipo presunto de parma com melão, sabe? Receita fácil e que pode ir para a mesa de qualquer jantar com o maior glamour. 
 
Risotto de Peito de Perú e Cranberry
(para 2 pessoas)
 
Ingredientes:
1 xícara de chá de arroz arborio
1 litro de caldo de legumes 
1/3 de xícara de chá de vinho branco seco
100g de peito de perú picado
3 colheres de sopa de cranberry (pode substituir por uvas passas pretas se não encontrar)
1 cebola pequena picada
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite
pimenta moída a gosto
sal a gosto
queijo parmesão ralado para finalizar
 
Modo de Preparo: Mantenha o caldo de legumes fervendo em uma panela. Enquanto isso refogue a cebola no azeite até começar a fritar. Adicione o arroz crú e mexa bem até que todos os grãos estejam brilhantes. Regue com o vinho e mexa até o álcool evaporar. Comece a acrescentar o caldo, concha por concha, sempre em fogo alto e mexendo até o caldo secar. Quando o caldo secar acrescente mais uma concha e continue neste processo até o arroz ficar al dente. No final do cozimento do arroz junte o peito de perú picado e as cranberries. Continue mexendo por uns 3 minutos, acrescente mais caldo e desligue. Adicione a manteiga e mexa delicadamente para que ela se misture ao arroz. Ajuste o sal se for necessário, polvilhe pimenta moída a gosto e sirva com queijo ralado por cima.
 
 
DICA ESPERTA: Sempre deixe o risotto bem aguado no final – deve sobrar caldo nas bordas da panela e um pouco na superfície – porque o arroz absorve muito o líquido. Assim o risotto  ficará perfeito quando for servido. Este é o segredo para o seu risotto ficar molhado e soltinho, e não um “grude”, ok?


Cranberry – São frutinhas vermelhas típicas das regiões frias do hemisfério norte. São semelhantes à groselha, e fazem muito bem à saúde, sobretudo à saúde da mulher. São ricas em vitamina C, fibras e minerais.
 
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi

14 Comentários para “Risotto de Peito de Perú e Cranberry

  1. Bi quando vc vem pra casa ,estou morrendo de vontade de comer seus risotos!!!Não é so filha que liga pedindo comidinha de mãe!!! Te amo minha pequena grande gata branca.

  2. Que delícia! Fiz ontem um risoto que também tem esse toque doce com salgado – pera com gorgonzola – está no meu blog… Meu marido adora também o contraste e certamente vou tentar esse seu qualquer dia, parece ótimo! Beijos

  3. Ahh que delícia!!
    E ainda o primeiro comentário e da Dna Letícia em pessoa!!! UHU!!!
    hahahahaha… Adorei a idéia do risotto… eu amoo, não tenho nem oq falar e essa mistura ficou deliciosa,hein?!
    Adorei!

  4. Aqui em casa é a filha também a especialista em risotos.
    Por coincidência, hoje também usei cranberry, mas foi em forma de molho, que empreguei numa bruschetta. Ficou bem gostosa.
    É interessante como a palavra oxicoco não é familiar. Quase não vemos, mesmo sendo a tradução para cranberry. Gosto delas secas e imagino que tenha dado um toque bem gostoso ao risoto.
    Bjs, Fabi!

  5. Desculpem, o blogger teve sérios problemas, lementavelmente, e apagou todos os 15 comentários que estavam aqui neste post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *