Pilaf de Arroz Integral

terça-feira, 24 de maio de 2011

Eu adoro este prato porque é muito rápido de preparar, fácil e muito saboroso. O pilaf para quem nunca ouviu falar é um prato indiano que consiste em fritar bastante cebola em alguma gordura (azeite ou manteiga) e depois juntar o arroz e os outros ingredientes. O pilaf pode ser preparado com o arroz já pronto ou com o arroz ainda crú, vai depender de você. O prato original leva arroz basmati, mas como eu tinha uma panela grande de arroz integral que havia sobrado do almoço de domingo aproveitei ele mesmo porque desperdiçar comida tá fora de moda néam?! Bom, mas vamos à receitinha do pilaf então, que pode ser feito de inúmeras maneiras com uma infinidade de ingredientes, basta usar a criatividade.
 
Pilaf de Arroz Integral com Vegetais
(para 2 pessoas)
 
Ingredientes:
2 xícaras bem cheias de arroz cozido
1 xícara de chá de caldo de legumes (de preferência com pouco sal)
1 abobrinha pequena cortada em lâminas
1 pimentão vermelho pequeno limpo e picado
1 cebola média fatiada 
1 colher de sopa de azeite
1/2 xícara de cogumelos paris fatiados
1 pitada generosa de curry em pó
1/2 pimenta dedo-de-moça (sem as sementes) picada
sal a gosto
 
Modo de Preparo: Numa frigideira funda aqueça o azeite e frite a cebola até começar a dourar. Junte a abobrinha, o pimentão, o curry e a pimenta picada. Regue com metade do caldo de legumes. Refogue até amolecerem (não devem ficar muito moles) e então junte o arroz e o restante do caldo. Misture bem. Reduza o fogo e tampe a panela, deixando cozinhar por uns 3 minutos (o caldo deve secar) . Acrescente os cogumelos e tampe por mais 2 minutos. Ajuste o sal se for necessário e finalize com ervas frescas se desejar.
 
Bom Apetite!
 
 
Fabiana Pinfildi

7 Comentários para “Pilaf de Arroz Integral

  1. Amo arroz Fabi! Não conhecia o pilaf, mas agora fiquei fãzoca dele.Você e suas novidades, por isso que eu sou Figos & Funghis na veia! kkkkk

  2. Fabi, não conhecia o pilaf… mas achei a receita excelente. Adorei, vou aproveitar um arroz que tá na geladeira… também. Abraços, Adriana.

  3. Passei para conhecer seu blog e suas receitas e adorei, são ótimas, super caprichadas e bem apresentadas. Vou seguir, se desejar venha me conhecer também, será muito benvinda. tenha uma boa semana. Um abraço, Marta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *